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Animação 2D Alexandre Tolstenko Nogueira

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Apresentação em tema: "Animação 2D Alexandre Tolstenko Nogueira"— Transcrição da apresentação:

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2 Animação 2D Alexandre Tolstenko Nogueira

3 Sinopse 1.Apresentação 2.Sprite 3.Função SpriteBatch.Draw() 4.Classe de Animação2D 5.Automatizando nossa classe 6.Referências 7.Agradecimentos

4 1. Apresentação

5 2. Sprite Definição: – Do latim spiritus, significando "duende", "fada. Objetivo: – Simular – Simular objetos 2,5D ou 3D. Formatos usados: png – Qualquer formato que possua transparência (ex.: png) jpg – Qualquer formato sem tranparencia, mas com um fundo de cor fixa (ex.: jpg)

6 Transparente

7 Opaco

8 M-M-M-MONSTER KILL

9 2. Sprite Estranho? – Cadê o Link andando para a esquerda? Não Precisa! – Basta inverter ele andando para a direita.

10 2. Sprite Frame – É um quadro ou retâgulo do sprite que é exibido como se fosse uma imagem independente. – É como se colocassemos um papel com um furo retangular que cobrisse o sprite inteiro e movessemos esse papel sobre o sprite: Veremos apenas aquilo que estiver dentro do quadro. Se olharmos apenas para o quadro, e o mesmo saltar em imagens sequenciais, veremos uma Animação2D!!!

11 2. Sprite

12

13 Quadros que andam

14 2. Sprite Funcionamento: 1. A imagem inteira é carregada para a memória na etapa de carregamento do jogo. 2. Apenas um Frame da imagem é exibido por vez. 3. A cada X clocks do game, o quadro pula para uma nova posição.

15 2. Sprite Qual o melhor sprite? (Suponha que ambas tenham a mesma quantidade de frames) – Para o programador? Lembra dos quadros que andam? – Para o cartucho? A primeira figura é mais compacta e ocupa menos espaço nos cartuchos

16 3. SpriteBatch.Draw() É uma função com vários overload Irei mostrar apenas um. – Tarefa de casa: conhecer os outros overload. Assinatura: – SpriteBatch.Draw(Texture2D, Rectangle, Nullable, Color) Uso: – spriteBatch.Draw(spriteSheet, destinationRect, sourceRect, Color.White);

17 3. SpriteBatch.Draw() Rectangle(X, Y, Width, Height) (X,Y) Width Height

18 3. SpriteBatch.Draw() Vide projeto exemplo1. – Altere o valor do inteiro na linha 33: int spriteWidth = 64; e veja o erro que ocorre. Isso ocorrerá com muita frequencia Vide projeto exemplo1_mod. – Outro sprite com outra animação Vide Projeto exemplo1_mod2 – Vide cor de transparencia definida para o branco

19 4. Classe de Animação 2D Vide projeto exemplo2.

20 5. Automatizando nossa Classe Vide projeto exemplo3.

21 6. Referências ShyGuy Kingdom PlanetRenders XNAfusion MSDN

22 7. Agradecimento spriteBatch.DrawString( Arial, Arial, "Obrigado Pela Atenção!", "Obrigado Pela Atenção!", positionVect, positionVect, Color.Black); Color.Black);


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