A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURRÍCULO DE FÍSICA PRINCÍPIOS, TEMAS E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DER – LINS OFICINA PEDAGÓGICA PCOP Natália Amélia de Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURRÍCULO DE FÍSICA PRINCÍPIOS, TEMAS E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DER – LINS OFICINA PEDAGÓGICA PCOP Natália Amélia de Brito."— Transcrição da apresentação:

1 CURRÍCULO DE FÍSICA PRINCÍPIOS, TEMAS E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DER – LINS OFICINA PEDAGÓGICA PCOP Natália Amélia de Brito

2 A FÍSICA no E M deve ser: Elemento básico para: a compreensão e ação no mundo contemporâneo e para satisfação cultural do cidadão hoje.

3 Tradicionalmente, Conteúdos escolares = uma amostragem de temas das principais teorias do séculos XVII, XVIII e XIX: Mecânica, Termologia, Óptica e Eletromagnetismo;

4 Essa organização curricular = estrutura conceitual linear e hierárquica; É preciso: transpor as fronteiras das teorias clássicas para contemplar os desafios da sociedade moderna.

5 Da LDB/96 e PCNs O ensino da Física deve superar: a simples memorização de fórmulas ou a repetição automatizada de procedimentos em situações artificiais ou extremamente abstratas.

6 Hoje é preciso: Dar um significado ao que é ensinado; explicitar o seu sentido já no momento do aprendizado.

7 Selecionar conteúdos que habilitem os estudantes a : traduzir fisicamente o mundo moderno, seus desafios e as possibilidades que o intelecto humano oferece para representar esse mundo.

8 Será necessário: 1. Estabelecer critérios que levem em conta os processos e fenômenos físicos de maior relevância no mundo contemporâneo;

9 2. Garantir o estudo de diferentes campos de fenômenos e diferentes formas de abordagem;

10 3. Privilegiar a construção de um olhar investigativo sobre o mundo real.

11 Ampliação dos objetivos educacionais do ensino da Física 1. Na sua construção histórica – e não apenas de sua exploração conceitual ou meramente formulística (ampliação do sentido dos conteúdos em sala de aula);

12 2. Conexão: Física – necessidades e desafios da sociedade moderna (maior interesse e motivação do aprendiz);

13 3. Fenômenos físicos = desafios que estimulam a imaginação (gosto pela Ciência, prazer em aprender).

14 Matematização 1. Tratar matematicamente o mundo físico não significa o exercício puro e simples dos instrumentos matemáticos (funções, equações...);

15 2. Os alunos devem ser capazes de interpretar fenômenos físicos antes de pretender expressá-los usando estruturas oferecidas pela matemática.

16 Exemplos: Um corpo em lançamento oblíquo descreve uma parábola. Ondulações sonoras e ondas eletromagnéticas podem ser representadas por uma curva senoidal.

17 As construções matemáticas e suas representações gráficas Possibilitam : - a visualização Facilitam: - a compreensão do fenômeno físico NÃO se constituem o eixo do aprendizado da Física.

18 Experimentação Não é somente prática laboratorial; O uso de pequenos objetos e equipamentos simples do cotidiano: Podem servir de CONTEÚDO EMPÍRICO.

19 EXEMPLOS Cata-ventos; seringas de injeção, molas, auto-falantes, controles remotos... Filmes comerciais e didáticos; Fenômenos naturais; Montagens experimentais...

20 NOSSO COMPROMISSO: NOSSO COMPROMISSO: Resguardar algumas tradições no Ensino da Física, mas também inovar; Buscar mudanças sem perder de vista o já consagrado.

21 TEMAS E CONTEÚDOS Abordagem temática do Currículo de Física no Ensino Médio

22 1ª SÉRIE2ª SÉRIE3ª SÉRIE 1º SEMESTREMovimentos: variações e conservações Calor ambiente e usos de energia Equipamentos elétricos 1º BIM Grandezas e quantidade de movimento Leis de Newton Calor, temperatura e fontes Trocas e propriedades Aquecimento e clima Circuitos elétricos Campos e forças eletromagnéticas 2º BIM Trabalho e energia mecânica Equilíbrio estático e dinâmico Calor como energia Máquinas térmicas Entropia e degradação Motores e geradores Produção e consumo de energia elétrica 2º SEMESTREUniverso, Terra e Vida Som, Imagem e Comunicação Matéria e Radiação 3º BIM Universo: elementos Interação gravitacional Som: fontes, características e usos Luz: fontes e características Matéria: propriedades e organização Átomo : emissão e absorção da radiação Núcleo atômico e radioatividade 4º BIM Sistema Solar Universo:origem e compreensão humana Luz e Cor Ondas/transmissões eletromagnéticas Partículas elementares Eletrônica e Informática

23 ASPECTOS RELEVANTES DA ABORDAGEM TEÓRICA E METODOLÓGICA DO CURRÍCULO DE FÍSICA

24 Tema: Movimentos – variações e conservações 1ª série, 1º semestre Analisar fisicamente: movimentos de coisas que observamos no cotidiano; movimentos dependem da ampliação de forças. Compreender leis de regularidades e quantidades de movimento; Evolução tecnológica – formas de transporte e capacidade produtiva do ser humano.

25 Tema: Universo, Terra e Vida 1ª série, 2º semestre Organizar em um contexto mais abrangente das interações gravitacionais; Desenvolver competências para : refletir sobre a presença humana no tempo e no espaço universal; compreender, de forma atualizada, as hipóteses, modelos e formas de investigação da origem e da evolução do Universo.

26 Tema: Calor, Ambiente e Usos de Energia 2ª série, 1º semestre Entender o comportamento da matéria com as variações de temperatura: Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem troca de calor no cotidiano, assim como medidas de calor. Entender a natureza do calor e suas formas de manifestação: Nos processos de trocas de calor: condução, convecção e irradiação.

27 Compreender o calor como forma de trocar energia: Reconhecer o processo histórico de unificação entre calor e trabalho mecânico e o princípio de conservação da energia – ampliação da discussão, feita no primeiro ano. Entender o uso da Ciência e da Tecnologia na ampliação de atividades produtivas, no aumento do conforto cotidiano e nos riscos ambientais: a partir das máquinas térmicas.

28 Tema: Som, Imagem e Comunicação 2ª série, 2º semestre Novo sentido para o estudo das ondas mecânicas e eletromagnéticas – contexto da música e da comunicação; Construção de instrumentos musicais, funcionamento do ouvido humano e ruídos e sons significativos ou expressivos. Modernos Sistemas de Comunicação ( emissões de rádio, telefonias fixa e móvel e cabos ópticos – propagação de informações).

29 CORES – objetos da Arte e da Ciência Entender sua natureza, sua relação com a luz, com o meio e com a percepção do olho humano. Produção e tratamento de imagens – temas da atualidade: Podem ser tratados na Física desde as câmeras analógicas até as modernas imagens digitais em equipamentos eletrônicos.

30 Tema: Equipamentos Elétricos 3ª série, 1º semestre Os fenômenos elétricos e magnéticos – estão presentes no cotidiano em uma infinidade de equipamentos e aparelhos: Exemplos: lâmpadas, eletrodomésticos, aparelhos de som, celulares.. Complexos sistemas de geração e distribuição de energia elétrica – existência de campos eletromagnéticos nos materiais condutores e isolantes.

31 Tema: Matéria e Radiação 3ª série, 2º semestre Meta: aproximar o aluno do EM aos desenvolvimentos recentes da Física. Organização microscópica da matéria e sua relação com as propriedades macroscópicas conhecidas. Ex: condutividades térmica e elétrica. Radiação e formas de emissão e absorção. Ex: Lâmpadas e equipamentos de tratamento e diagnóstico médico (ter também a consciência dos perigos de seu uso).

32 Estudo das partículas elementares questionam a elementaridade do átomo possibilidades de se encontrar o bloco fundamental da matéria. Componentes eletrônicos de processamento e armazenamento da informação


Carregar ppt "CURRÍCULO DE FÍSICA PRINCÍPIOS, TEMAS E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DER – LINS OFICINA PEDAGÓGICA PCOP Natália Amélia de Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google