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Técnicas de Comunicação Oral aplicada às instituições de saúde

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Apresentação em tema: "Técnicas de Comunicação Oral aplicada às instituições de saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Comunicação Oral aplicada às instituições de saúde
Habilidades de comunicação eficaz Assertiva, Persuasiva, Empatia Elementos que influenciam a comunicação Ruído Interferência

2 Reflexão conjunta O que é uma boa comunicação?
Do que preciso para que a minha comunicação seja boa? Que aspectos da minha forma de comunicar podem ser mudados para melhorar o meu trabalho?

3 HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO ORAL NAS I.S
A EMPATIA É a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro e entrar em sintonia com as formas pelas quais este passa pelas circunstâncias da vida. É um sentimento geralmente vivido em mão dupla. Não se trata de estar sempre sorrindo, com simpatia, mas, sobretudo, de estar junto com o outro, compartilhando o momento vivido.

4 HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO ORAL NAS I.S
A reactividade É capacidade de responder ao outro a partir de um ritmo condizente ao ritmo do outro, sem atropelá-lo, nem abandoná-lo em um monólogo. Diz respeito, portanto, ao tempo entre o momento em que o paciente parou de falar e o profissional começa.

5 HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO ORAL NAS I.S
A ASSERTIVIDADE É a capacidade de o profissional actuar com decisão, clareza e sabendo o que pretende a cada momento, com atitude activa, mas sem ser rude.

6 CRITÉRIOS PARA COMUNICAÇÃO EFICAZ em I.S
As maneiras de demonstração de interesse pelo paciente: A MANEIRA DE ESCUTAR Esta exige habilidades psicomotoras, tais como: sinais faciais de acordo com o relato, olhar que mostra interesse, mudanças dinâmicas e sintónicas com as reacções do paciente de alegria, solidariedade, tristeza etc. Durante a escuta, o profissional deve procurar manter um estado mental de serenidade, concentração e interesse genuíno pela outra pessoa.

7 CRITÉRIOS PARA COMUNICAÇÃO EFICAZ em I.S
A MANEIRA DE FALAR Sabe-se que é o indicador mais utilizado pelo utente para saber se o profissional é ou não competente. É o modo como o profissional aparenta seu grau de segurança em relação às suas técnicas e conhecimentos. Os gestos mais associados à insegurança são: pôr as mãos sobre a boca, jogar o corpo bruscamente para trás, falar como se fizesse um ditado. cumprimentar a pessoa pelo nome; ouvir atentamente

8 ELEMENTOS INFLUENCIADORES (perturbadores) À COMUNICAÇÃO
Os ruídos São elementos físicos externos aos participantes da comunicação. São fenómenos físicos que afectam a emissão e a recepção da informação. É algo acrescentado ao sinal entre a transmissão e a sua recepção. É qualquer sinal recebido que não tenha sido emitido pela fonte. Ex.

9 ELEMENTOS INFLUENCIADORES (perturbadores) À COMUNICAÇÃO
INTERFERÊNCIAS São fenómenos de ordem psicologia que têm a função de perturbar a comunicação. As interferências são elementos internos aos comunicadores, dividindo-se em três classes: cognitivas, emocionais e as socioculturais.

10 ELEMENTOS INFLUENCIADORES (perturbadores) À COMUNICAÇÃO
Cognitivo O problema do paciente não é compreendido pelo médico por vários motivos que residem em pensamentos automáticos que este desenvolveu e cristalizou ao longo do seu trajecto pessoal e profissional. O profissional de saúde tende a ignorar aspectos psicossociais de seus pacientes, o que também atrapalha a comunicação. Ex. Se esse problema nunca foi resolvido, não serei eu a resolver….

11 ELEMENTOS INFLUENCIADORES (perturbadores) À COMUNICAÇÃO
Emocionais Apresentam-se quando os pacientes possuem algum transtorno psiquiátrico (depressão, ansiedade etc.), ou emoções extremas (ressentimento, agressividade). Ex. desinteresse; Preconceito: (pressupor que adolescentes grávidas são irresponsáveis e imorais, generalizar e tratar todas com sermões moralistas, sem nem sequer escutar as histórias de vida delas).

12 ELEMENTOS INFLUENCIADORES (perturbadores) À COMUNICAÇÃO
Socioculturais Diferença sociocultural entre o paciente e o profissional. Isso incide nas crenças de custo-benefício sobre a comunicação pretendida. Ex. Porquê tanto trabalho, se ele não vai entender, pois vivemos em mundos diferentes.


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