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Informação estratégica

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Apresentação em tema: "Informação estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Informação estratégica

2 Informação e vantagem competitiva
Gilbert (1997:9), aborda os sistemas de informação, classificando-os em dois tipos: 1. informação operativa, que ajuda as diversas funções a executar algumas tarefas especializadas; 2. informação competitiva, necessária para auxiliar a criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

3 Sistema de Informação Competitivo
Concentra-se em três pontos: a) na vantagem competitiva que requer certos fatores-chave de sucesso cada um deles apoiado por um grupo de informação, composto por b) base de dados - que contém a informação necessária para alcançar um determinado fator chave de sucesso; e por c) aplicativos destinados a distribuir a informação

4 vantagem competitiva reside: no produto ou no serviço
Definição A vantagem competitiva pode ser conceituada como qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem como um diferenciador positivo em relação a outras empresas e, por isso, são atraídos para comprar da empresa. vantagem competitiva reside: no produto ou no serviço

5 Contador (1996) separa os atributos competitivos de uma empresa de acordo com o interesse que tais atributos despertam no comprador. Campos da competição são atributos que interessam ao comprador, como preço e qualidade do produto. Armas da competição são os meios utilizados pela empresa para alcançar uma vantagem competitiva, como produtividade, qualidade no processo ou custos baixos.

6 Para Contador (p.71), geralmente uma empresa compete em um ou dois campos e escolhe um ou dois campos coadjuvantes. O campo coadjuvante representa um atributo do produto ou serviço valorizado e de interesse do cliente.

7 Os grandes 5 grupos desses tipos são
Competição em preço 1. em menor preço (preço propriamente dito) 2. condições de pagamento 3. prêmio e/ou promoção Competição em produto ou serviço (P/S) 4. em projeto do P/S 5. em qualidade do P/S 6. diversidade dos P/S Competição em atendimento 7. acesso ao atendimento 8. projeto do atendimento 9. qualidade do atendimento Competição em prazo 10. prazo de entrega do P/S 11. prazo de atendimento Competição em imagem 12. do produto e da marca 13. de empresa confiável 14. em responsabilidade social (cívica e preservacionista)

8 Ex: Competição em Preço
Para competir em preço, de acordo com Contador (p.162) a empresa precisa dispor de produtos especialmente projetados para serem produzidos a baixo custo. Precisa projetar o produto de forma que gere lucro, mesmo vendendo-o a um preço mais baixo do que o dos produtos concorrentes. As estratégias operacionais relacionadas às armas da competição, precisam brigatoriamente ter foco no aumento da produtividade de todos os recursos da empresa, o que implica redução de custos.

9 As fontes (armas) de vantagem competitiva em preço baixo, de uma empresa de produtos predominantemente tangíveis são: 1. Competição em preço propriamente dito 2. Competição em condições de pagamento. 3. Competição em prêmio e/ou promoção

10 1. Competição em preço propriamente dito=> Competir em preço significa ter, ou almejar ter preço menor do que os preços dos produtos ou serviços concorrentes. 2. Competição em condições de pagamento => Competir em condições de pagamento é oferecer, ou almejar oferecer mais facilidades de pagamento que os concorrentes, em termos de desconto, prazo, quantidade de parcelas de pagamento e instrumento de crédito. 3. Competição em prêmio e/ou promoção => Competir em prêmio ou promoção significa oferecer, ou almejar oferecer, temporariamente, ao comprador vantagens mais interessantes que as dos concorrentes, como sorteios e ofertas, sem alterar o preço normal de venda.

11 Podemos citar algumas características de um sistema de informação eficiente,
que são eles: adequados para responder ao gestor se ele está ou não atingindo suas metas; induzem os comportamentos desejados nos funcionários ou outros prestadores da empresa; expressam o que deve ser feito; informam às pessoas como elas estão se saindo, individualmente e em grupo; comunicam os resultados das ações realizadas (projetos e processos); estimulam a melhoria contínua; reduzem a dissonância de focos, isto é, os desentendimentos quanto a objetivos; disseminam o uso universal de conceitos por meio de uma linguagem comum

12 Informação Estratégica
É um processo que converte modelos intelectuais e dados em informação e conhecimento. Tal processo abrange seis fases

13 Percepção (sensibilidade): envolve a identificação de indicadores externos de mudança mais adequados; 2) Coleta: centra-se na forma de reunir informação relevante e potencialmente importante; 3) Organização: ajuda a estruturar a informação recolhida em meios e formatos corretos. A organização da informação estratégica numa abordagem centralizada é orientada quase exclusivamente para as necessidades do administrador sênior, descentralizada de aprendizagem e competência para toda a empresa

14 4) Processamento: envolve a análise da informação por meio de métodos e instrumentos apropriados;
5) Comunicação: concentra-se em acumular e simplificar o acesso à informação para os usuários; 6) Utilização: concentra-se na aplicação de informação em ações e decisões

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16 Obs.: Marchand afirma que “não existe uma maneira ideal de organizar o processo de informação estratégica” e que há duas formas de abordar a construção desse processo: centralizada ou descentralizada.

17 É fácil entender que a informação estratégica não é apenas a referente às estratégias globais da empresa mas também aquela necessária para conquistar, manter, proteger e ampliar o grau de excelência das armas que asseguram a vantagem competitiva.

18 E, muitas vezes considera-se, erroneamente, que informações referentes a processos produtivos são apenas informações operacionais. Nada mais falso: se tais processos são fonte de vantagem competitiva, as informações pertinentes a eles são estratégicas - e relevantes para o sucesso ou insucesso da organização. Relevantes, portanto, para a Alta Administração.


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