A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de"— Transcrição da apresentação:

1 Intervenções na Situação de Abuso Sexual : Uma experiência de Grupo com crianças e seus Cuidadores
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de atendimento realizado com um grupo de meninas vítimas de abuso sexual e suas mães e/ou cuidadoras.

2 Violência contra a Mulher e a Criança
Breve Histórico A temática da Violência

3 O Abuso sexual infantil
ASI: O QUE É ISSO? O Abuso sexual infantil Todo e qualquer ato ou jogo sexual numa relação homo ou heterossexual, com o envolvimento de uma criança ou adolescente em atividade sexual inapropriada, com um ou mais adultos, sendo que atividade sexual destina-se ao prazer sexual do adulto.

4 ASI: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO
As consequências do ASI para o desenvolvimento infantil são múltiplas e severas e incluem sequelas emocionais,comportamentais e cognitivas( Briere;Elliot, 2003;KendallTaket;Williams;Finkellor,1993;Tyler,2002).

5 ASI: ABORDAGENS DE TRATAMENTO
O Atendimento psicológico às vítimas de ASI é fundamental para a reestruturação das experiências traumáticas, buscando diminuir sequelas do abuso e melhorar o repertório de enfrentamento ( Padilha;Gomide, 2004)

6 Avaliação e intervenção com as meninas;
RELATO DE EXPERIÊNCIA : GRUPOTERAPIA COM MENINAS VÍTIMAS DE ASI E SUAS MÃES E/OU CUIDADORAS – INICIO DO PROCESSO Avaliação e intervenção com as meninas; Avaliação e intervenção com as cuidadoras; Interveñção ETAPA 1 – Construção de identidade grupal (sessões 1 a 3)

7 ETAPA 2- REVELAÇÃO DO ABUSO ( sessões 4 a 8)
Resignificar experiência do abuso Suporte foi utilizado o livro Quando alguma coisa ruim acontece (Heegaard,1998).

8 ETAPA 3- ENFRENTAMENTO DE SENTIMENTOS E CRENÇASA RESPEITO DO ABUSO ( sessões de 9 a 14)
Potencializar recursos individuais e coletivos no enfrentamento dos sentimentos e das lembranças do abuso.

9 ETAPA 4 –FORTALECIMENTO DE RE DES DE APOIO, SEXUALIDADE SAÚDAVEL E EDUCAÇÃO QUANTO AO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (ECA) (sessões 15 a 18) Objetivo foi fortalecer a rede de apoio afetivo, o cuidado com o corpo, principalmente em relação à sexualidade saudável, bem como discutir os direitos crianças e dos adolescentes. Desenho do corpo papel pardo (Discutir valorização do corpo) Foi trabalhado o ECA – Eu estou feliz agora? ( Aspectos positivos já superados) Foram encaminhadas para entrevistas individuais, apenas uma compareceu.

10 AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO COM AS MÃES E/OU CUIDADORAS
Grupo foi de 5 mães entre 29 e 44 anos e escolaridade 4º série do ensino fundamental e superior imcompleto 2 mães relataram situação de abuso na infância Grupo descrito como Suporte e Aconselhamento Dividido em quatro etapas. ETAPA 1 – Construção da identidade grupal ( sessões 1 e 2)

11 ETAPA 2 IMPACTO DA REVELAÇÃO DO ABUSO NO SISTEMA FAMILIAR (sessões 3 a 6)
Revelação, sentimentos, as reações e consequências do abuso nas meninas Crenças, Mitos e Verdades Cartões com frases ou ditados populares Impacto da revelação no sitema familiar

12 ETAPA 3 – HABILIDADES DE ENFRENTAMENTO RELACIONADAS À SITUAÇÃO ABUSIVA (sessões 7 a 12)
Nessa etapa as mães expuseram situações que consideravam dificiceis no manejo com suas filhas ou com a própria família, apartir das mudanças comportamentais depois do abuso.

13 ETAPA 4 – FORTALECIMENTO DE REDES DE APOIO E DE PRÁTICAS PROTETIVAS (sessões 13 a 17)
Identificação e Constituição de redes de apoio ( buscando consolidar vínculos sociais e afetivos) Serviços Públicos assistenciais e de saúde (possibilidade de rede de apoio) Encaminhamentos finais no acompanhamento das mães e/ou cuidadoras

14 DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente capítulo teve como objetivo descrever a experiência de atendimento em grupo com meninas vitimas de ASI e suas cuidadoras não abusivas. Atendimentos grupoterápicos : Abordagem cognitiva-comportamental e abordagem dinâmica e sistêmica. Objetivo do atendimento visou à redução dos sintomas de ansiedade e TEPT, à reestruturação de crenças distorcidas quanto ao abuso sofrido, e suas consequências no desenvolvimento e sentimentos envolvidos(medo e raiva)


Carregar ppt "O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google