A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOGOS EDUCATIVOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOGOS EDUCATIVOS."— Transcrição da apresentação:

1 JOGOS EDUCATIVOS

2 Agarre com os copos Material: 1. Copos plásticos, isopor, cola quente, tampas de garrafa pet. Método: 1. Colar os copos no isopor, conforme a foto. 2. O participante deve lançar as tampinhas para o alto e agarrá-las com os copos presos ao isopor. Objetivo: Concentração.

3 Quebra-cabeças Material: 1. cartolina ou papel cartão.
Método: 1. O facilitador recorta três cartolinas equivalentes a um papel carta, ou metade disto. 2. Usando a tesoura procura fazer cortes geométricos ou ondulados. Sendo que cada quebra-cabeça deve possuir corte diferente do outro. 3. Cada quebra cabeça deverá ser posto em uma mesa diferente. Com um detalhe: algumas das peças devem ser misturadas dos outros dois quebra-cabeças. De maneira que os participantes terão uma pequena dificuldade em compreender a geometria do jogo. 4. Cada grupo ficará responsável por um quebra-cabeça e respectiva mesa. Objetivo: Cooperação, percepção da necessidade de barganhar para atingir o objetivo.

4 Escolha entre as respostas
Material: 1. Lista com ditados populares. Método: 1. A turma é dividida em três grupos de até doze componentes. 2. Os participantes em regime de revezamento são enviados ao quadro para escolherem entre as respostas as palavras que representam melhor o assunto do ditado. Objetivo: Incentivar a interpretação de textos e estimular a análise do assunto com base em palavra-chave.

5 Livros de E.V.A Material: 1. E.V.A.
Método: 1. Os participantes criam pequenas histórias. 2. Usando o material de E.V.A. publicam suas histórias. 3. O facilitador expõe os livros. Objetivo: Leitura, produção de textos, aprender a aprender.

6 E se eu fosse... Aqui os alunos soltam a imaginação dizendo o que gostariam de ser IDADE A partir de 7 anos. O QUE DESENVOLVE Identidade. MATERIAL Perguntas escritas em um papel e lápis ou caneta. ORGANIZAÇÃO As crianças ficam em duplas. COMO BRINCAR Uma das crianças de cada dupla inicia fazendo perguntas ao colega. Se você fosse uma fruta, seria... Se você fosse um filme, uma música, um brinquedo, um lugar, uma roupa, uma palavra... Ela anota as respostas e pergunta o porquê. Depois, quem fez a entrevista responde às questões do colega. Terminada essa etapa, a turma forma uma roda e conta aos demais o que descobriu sobre o amigo. A brincadeira termina quando todos falarem.

7 Caixinha de surpresas Quando a música pára, quem está com a caixa na mão cumpre uma tarefa IDADE A partir de 7 anos. O QUE DESENVOLVE Expressão de sentimentos. MATERIAL Uma caixa, tiras de papel, canetas, um aparelho de som. ORGANIZAÇÃO Os alunos ficam em círculo, sentados ou em pé. COMO BRINCAR Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música, contar um causo. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha em uma caixa, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a tarefa que está escrita nele.

8 Jogo dos rótulos JOGO DOS RÓTULOS
Um é exibido, outro é engraçado. Será mesmo possível classificar os colegas assim? IDADE A partir de 7 anos. O QUE DESENVOLVE Trabalho em grupo. MATERIAL Rótulos (feitos pelo professor) e fita adesiva. ORGANIZAÇÃO As crianças andam livremente pela classe. COMO BRINCAR Os alunos se organizam em roda e fecham os olhos. Enquanto isso, você fixa um rótulo na testa de cada um (Sou surdo. Grite! / Sou engraçado. Sorria. / Sou indeciso. Diga-me o que fazer. / Sou poderoso. Respeite-me. / Sei tudo. Pergunte-me. / Sou antipático. Evite-me.). Ao seu sinal, eles abrem os olhos e começam a andar pela sala. Quando encontram um colega, lêem (mas não dizem) o que está escrito em sua testa e agem de acordo com as instruções. Por exemplo, se a criança lê “Sou prepotente. Tenha medo!”, ela deve expressar receio e fugir desse colega. Depois de um tempo, quando todos olharam os rótulos dos colegas, formam uma nova roda. Pergunte se cada aluno descobriu o que estava escrito em sua testa. Em seguida, eles conferem se acertaram. Incentive cada um a contar como se sentiu e, depois, peça às crianças para comparar a experiência que viveram com situações reais. Pergunte se elas costumam “rotular” os colegas ou acham que são rotuladas.

9 Formando grupos Um detalhe vai determinar quem faz parte da equipe
IDADE A partir de 6 anos. O QUE DESENVOLVE Agilidade de movimentos, atenção, concentração e socialização. ORGANIZAÇÃO Livre. COMO BRINCAR Os alunos devem formar grupos de acordo com uma regra que você estabelece. Você diz: “Atenção, quero um grupo com todos que estão de bermuda” ou “Uma equipe com quem tem cabelo curto e outra com quem tem cabelo comprido”. E as crianças correm para se reunir. A atividade pode ser incrementada se cada grupo receber uma tarefa. Por exemplo: “Os que estão de camiseta branca devem colocar sobre a minha mesa uma agenda de telefones”. Essa brincadeira também pode ser feita para determinar a formação de grupos para trabalhos escolares. A atividade dura enquanto a turma tiver interesse.

10 Dança do jornal Dois pra lá, dois pra cá... A meninada dança cuidando para não rasgar o jornal IDADE A partir de 5 anos. O QUE DESENVOLVE Socialização, expressão corporal e percepção de espaço. MATERIAL Jornal, aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas de diferentes ritmos. ORGANIZAÇÃO Em duplas. COMO BRINCAR Afaste as cadeiras e mesas e distribua as folhas de jornal pelo chão. Cada dupla fica em cima de uma folha. Coloque a música e as crianças começam a dançar. Não vale sair de cima do papel nem rasgá-lo. Se isso acontecer, o par sai da brincadeira. Vence quem cumprir o objetivo. Se algumas crianças não toparem dançar por timidez, convide-as para serem juízes com você e observar se os colegas não infringem as regras. Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas.

11 Ursinho O que a criança fizer com o bichinho de pelúcia terá de fazer com o colega IDADE A partir de 5 anos. O QUE DESENVOLVE Socialização e afeto. MATERIAL Um ursinho de pelúcia. ORGANIZAÇÃO Professor e alunos ficam em pé, em círculo. COMO BRINCAR O ursinho passa de mão em mão. Cada criança deve fazer alguma coisa com ele. Por exemplo: fazer carinho, abraçar, fazer cócegas. Não vale repetir nem agredir. Assim que todos terminarem, explique que cada um terá de fazer o que fez com o ursinho com o colega da direita. Se um aluno jogou o ursinho para cima, apenas simula fazer o mesmo com o amigo.

12 Corrida do barbante As crianças se enrolam num longo fio. Quando todas estiverem unidas, é hora de desenrolar IDADE A partir de 6 anos. O QUE DESENVOLVE Agilidade de movimentos, atenção, concentração e espírito de equipe. MATERIAL Rolos de barbante. ORGANIZAÇÃO Todos sentados em suas carteiras arrumadas em fileiras. O ideal é ter o mesmo número de participantes em cada fila. COMO BRINCAR O primeiro de cada fileira recebe um rolo de barbante. Quando você der o sinal, ele se levanta, enrola o cordão duas vezes em volta da cintura, entrega o rolo ao colega de trás e se senta. O segundo pega o carretel, se levanta e faz o mesmo. Assim que o último termina de se enrolar, inicia o movimento contrário: desenrola o cordão da cintura, enrola a linha no rolo e passa para o colega da frente. A brincadeira segue até que todos estejam desenrolados. Vence a equipe que colocar primeiro o rolo arrumado sobre a sua mesa.


Carregar ppt "JOGOS EDUCATIVOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google