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HOUSE ORGAN
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O que é: É a denominação dada ao veiculo ( jornal ou revista) de uma empresa, geralmente usado para divulgar os fatos e as realizações da organização.
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A quem se destina? A maioria tem o público interno como prioritário, mas é cada vez mais frequente o caso de empresas que possuem dois ou mais house organs para atingir, de maneira adequada públicos distintos.
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Quem faz? O departamento de comunicação Assessorias de imprensa
Assessorias de comunicação Agências de publicidade
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Veículo Jornalístico? O house organ não propõe o debate, não incentiva o pluralismo de idéias, não ouve o outro lado, porque, definitivamente, está comprometido com a visão oficial. “O house organ é a cara da empresa".
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As quatro funções principais
Informação Educação Integração Motivação
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Informação Notícias sobre a empresa, sua performance, seus planos e políticas, explicações sobre condições de trabalho, procedimentos administrativos, normas técnicas, entre outros.
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Educação Mensagens sobre direitos trabalhistas, prevenção de acidentes, relações humanas, cultura, saúde, prevenção, entre outros
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Integração Mensagens destinadas a promover um sentimento comunitário entre os participantes da organização, e a os manter coesos e harmonizados em torno de objetivos comuns
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Motivação Estímulos à maior eficiência e produtividade, valorização do pessoal, apelos a um comportamento positivo no ambiente de trabalho
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O projeto editorial É o estudo que definirá a forma e o conteúdo de publicações, a composição das matérias e a forma como cada tema deverá ser tratado. Segmentação dos públicos Análise do ambiente Identificação de valores comuns
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As etapas Selecionar o público; Definir linha editorial;
Indicar a linguagem mais adequada Criar: seções, editorias, colunas. Elaborar projeto gráfico; Elaborar numero 0 para testagem.
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Critérios de noticiabilidade
Novidade Proximidade Relevância
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O lead O lead (ou, na forma aportuguesada, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa “guia" ou "o que vem à frente".
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As seis perguntas básicas
O que? Quem Quando? Como? Onde? Por que?
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A Pauta Informações iniciais, enviadas pelo “pauteiro” para o repórter. Essas informações são a base para o desenvolvimento da matéria.
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O release Release é um texto informativo passado pela assessoria de imprensa da empresa para os meios de comunicação. Além das informações, o release deve conter os contatos para desenvolvimento da matéria.
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A matéria Em jornalismo, no Brasil, matéria é sinônimo de material jornalístico como notícia, artigo ou reportagem.
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A linguagem jornalística:
Refere-se a textos eminentemente informativos, relativamente curtos, claros, diretos, concisos e elaborados segundo regras de codificação bem determinadas: título, lead, subtítulos, construção por blocos, e em forma de pirâmide invertida.
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