Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Design Imersivo e Gamificação
2
Desafios de um design mais imersivos e investigativos
Transformar o modelo indutivo e demonstrativo em dedutivo e exploratório Evitar as formas redutoras de compreender fenômenos complexos Entender que ciência são modelos construídos e reconstruídos continuamente a partir de dados Desenvolver pensamento crítico Engajar cidadãos
3
RRI (Reponsible Research and Innovation) Okada(2016) - ENGAGE
Engage (engajamento) Explore (Exploração) Explain (Comunicação) Extend (Ampliação) Evaluate (Avaliação)
4
Por que gamificação? Erros e riscos são parte do processo
Foco na estratégia pedagógica e não no recurso O jogador tem que fazer e/ou decidir coisas (postura ativa) Projetar-se é mais fácil num game Imprevisibilidade É possivel mapear e modelar processo
5
Framework Ações que devem ser realizadas/ competências a serem desenvolvidas Princípios gamificados dessas ações Como elas serão desenvolvidas Enredo narrativos Sistema de feedback/ Mapeamento
6
Exemplo 1: Disciplina online gamificada
Engajamento: Problematização contextualizada e mobilizadora Exploração: identificação, comparação e decisão Ampliação: Trabalhar com multiplas variáveis Comunicação: Justificar suas decisões Avaliação: auto-avaliação e avaliação cartográfica por rubricas.
7
Exemplo 2: Disciplina sobre gamificação
Engajamento:Temática Exploração: Experimentar vários jogos Ampliação: Perceber as mecânicas e dinâmicas Comunicação: Discutir e fazer um pitching Avaliação: auto-avaliação e avaliação cartográfica por rubricas/ badges
8
Exemplo 3: gamificação pervasiva
Engajamento: Narrativa, mistério, pistas, desafios Exploração: mapas, coleções, experimentos, descobertas, diferentes espaços Ampliação: Além de prestar atenção Comunicação: Justificar suas decisões Avaliação: Trilhas e marcadores. Comparação das explicações.
9
Gamificação como política pública
10
Alguns princípios da gamificação mais utilizados
Chamado para aventura/ acolhimento Agrupamentos Narrativa Construção de personagens Desafios exploratórios Contrapontos Segredos Construir escolher modelos Marcadores de trajetórias Localizar-se num mapeamento
11
Octalys gamification framework
15
Paula Carolei pcarolei@gmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.