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Teleconferência sobre a metodologia para a seleção dos usuários

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Apresentação em tema: "Teleconferência sobre a metodologia para a seleção dos usuários"— Transcrição da apresentação:

1 Teleconferência sobre a metodologia para a seleção dos usuários
- Inquérito de continuidade da atenção- Teleconferência, 10 de abril de 2015

2 Ordem do dia Boas vindas
Questões pendentes da teleconferência sobre a avaliação da prova piloto Ficha de seleção dos usuários: apresentação da proposta modificada Apresentação da proposta para a seleção dos usuários Discussão sobre a metodologia para a seleção Próximos passos para a realização dos inquéritos (coordenação e continuidade)

3 Resumo do trabalho de campo Processo de avaliação do piloto
Questões pendentes da teleconferência sobre a avaliação da prova piloto Conteúdo da teleconferência anterior Resumo do trabalho de campo Processo de avaliação do piloto Observações gerais sobre o questionário Propostas de modificação (por secções) Metodologia Recomendações - Lições aprendidas Passos para o desenho final do questionário

4 Capacitação dos entrevistadores e supervisores
É necessário conhecer perfeitamente o instrumento porque muitos dos problemas achados no piloto parecem estar relacionados com uma fraca capacitação dos entrevistadores: Alguns usuários não cumpriam os critérios de inclusão  sem experiência preenchida (secções 2, 3, 4 e 5) As opções de resposta não devem ser lidas, exceto quando indicado A escala está respondida com as categorias extremas em alguns países

5 Capacitação dos entrevistadores e supervisores (II)
Sugestões para a capacitação: Fazer 6 entrevistas na capacitação dos entrevistadores (e supervisores): 1 entrevista na mesma capacitação com outro entrevistador 2 entrevista com familiares ou amigos 3 entrevista com usuários dos serviços Capacitar para detectar que as respostas dos usuários são adequadas ao objetivo das perguntas No preenchimento da escala: Insistir na importância que o usuário não responda em relação na última experiência (como nas secções previas) Cartão com as respostas para que o usuário as possa ler Lembrar ao entrevistado as respostas positivas (sempre, muitas vezes) ou negativas (poucas vezes, nunca) quando a resposta espontânea seja sim ou não

6 Metodologia para a seleção dos usuários
Ficha para a seleção dos usuários Duas mudanças importantes Se perguntará pelo centro onde realizou as consultas Se dividirá a pergunta: Nos últimos seis meses ha consultado ao médico do posto e também a um especialista ou tem sido atendido nas urgências do hospital pela mesma doença ou problema de saúde? Proposta ¿Nos últimos seis meses você consultou ao médico do posto e também ao especialista pela mesma doença ou problemas de saúde? - Não  Seguinte pergunta - Sim  Em quais centros? VERIFICAR COM A LISTAGEM DOS CENTROS QUE OS DOIS CENTROS (A CONSULTA COM O MÉDICO DO POSTO E COM O ESPECIALISTA) PERTENCEN DAS REDES DE ESTUDO  Perfeito, cumpre os critérios para que lhe possa fazer entrevista. Você acha que podemos começar agora com a entrevista?

7 Metodologia para a seleção dos usuários (I)
Onde? As entrevistas serão realizadas nos centros de atenção básica / primaria / I nível / consultórios do médico geral Antes de ir aos centros Os países que tenham um número elevado de centros, deverão fazer uma seleção aleatória dos centros, em base à tipologia. A amostragem será planificada com cada país segundo as suas características.

8 Metodologia para a seleção dos usuários (III)
Proposta Em cada sala de espera haverá um selecionador e tantos entrevistadores como seja necessário (em função do fluxo de pacientes). O selecionador abordará a todos os usuários que entrem na sala de espera se seguiram os seguintes passos: 1. O selecionador aborda a primeira pessoa 2. Aplica a Ficha para a seleção dos usuários - No caso que cumpra os critérios e aceite participar, lhe dirigirá com algum dos entrevistadores para que lhe realize a entrevista. - No caso contrario, registrará a informação pertinente na folha de contactos (sexo, idade aproximada) e voltar ao primeiro ponto Quando o entrevistador finalize uma entrevista, avisará ao selecionador para que lhe envie outro paciente. Se o selecionador escolhe um usuário e não há entrevistadores disponíveis tem que perguntar se pode esperar-se ou marcar outro momento para realizar a entrevista. Se o usuário não quer esperar ou não pode em outro momento, registrar na folha de contato como rejeição e anotar o motivo (“não podia esperar” ou o que seja).

9 Próximos passos para a realização dos inquéritos (coordenação e continuidade)
Adaptação de questionários, materiais, 2º pretest continuidade, amostra e seleção de centros ( de abril) Questionário de coordenação para imprimir: 24 de abril Questionário de continuidade para imprimir: 30 de abril Inicio do inquérito (inicio de capacitações) Inquérito de coordenação: 27 de abril Inquérito de continuidade: 21 de maio Finalização de coleta de dados, codificação perguntas abertas Inquérito de coordenação: 29 de maio Inquérito de continuidade: 26 de junho Digitação, depuração e envio BBDD BBDD coordenação:19 de junho BBDD continuidade: 17 de julho Análise preliminar por pais Relatório de coordenação: 19 de julho Relatório de continuidade: 31 de julho

10 Obrigada! ¡Muchas gracias!


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