A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organelas e estruturas encontradas nas células dos Protozoários. Universidade Castelo Branco Aluna: Patrícia Soiane Ciências biológicas-1 º Período-turma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organelas e estruturas encontradas nas células dos Protozoários. Universidade Castelo Branco Aluna: Patrícia Soiane Ciências biológicas-1 º Período-turma."— Transcrição da apresentação:

1 Organelas e estruturas encontradas nas células dos Protozoários. Universidade Castelo Branco Aluna: Patrícia Soiane Ciências biológicas-1 º Período-turma A Professor: André Sias

2 Organismo unicelular que realiza,mesmo que de forma mais simples que os pluricelulares, todas as funções vitais,como: Nutrição Respiração Reprodução Excreção Locomoção Para cada uma destas funções existem estruturas e organelas próprias e especializadas.

3 Membrana plasmática As membranas plasmáticas dos protozoários apresentam estrutura e funções similares àquelas das células de animais superiores, funcionando como uma barreira seletiva entre o citoplasma e o meio externo, estando estrutural e funcionalmente associadas à motilidade e à nutrição desses organismos. Alguns protozoários possuem uma camada externa às suas membranas celulares denominada de cutícula que é suficientemente rígida para garantir a forma e a integridade da célula. Contudo, esses organismos podem se torcer e se dobrar ao se movimentarem em seus ambientes.

4 Citoplasma Na maioria dos protozoários o citoplasma é diferenciado em ectoplasma (camada externa e transparente) e endoplasma (camada interna contendo as organelas). A estrutura do citoplasma é mais facilmente vista nas espécies que emitem pseudópodos, como as amebas. De modo geral, as células dos protozoários contêm as organelas típicas das células eucarióticas. Contudo, existem espécies que apresentam estruturas especializadas próprias e espécies nas quais organelas como mitocôndrias e complexo de Golgi estão ausentes. As organelas dos protozoários são mais ou menos semelhantes entre as diversas espécies,contudo existem diferenças que podem ser observadas ao microscópio óptico ou exclusivamente ao microscópio eletrônico.

5 Retículo endoplasmático. O retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso estão presentes nos protozoários, o primeiro envolvido com a síntese de esteróides e o segundo com a síntese de proteínas. Rugoso (granular) Liso (agranular)

6 Complexo de Golgi O complexo de Golgi é anexo ao retículo endoplasmático e está envolvido com a síntese de carboidratos e à condensação da secreção protéica. Essa organela é bem desenvolvida nos flagelados, reduzida nos ciliados e ausente nas amebas e no gênero Giárdia.

7 Mitocôndrias As mitocôndrias dos protozoários apresentam estrutura e funções similares àquelas das células de animais superiores, sendo a sede da respiração celular. Essas organelas possuem DNA, RNA e ribossomo. A maioria dos protozoários possuem mitocôndrias; os tripanossomas possuem uma mitocôndria única, com uma região rica em DNA, denominada de cinetoplasto; nos parasitas Trichomonas vaginalis, Giárdia lamblia e nas espécies de Entamoeba, as mitocôndrias estão ausentes.

8 Vacúolos contráteis Protozoários que vivem em ambiente aquático com concentração de íons menor do que a encontrada no citoplasma gradualmente absorvem água. Para evitar a lise da célula e para a regulação do conteúdo de água em seu interior, muitas espécies de protozoários apresentam no citoplasma bolsas membranosas denominadas de vacúolos contráteis ou pulsáteis. Essas vesículas absorvem o excesso de água, fundem-se à membrana plasmática e eliminam periodicamente seu conteúdo para o meio externo.

9 Vacúolos digestivos Protozoários heterotróficos apresentam bolsas membranosas transitórias denominadas de vacúolos digestivos. O número dessas vesículas varia de acordo com a espécie e hábitos alimentares do organismo. Nos ciliados, os vacúolos digestivos se formam na base da citofaringe enquanto que em outros grupos essas vesículas se formam próximo do sítio da ingestão do alimento.

10 Plastídios Quando presentes, pigmentos fotossintéticos estão contidos em organelas membranosas denominadas de plastídios que apresentam estrutura e funções similares aos cloroplastos das células vegetais. Todos os plastídios contêm DNA, RNA e ribossomos. Microtúbulos e citoesqueleto No interior das células dos protozoários, proteínas estruturais de vários tipos formam o citoesqueleto e os apêndices de locomoção tais como flagelos e cílios. Estas incluem microfilamentos contráteis de actina e microtúbulos cilíndricos formados por tubulina. Os microtúbulos são importantes para a manutenção da estrutura e morfologia celulares, para a formação de pseudópodos e são responsáveis pela estrutura e funcionamento de cílios e flagelos. Citoesqueleto de um protozoário Sarcodineo

11 Flagelos e cílios Os flagelos são estruturas permanentes de locomoção dos flagelados e de algumas espécies de amebas durante alguns estágios de seu ciclo vital. O número de flagelos varia conforme a espécie. Por exemplo, os flagelados do gênero Trypanosoma possuem um único flagelo, enquanto que, o parasita intestinal Giárdia lamblia possui quatro ou mais flagelos. Os cílios são estruturas de locomoção dos ciliados e ocorrem em grandes números sobre a superfície celular desses organismos, gerando grandes velocidades de deslocamento no ambiente aquático. Flagelos e cílios originam-se nos corpúsculos basais - cinetossomos - no interior da célula, que funcionam como base de inserção e de movimento. Vista frontal de uma estrutura ciliar

12 Núcleo Os núcleos das células dos protozoários têm estrutura e funções similares aos das células animais e vegetais, sendo delimitados por um envoltório membranoso duplo que apresenta inúmeros poros constituindo canais para o intercâmbio de material entre o nucleoplasma e o citoplasma. O número de núcleos presentes nas células dos protozoários varia conforme a espécie ou grupo; muitas espécies são multinucleadas como a Entamoeba coli e a Entamoeba histolytica. O material genético está organizado em cromossomos lineares de estrutura similar aos das células animais e vegetais. A maioria dos ciliados têm dois tipos de núcleos: os macronúcleos e os micronúcleos. Os primeiros estão associados com o controle das atividade vegetativas dos organismos e os segundos com a reprodução. Quase todos os protozoários contêm pelo menos um micronúcleo. Os macronúcleos variam em morfologia; em algumas espécies têm a aparência de contas de um colar e em outras assemelham-se a uma ferradura. Os macronúcleos geralmente se desintegram durante a reprodução sexuada sendo recomposto após a fase sexual ter-se completado.

13 Algumas outras estruturas estão presentes nos protozoários, tais como: Corpúsculo basal: Base de inserção de cílios e flagelos; Reservatório: Supõe –se que seja um local de secreção, excreção e ingestão de macromoléculas, por pinicitose, Lisossomo: permite a digestão intracelular de partículas; Microtúbulos: movimentos celulares (contração e distensão); Citóstoma: permite ingestão de partículas.


Carregar ppt "Organelas e estruturas encontradas nas células dos Protozoários. Universidade Castelo Branco Aluna: Patrícia Soiane Ciências biológicas-1 º Período-turma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google