A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JACÓ IZIDRO DE MOURA. Exposição: Recebe radiação, mas não fica contaminado Contaminação: Entra em contato físico direto com uma fonte radioativa, tornando-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JACÓ IZIDRO DE MOURA. Exposição: Recebe radiação, mas não fica contaminado Contaminação: Entra em contato físico direto com uma fonte radioativa, tornando-se."— Transcrição da apresentação:

1 JACÓ IZIDRO DE MOURA

2 Exposição: Recebe radiação, mas não fica contaminado Contaminação: Entra em contato físico direto com uma fonte radioativa, tornando-se também fonte radioativa

3

4

5 E = energia m = massa c = velocidade da luz no vácuo: c = m/s Exemplo: 1 litro de água corresponde a 1 kg de massa: E = mc 2 Que corresponde a aproximadamente 2800 MW por ano, isto é, com essa energia seria possível manter acesas, por 1 ano, 28 milhões de lâmpadas de 100W.

6 Itaipu precisaria de quase três meses para gerar esta energia

7

8

9 Podemos gerar energia quebrando um átomo pesado (urânio e plutônio) ou juntando átomos leves (isótopos do hidrogênio) nêutron próton deutério Trítio Hélio Energia

10 Átomo pesado (urânio-235 ou plutônio 239) Nêutron átomo mais leve Energia

11 Um outro exemplo de reação em cadeia:

12

13

14

15

16

17 Angra 2

18 Menor impacto ambiental do que usinas convencionais (termoelétricas a combustível fóssil, hidroelétricas) Não emite poluentes durante operação normal Pode ser instalada próxima de onde há maior demanda Não depende de fatores climáticos como as hidroelétricas

19 Produz lixo radioativo

20 Custo de implantação e manutenção extremamente elevado Provoca elevação da temperatura da água do mar em até 2 graus Celsius, o que altera o ecossistema local Produz como lixo radioativo o elemento plutônio, que pode ser usado para armamento nuclear.

21 Não!!!!!!!

22 Não há enriquecimento de urânio 235 : Urânio natural = 99,3% de ,7% de 235 bomba: mais que 90% Reator: menos que 20% Não há geometria (urânio não é acumulado, é separado em pastilhas)

23 PWR – Pressurized Water Reactor – Reator a água pressurizada (reatores de Angra) BWR - Boiling Water Reactor – Reator de água fervente (reatores de fukushima)

24

25

26 TMI – Three Miles Island, em 28 de março de 1979, na Pensilvânia, EUA Chernobyl - ocorreu dia 26 de abril de 1986, Ucrânia de, (então parte da união Soviética) Fukushima – 11 de março de Japão

27 Aconteceu por falhas no sistema secundário, seguida por falha em válvula de alívio do primário. Vários erros humanos agravaram bastante o problema. Houve fusão parcial do núcleo do reator e liberação de grande quantidade de material radioativo, dentro da contenção da usina. Uma pequena nuvem de vapor contaminado acabou escapando da usina, mas não gerou contaminação significativa. Não houve vitimas.

28 Durante uma experiência, um dos reatores da usina ficou fora de controle. Isso liberou hidrogênio que se acumulou dentro do vaso de contenção. A explosão do gás destruiu o prédio e expôs o reator, liberando grande quantidade de material radioativo que contaminou diversos países. Houve fusão parcial do núcleo do reator.

29

30 A usina foi fechada e uma zona de exclusão, com 30 km de raio, foi criada. Cerca de 200 mil pessoas foram evacuadas. Um relatório da Organização das Nações Unidas de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e nove crianças com câncer da tireóide – e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas com o acidente.

31

32

33

34

35

36

37 A central possui um dique projetado para resistir a um maremoto de 5,7 m de altura, mas cerca de 15 minutos após o terremoto foi atingido por uma onda de 14 metros, que chegou facilmente ao topo do paredão. A planta inteira, incluindo o gerador de baixa altitude, foi inundada. Houve falha nos geradores de emergência e falta de refrigeração dos reatores. Explosão do prédio da usina, mas sem exposição direta do reator.

38

39 A energia nuclear, assim como qualquer outra forma de energia cobra um preço por seu uso Ainda não encontramos formas auto sustentáveis de geração de energia, que consigam suprir a demanda O ser humano costuma considerar acidentes locais mais graves do que eventos mais danosos, mas que estejam diluídos no tempo A energia nuclear possui várias outras aplicações importantes além da geração de energia

40 omparacao_BWR_PWR.pdf omparacao_BWR_PWR.pdf chernobyl_topic31418.html imagens chernobyl chernobyl_topic31418.html &feature=related pwr e bwr &feature=related TE&feature=related CHERENKOV TE&feature=related g (FUKUSHIMA) g AM tmi – o que aconteceu AM U&feature=related Chernobyl 24 anos depois U&feature=related

41 Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas, oh, não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada Interpretação: Ney Matogrosso


Carregar ppt "JACÓ IZIDRO DE MOURA. Exposição: Recebe radiação, mas não fica contaminado Contaminação: Entra em contato físico direto com uma fonte radioativa, tornando-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google