A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A sociologia de Emile Durkheim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A sociologia de Emile Durkheim."— Transcrição da apresentação:

1 A sociologia de Emile Durkheim.
A dualidade dos fatos morais. As regras morais são fatos sociais, portanto possuem poder de coerção social. No entanto, mostram uma outra face: se apresentam como coisas agradáveis de que gostamos e que desejamos espontaneamente. “tudo que aumenta a vitalidade da sociedade eleva a nossa” “Ao mesmo tempo que as instituições se impõem a nós, aderimos a elas; elas comandam e nós as queremos; elas nos constrangem, e nós encontramos vantagem em seu funcionamento e no próprio constrangimento.(...)Talvez não existam práticas coletivas que deixem de exercer sobre nós esta ação dupla, a qual, além do mais, não é contraditória senão na aparência.”(As regras do método sociológico. p.30)

2 A sociologia de Emile Durkheim.
Coesão Solidariedade e os dois tipos de consciência. Consciência Coletiva: conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado e que tem vida própria. Consciência individual: Só nos representa no que temos de pessoal e distinto, isso é que faz de nós um indivíduo. Assim: “existe em nós dois seres: um individual, constituído de todos os estados mentais que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal, e outro que revela em nós a mais alta realidade: um sistema de idéias, sentimentos e de hábitos, as crenças, as práticas morais etc. Seu conjunto forma o ser social.”

3 A sociologia de Emile Durkheim.
Os dois tipos de solidariedade Solidariedade: laços que unem os membros entre si e ao próprio grupo, a qual pode ser mecânica ou orgânica. Solidariedade mecânica: “liga diretamente o indivíduo à sociedade, sem nenhum intermediário, constituindo-se de um conjunto mais ou menos organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo: é o chamado tipo coletivo.” A solidariedade entre os membros deve-se às similitudes que compartilham.

4 A sociologia de Emile Durkheim.
Solidariedade orgânica: derivada da Divisão Social do Trabalho. A medida que se acentua a divisão do trabalho social, a solidariedade mecânica se reduz e é gradualmente substituída por uma nova, a solidariedade orgânica. Interdependência entre todos e cada um dos membros que compõe tal sociedade. A função da divisão social do trabalho é, enfim, a de integrar o corpo social, assegurar-lhes a unidade.

5 A sociologia de Emile Durkheim.
Os indicadores dos tipos de sociedade. Normas do direito como indicadora da presença de um ou de outro tipo de solidariedade. Leis repressivas: que infligem ao culpado uma dor uma diminuição uma privação. A pena não serve, ou só serve secundariamente, para corrigir o culpado ou para intimidar seus possíveis imitadores. Ela existe para sustentar a vitalidade dos laços que ligam entre si os membros dessa sociedade. (olho por olho, dente por dente) A punição não é, em si, uma mera crueldade, mas visa principalmente evitar que a coesão seja fragilizada.

6 A sociologia de Emile Durkheim.
Leis restitutivas: Que fazem com que as coisas e relações perturbadas sejam restabelecidas à situação anterior, levando o culpado a reparar o dano causado. Típica das sociedades onde se desenvolveu a “divisão do trabalho” As transgressões não atingem a consciência coletiva. As regras constituem o direito civil, comercial, constitucional etc.

7 A sociologia de Emile Durkheim.
Suicídio: um fato social “sui generis” resultante de fatores de origem social que pode ser chamado de “correntes suicidogênas”. Verdadeiros estímulos que atuam sobre o indivíduo exortando-os, exigindo-lhes ou possibilitando que eles procurem a própria morte. Para Durkheim, cada grupo social tem uma disposição coletiva para o suicídio, e desta derivam as inclinações individuais. Suicídio Altruísta, Egoísta, Anômico.


Carregar ppt "A sociologia de Emile Durkheim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google