A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia da educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia da educação"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia da educação
Émile Durkheim Sociologia da educação

2 Vida e Obra Nasceu em Epinal, região de Lorena, França.
( 1858 – 1917 ) Família judia, pai e avô rabinos. Em 1887 casou-se com Louise Dreyfus e logo tiveram dois filhos; Andrew e Marie.

3 1879 – Estudou na Escola Superior de Paris e em Leipzig (Alemanha), voltando para a França se formou em 1882 no curso de filosofia. 1887 – Nomeado professor de pedagogia e ciências sociais em Bordeaux, iniciando o primeiro curso de sociologia da França. 1898 – Cria a revista de ciências sociais L’annês Sociologique, sendo também o membro fundador da liga pela defesa dos direitos do homem. 1902 – Nomeado professor de letras na universidade de Paris, consolidando a sociologia.

4 1915 – Morre seu filho Andrew em confronto na Primeira Guerra Mundial.
1917 – Estima-se que Durkheim tenha morrido de tristeza, em Paris, pela morte de seu filho. Seu sobrinho Marcel Mauss foi um dos seus mais notáveis discípulos.

5 Lorena Lorena inicialmente pertencia ao Sacro
Império Romano-Germânico. Uma região rica em Carvão e Ferro ( recursos naturais que auxiliam na economia ). 1648 – Luis XIV toma a região para a França ( Paz de Vestfália ).

6 1871 – O Tratado de Frankfurt, que encerra a guerra Franco-Prussiana, devolve Lorena à Alemanha.
1914 – Essa região é um dos motivos que levam a França a declarar guerra à Alemanha. 1917 – Fim da Primeira Guerra Mundial. 1919 – Tratado de Versalhes: Alemanha devolve Lorena à França e sofre inúmeros prejuízos. 1940 – Anexada novamente pelo Terceiro Reich Alemão durante a Segunda Guerra Mundial. 1945 – Fim da Segunda Guerra Mundial, França retoma a região.

7 Obras Da divisão de trabalho social 1893
As regras do método sociológico O suicídio As formas elementares da vida religiosa Educação e Sociologia ( obra póstuma ) Sociologia e filosofia ( obra póstuma ) A educação moral ( obra póstuma )

8 Da divisão do trabalho social
Analisa as funções sociais do trabalho e procura mostrar que tal divisão é a principal fonte de coesão social.

9 Solidariedade Orgânica – Processo de individualização dos membros da sociedade, alta divisão social do trabalho (especialização). Ligado a este fator está o direito restitutivo, onde o infrator apenas repara o dano, sem consequência para o coletivo. Solidariedade Mecânica – Solidifica o coletivo da sociedade, com isso, o direito repressivo visa punir o infrator que prejudicou o coletivo burlando as normas da sociedade.

10 As regras do método sociológico
Estabelece a sociologia como uma nova ciência social. “Os fatos sociais devem ser tratados como coisas”, com esta frase Durkheim dava fundamentos sólidos à sociologia. Fatos Sociais Exterioridade – “exteriores ao indivíduo”, o fato vem do exterior e é independente da consciência. Coercitividade – imposições sobre o indivíduo. Generalidade – fatos para a coletividade.

11 O Suicídio Identifica o suicídio como fato social.
Egoísta: Poucos laços sociais ( para parar de sofrer ) Altruísta: Acontece como forma de sacrifício. Anômico: O indivíduo não se identifica com as normas da sociedade.

12 As formas elementares da vida religiosa

13 Educação e Sociologia

14 A educação em Émile Durkheim
Assume o significado de educação moral. Processo pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade.] Educação é socialização.

15 “É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos”
-Educação e Sociologia Ideias muito ultrapassadas ou muito à frente de seu tempo não permitem uma vida harmônica com seus contemporâneos. Costumes e regras que devem ser transmitidos

16 Como seria possível um único tipo adequado de educação para todos?
Não seria possível.

17 Para Durkheim, a educação adequada seria a educação ao meio moral que cada um compartilha.
Você aprende a ser um membro de sua classe, de seu grupo, de sua casta, de sua profissão, de seu meio social. Aprender a ser algo na vida implica a agir como, relacionar-se com os outros a partir disso, de como a sociedade espera que você aja. = Sistemas educacionais contemporâneos não são homogêneos.

18 Crenças e valores básicos que devem ser comuns a todos.
O médico e o engenheiro podem ter uma educação muito diferente, mas antes de serem educados para sua profissão, passaram por uma educação fundamental compartilhada com todos.

19 “Alguma coisa a gente tem que ter em comum”
Não seria possível existir sociedade sem isso. É fundamental que haja certa homogeneidade, e a educação deve perpetuá-la e reforça-la na alma da criança que é educada. Mas é fundamental que a partir de certo ponto a educação se diferencie, para adequar as crianças a seus meios específicos de vida.

20 “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio moral a qye a criança, particularmente, se define” Educação e sociologia, Cap I. Educação é um processo social.


Carregar ppt "Sociologia da educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google