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Design Imersivo e Gamificação

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Apresentação em tema: "Design Imersivo e Gamificação"— Transcrição da apresentação:

1 Design Imersivo e Gamificação

2 Desafios de um design mais imersivos e investigativos
Transformar o modelo indutivo e demonstrativo em dedutivo e exploratório Evitar as formas redutoras de compreender fenômenos complexos Entender que ciência são modelos construídos e reconstruídos continuamente a partir de dados Desenvolver pensamento crítico Engajar cidadãos

3 RRI (Reponsible Research and Innovation) Okada(2016) - ENGAGE
Engage (engajamento) Explore (Exploração) Explain (Comunicação) Extend (Ampliação) Evaluate (Avaliação)

4 Por que gamificação? Erros e riscos são parte do processo
Foco na estratégia pedagógica e não no recurso O jogador tem que fazer e/ou decidir coisas (postura ativa) Projetar-se é mais fácil num game Imprevisibilidade É possivel mapear e modelar processo

5 Framework Ações que devem ser realizadas/ competências a serem desenvolvidas Princípios gamificados dessas ações Como elas serão desenvolvidas Enredo narrativos Sistema de feedback/ Mapeamento

6 Exemplo 1: Disciplina online gamificada
Engajamento: Problematização contextualizada e mobilizadora Exploração: identificação, comparação e decisão Ampliação: Trabalhar com multiplas variáveis Comunicação: Justificar suas decisões Avaliação: auto-avaliação e avaliação cartográfica por rubricas.

7 Exemplo 2: Disciplina sobre gamificação
Engajamento:Temática Exploração: Experimentar vários jogos Ampliação: Perceber as mecânicas e dinâmicas Comunicação: Discutir e fazer um pitching Avaliação: auto-avaliação e avaliação cartográfica por rubricas/ badges

8 Exemplo 3: gamificação pervasiva
Engajamento: Narrativa, mistério, pistas, desafios Exploração: mapas, coleções, experimentos, descobertas, diferentes espaços Ampliação: Além de prestar atenção Comunicação: Justificar suas decisões Avaliação: Trilhas e marcadores. Comparação das explicações.

9 Gamificação como política pública

10 Alguns princípios da gamificação mais utilizados
Chamado para aventura/ acolhimento Agrupamentos Narrativa Construção de personagens Desafios exploratórios Contrapontos Segredos Construir escolher modelos Marcadores de trajetórias Localizar-se num mapeamento

11 Octalys gamification framework

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14

15 Paula Carolei pcarolei@gmail.com


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