A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HOUSE ORGAN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HOUSE ORGAN."— Transcrição da apresentação:

1 HOUSE ORGAN

2 O que é: É a denominação dada ao veiculo ( jornal ou revista) de uma empresa, geralmente usado para divulgar os fatos e as realizações da organização.

3 A quem se destina? A maioria tem o público interno como prioritário, mas é cada vez mais frequente o caso de empresas que possuem dois ou mais house organs para atingir, de maneira adequada públicos distintos.

4 Quem faz? O departamento de comunicação Assessorias de imprensa
Assessorias de comunicação Agências de publicidade

5 Veículo Jornalístico? O house organ não propõe o debate, não incentiva o pluralismo de idéias, não ouve o outro lado, porque, definitivamente, está comprometido com a visão oficial. “O house organ é a cara da empresa".

6 As quatro funções principais
Informação Educação Integração Motivação

7 Informação Notícias sobre a empresa, sua performance, seus planos e políticas, explicações sobre condições de trabalho, procedimentos administrativos, normas técnicas, entre outros.

8 Educação Mensagens sobre direitos trabalhistas, prevenção de acidentes, relações humanas, cultura, saúde, prevenção, entre outros

9 Integração Mensagens destinadas a promover um sentimento comunitário entre os participantes da organização, e a os manter coesos e harmonizados em torno de objetivos comuns

10 Motivação Estímulos à maior eficiência e produtividade, valorização do pessoal, apelos a um comportamento positivo no ambiente de trabalho

11 O projeto editorial É o estudo que definirá a forma e o conteúdo de publicações, a composição das matérias e a forma como cada tema deverá ser tratado. Segmentação dos públicos Análise do ambiente Identificação de valores comuns

12 As etapas Selecionar o público; Definir linha editorial;
Indicar a linguagem mais adequada Criar: seções, editorias, colunas. Elaborar projeto gráfico; Elaborar numero 0 para testagem.

13 Critérios de noticiabilidade
Novidade Proximidade Relevância

14 O lead O lead (ou, na forma aportuguesada, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa “guia" ou "o que vem à frente".

15 As seis perguntas básicas
O que? Quem Quando? Como? Onde? Por que?

16 A Pauta Informações iniciais, enviadas pelo “pauteiro” para o repórter. Essas informações são a base para o desenvolvimento da matéria.

17 O release Release é um texto informativo passado pela assessoria de imprensa da empresa para os meios de comunicação. Além das informações, o release deve conter os contatos para desenvolvimento da matéria.

18 A matéria Em jornalismo, no Brasil, matéria é sinônimo de material jornalístico como notícia, artigo ou reportagem.

19 A linguagem jornalística:
Refere-se a textos eminentemente informativos, relativamente curtos, claros, diretos, concisos e elaborados segundo regras de codificação bem determinadas: título, lead, subtítulos, construção por blocos, e em forma de pirâmide invertida.


Carregar ppt "HOUSE ORGAN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google