A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)"— Transcrição da apresentação:

1 Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
leitura como processo de interação Compreender um texto... exige habilidade, interação e trabalho é uma forma colaborativa que se dá na interação entre autor-texto-leitor ou falante-texto-ouvinte é inferir e produzir conhecimentos

2 Que conhecimentos o leitor utiliza durante a leitura?
O que é ler? É interagir, é construir significado para o texto. Que conhecimentos o leitor utiliza durante a leitura? conhecimentos e crenças sobre o mundo, conhecimentos de diferentes tipos de texto, conhecimentos sobre a organização e a estrutura dos textos, conhecimentos lexicais (formação das palavras), sintáticos, semânticos, entre outros.

3 Para uma análise clara dos processos de compreensão envolvidos, devemos levar em consideração uma noção básica: a da inferência. Ao observar a imagem a seguir, como caracterizaríamos a mulher retratada? Uma pessoa da alta sociedade? Pelas roupas e pelo local onde se encontra, podemos inferir sua posição social como a de alguém que não possui posses

4 Somos capazes de inferir quando compreendemos o que está subentendido.
A inferência caracteriza-se pelo resultado da compreensão do que está implícito no texto e que o leitor consegue captar com base em seus conhecimentos e com base no texto.

5 Observe a tirinha a seguir:
Que inferências são necessárias para interpretar o texto?

6 Que saberes são necessários para interpretar a tirinha?

7 Portanto... a inferência é uma atividade mental apoiada em conhecimentos socioculturais, em um contexto específico. É quando o leitor busca para além do texto informações e conhecimentos adquiridos pela experiência de vida, com os quais preenche os vazios textuais.

8 O que nos motiva a fazer inferências?
Exercer a atividade mental Ler para construir significados do texto Compreender o que está implícito no texto

9 A inferência caracteriza-se pelo resultado da compreensão do
que está implícito no texto... e que o leitor consegue captar com base em seus conhecimentos prévios e no texto científico.

10 As informações implícitas :Pressupostos e subentendidos - José Luiz Fiorin
Pressupostos: são aquelas ideias não expressadas de modo explícito, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas no enunciado. Ex: Infelizmente, meu marido continua trabalhando fora do país. Pressuposto: O marido está trabalhando fora do país e a mulher não está satisfeita com essa situação. Ex: Decidi deixar de comer carne. Pressuposto: A pessoa comia carne antes.

11 Marcas linguísticas que facilitam a identificação de pressupostos:
Verbos que indicam fim, continuidade, mudança e implicações: começar, continuar, parar, deixar, acabar, conseguir,... Advérbios: felizmente, finalmente, ainda, já, depois, antes, agora... Locuções que indicam circunstâncias: depois que, antes que, desde que, visto que,...

12 Subentendidos Subentendidos são as insinuações escondidas por trás de uma afirmação. O subentendido difere do pressuposto num aspecto importante: ele é de responsabilidade do ouvinte, pois o falante, ao subentender, esconde-se por trás do sentido literal das palavras e pode dizer que não estava querendo dizer o que o ouvinte depreendeu.

13 Exemplos: Quando sair de casa, não se esqueça de levar um casaco.
Subentendido:  Está frio lá fora.  Você vai a pé para casa agora? Subentendido: Eu posso lhe dar uma carona ou é perigoso andar a pé na rua a estas horas.

14 Importante Há textos em que nem tudo o que importa para interpretação está registrado. O que não foi escrito deve ser levado em consideração para que se possa verdadeiramente interpretar um texto.


Carregar ppt "Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google