A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Saúde Publica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Saúde Publica"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Saúde Publica
Introdução ao Pensamento Científico e sua Complexidade Professores : Cristiane da Silva Cabral Augusta Thereza de Alvarenga Monitores: Denise Tiago Antonio Ribeiro Dennis Hsieh Mônica Rodrigues

2 E A PRESENTE HISTORIA DAS CIENCIAS
LUDWIK FLECK E A PRESENTE HISTORIA DAS CIENCIAS -O artigo que estamos apresentando foi escrito por Ilana Löwy. Pesquisadora do instituto É "directrice de recherche" ‒'senior research fellow' no Institut de la Santé et de la Recherche Médicale (INSERM), em Paris A autora é bióloga, historiadora das ciências e feminista.

3 Ludwik Fleck Ludwik Fleck ( ), bacteriologista e imunologista de origem judaico-polonesa, Nasceu em Desenvolveu, nos anos 20 e 30, um grande interesse pela história e filosofia da ciência

4 As origens do Pensamento de fleck
A escola polonesa da filosofia da medicina -3 Gerações de Médicos Filósofos. -Médicos com formação no exterior (Alemanha e França). -Fundada Por Tytus Chalubinski(desenvolveu suas atividades a 1880). -Procurava sistematizar a pratica médica -Desenvolveu a ideia de que as doenças não são entidades naturais, mas construídas pelos médicos.

5 Alunos do Tytus Chalubinski
Wladyslaw Bieganski (desenvolveu suas atividades de 1890 a 1914). -Teórico da ciência das praticas medicas. -Afirmou que a medicina é uma ciência como as outras, porem a medicina é a única ciência que toma como objeto de estudo um sujeito consciente e reflexivo. Edmund Biernacki (desenvolveu suas atividades de a 1908). -Propôs separar radicalmente a "ciência das doenças" e a "arte de curar".

6 Zygmunt Kramsztyk (desenvolveu suas atividades de 1880 a 1910).
-Fundou a revista Crítica médica. Desenvolveu alguns temas: A impossibilidade de uma observação neutra livre de pressupostos teóricos. Os perigos das explicações causais simplistas. O papel do heurístico das explicações logicas, praticas baseadas nas experiências médicas

7 Não cita os escritores da escola polonesa.
Foi aluno de Szumowski(divulgador da tal escola) Publicou seus primeiros trabalhos nos Arquivos de Historia da Medicina (revista que continua a tradição da revista crítica médica). Partilha as premissas teóricas da escola polonesa de medicina. A construção da doença pelos médicos. A percepção dos fatos a luz dos conhecimentos preexistentes. Reflexão teórica sobre a ciência no estudo das praticas dos médicos e pesquisadores.

8 10 Artigo epistemológico (1927)
-Ideia de que as ‘Doenças’ costituem construções dos médicos. -As doenças sao na verdade acontecimentos de extrema complexidade. -Exemplo :Infecção . Parasita X hospedeiro . Nao é possivel descrever em termos de uma causalidade simples. -A visão cientifica caracterizada pela :Multiplicidade de pontos de vistas parciais e incomensuraveis . Sobre a Crise da Verdade Científica (1929) -Radicalização das idéias. -Os critérios de classificação de uma bactéria podem variar segundo o objetivo da investigação. A definição do epidemiologista não é mais verdadeira ou mais falsa do que a do bioquímico .

9 Gênese e desenvolvimento de um fato científico (1935)
-História da Sífilis. -História da Reação de Wassermann. -Desenvolvimento de idéias sobre construção coletiva do saber científico. Desenvolve a ideia sobre o papel das práticas profissionais na construção e validação dos 'fatos científicos'. O conhecimento, explica ele, não pode ser concebido fora do grupo de pessoas que o criam e o possuem. Um fato científico é como uma regra desenvolvida por um pensamento coletivo, isto é, um grupo de pessoas ligadas por um estilo de pensamento comum.

10 A Ciência como uma Atividade Coletiva
Os profissionais científicos pertencem a “coletivos de pensamento “. Na ciência moderna defende : o dialogo e a troca de conhecimento “o dialogo e a troca entre grupos profissionais estão muitas vezes no próprio âmago de toda atividade cientifica”.

11 O pensamento de Fleck e a "nova historia das ciências"
Funda-se em um estudo das práticas e de suas inserções sociais e nas proposições dessa "nova historia das ciências" ou "estudos culturais da ciência" . Relação entre ciência\sociedade Percepção sobre o que é pertencente ao mundo natural e o que percebido como parte do mundo social. Não existe um único método cientifico, nem uma ciência uniforme. As praticas cientificas são praticas locais, estreitamente ligadas ao seus instrumentos, conceitos e técnicas de um determinado lugar e dado momento. Não existem praticas universais, apenas praticas locais amplamente difundidas através de redes especificas de trocas e de conhecimentos.

12 A historia das ciências estuda a formação do campo das praticas legitimamente reconhecidas como cientificas. Pratica essas: Investigação sobre 'técnicas materiais' dos cientistas, estudo sobre as praticas experimentais. Técnicas discursivas dos pesquisadores, construção do discurso cientifico. Técnicas sociais utilizadas pelos cientistas. A nova historia das ciências demostra Interesse pelo problema, muitas vezes complexos.  Preocupação com a articulação entre o discurso e a materialidade.  Recorre a complicadas analises socioculturais, não aceitando abordagem sociológicas simples. 

13 OBRIGADO!


Carregar ppt "Faculdade de Saúde Publica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google