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Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional

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Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Diario de Bordo Monalisa Campos

2 Musica marcante Introdução Vivências Fatos significativo Considerações finais

3 Introdução O Diário de Bordo é uma atividade que expõe as vivências apresentadas pelos alunos do 3° período do curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional. Com a colaboração das professoras: Ana Carolina Scalia Rodrigues- Estudos Independentes III Gilca Santos Vilarinho–Informática Aplicada a Educação

4 Vivências Vivência da coragem e confiança Conhecimento Mútuo
e confiança II Vivência da confiança e amizade Vivência da vela

5 Vivência da coragem e da confiança DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇOES
PESSOAIS

6 Descrição Vivência da coragem e da confiança Material:
Bexigas coloridas; papeletas com frases incompletas; colchonete; Cd; som; texto de apoio Duração: 40 minutos.

7 Descrição Vivência da coragem e da confiança
Numero de participantes: 20 pessoas. Objetivos: Proporcionar de forma descontraída e motivadora o autoconhecimento e o conhecimento mútuo do grupo; melhorar o relacionamento intergrupal; aproximar as pessoas através da identificação de diferenças e semelhanças; exercitar o ouvir e o falar.

8 Metodologia Vivência da coragem e da confiança
1° Momento(Aquecimento): Pedir que os integrantes façam um circulo, sentando-se em colchonete. Cada um deles receberá uma bexiga e a seguinte orientação “vocês deverão encher as bexigas sem se preocuparem com as papeletas contidas no seu interior”

9 Metodologia Vivência da coragem e da confiança 2° Momento (Técnica):
Depois de cheias, convida-los a jogar “escravos de Jó” (pode-se sugerir ao grupo um treino inicial para que todos joguem uniformemente). Ao termino do jogo estourar a bexiga que estiver em sua mão e resgatar a papeleta contida em seu interior.

10 Metodologia Vivência da coragem e da confiança 3° Momento (Ação):
O participante deverá ler e refletir, individualmente, por aproximadamente 10 minutos, sobre as três frases incompletas escritas no papel, sendo que, duas delas (Adoro... e Detesto...) serão comuns a todos.

11 Metodologia Vivência da coragem e da confiança
4° Momento (Socialização): Depois desse tempo, é solicitado que algum integrante do grupo inicie o relato das frases escritas e de sua reflexão sobre elas, seguindo em seqüência até o último participante. Finalizando, faz-se uma discussão sobre a experiência vivida.

12 Considerações Pessoais
Vivência da coragem e da confiança Considerações Pessoais Percebi que nesta dinâmica houve uma integração de todo o grupo através da dinâmica escravos de jó, em que uns ajudava aos outros para que todos pudessem jogar de forma uniforme, percebi também que ao compartilhar a frase de cada um o grupo pode conhecer melhor o que cada um mais gostava ou detestava, percebi também que expor o que cada um sentia teve também alguns desabafos.

13 Vivência da coragem e da confiança II DESCRIÇÃO METODOLOGIA
CONSIDERAÇOES PESSOAIS

14 Vivência da coragem e da confiança II Descrição
Numero de participantes: 25 pessoas. Objetivos: Proporcionar de forma descontraída e motivadora como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia e nem sempre e quem fica por ultimo é ruim.

15 Vivência da coragem e da confiança II Descrição Material:
Caixa; Chocolate; Aparelho de Som; Cds; Texto de apoio; Pincel ; Quadro; Balão. Duração: 30 minutos.

16 Vivência da coragem e da confiança II Metodologia
1° Momento(Aquecimento): Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: - Estão vendo esta caixa?

17 Vivência da coragem e da confiança II Metodologia
1° Momento(Aquecimento): Dentro dela existem ordens a serem cumpridas, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... Ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).

18 Vivência da coragem e da confiança II Metodologia
2° Momento (Técnica): Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for Interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa)

19 Vivência da coragem e da confiança II Metodologia 3° Momento (Ação):
Aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa que esta dentro da caixa... É importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... E execute o que esta no papel.

20 Vivência da coragem e da confiança II Metodologia
4° Momento (Socialização): Depois de muito suspense quando finalmente todos os jovens faltando apenas um do grupo já tiver pegado um papeleta deve se seguir com a musica para que o ultimo jovem abra a caixa e encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).

21 Vivência da coragem e da confiança II Considerações Pessoais
Esta dinâmica trouxe muitas experiências para o grupo em que primeiramente serviu como distração ou um aqueci- mento e ao mesmo tempo trouxe aprendizados mostrando que muitas vezes queremos ver outras pessoas e ou colegas passando uma vergonha mas nunca o eu, assim aprendemos que nem sempre quem fica por ultimo é o pior que no final pode-se sim ter uma surpresa doce.

22 Conhecimento Mútuo DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇOES PESSOAIS

23 Conhecimento Mútuo Descrição Numero de participantes: 25 pessoas.
Objetivos: Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal.

24 Conhecimento Mútuo Descrição
Material: Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes. Duração: 75 min

25 Conhecimento Mútuo Metodologia 1° Momento(Aquecimento):
Os participantes deverão permanecer em silencio por três minutos enquanto os facilitadores conduzirão uma reflexão.

26 Conhecimento Mútuo Metodologia 2º Momento (Técnica) :
Os facilitadores propõem aos participantes que se imagine em um local onde se sintam tranqüilos, cada um devera fazer uma analise de algumas qualidades e defeitos, e de algumas características de si próprio.

27 Conhecimento Mútuo Metodologia 3° Momento (Ação):
Em continuação os facilitadores pedem que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida (características individuais), fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos. A seguir, os facilitadores recolhem as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma.

28 Conhecimento Mútuo Metodologia 4° Momento (Socialização):
Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa.

29 Conhecimento Mútuo Considerações Pessoais
Esta dinâmica me levou a refletir sobre as características negativas e positivas de meus colegas de sala se realmente os conheço se sei o que eles gostam ou não gostam de algo, passou um sentimento de curiosidade pra saber que, possuía as qualidades apresentadas e ajudou ao grupo a se conhecer mais.

30 Vivência da confiança e amizade DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇOES
PESSOAIS

31 Vivência da confiança e amizade Descrição
Numero de participantes: 25 pessoas. Objetivos: Não desejar ao próximo o que não deseja a si próprio. Material: Tarjetas de papel. Duração: 20 minutos.

32 Vivência da confiança e amizade Metodologia 1° Momento(Aquecimento):
Foi realizada uma dinâmica da bexiga em que tínhamos que proteger a nossa bexiga para que ninguém estoura-se despertando em nós o espírito de competição e eu fui uma das que consegui proteger o meu balão até o final utilizando de recursos como a minha altura correndo dando as costas, assim conseguimos vencer o proposto.

33 Vivência da confiança e amizade Metodologia 2° Momento (Técnica):
Cada um escreverá em uma tarjeta de papel o que o seu vizinho da direita deverá fazer perante o grupo.

34 Vivência da confiança e amizade Metodologia 3° Momento (Ação):
Depois que todos tiverem escrito, cada um vai fazer aquilo que propôs para o seu companheiro.

35 Vivência da confiança e amizade Metodologia
4° Momento (Socialização): O facilitador analisará, com o grupo, como a vida pode trazer surpresas e nossas atitudes diante disso; o que é idéia preconcebida e como ela influencia em nossas ações.

36 Considerações Pessoais
Vivência da confiança e amizade Considerações Pessoais Esta dinâmica me levou a ver como é uma competição, como o ser humano normalmente visa somente o beneficio próprio aprendi o quanto é importante visar o bem dos outros para que as pessoas também possa querer o meu bem.

37 Vivência da Vela DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇOES PESSOAIS

38 Vivência da Vela Descrição Numero de participantes: Até 30 pessoas.
Objetivos: Refletir sobre coisa que não conseguiu realizar e projetar a confiança noutra pessoa para a realização futura daquilo que gostaria, mas não tem mais tempo..

39 Vivência da Vela Descrição Material:
Duas velas ( uma queimada quase no fim, uma inteira), Som – CD (relaxamento), Almofadas/cochonetes Duração: 1h 10 min

40 Vivência da Vela Metodologia 1° Momento(Aquecimento):
Chegada – Relaxamento - Técnica de reflexão introdução percepção.

41 Vivência da Vela Metodologia 2º Momento (Técnica) :
O facilitador devera ter ã mão, visível, um toco de vela, bem pequeno, já quase no fim. A vela grande deverá estar guardada, sem que o grupo veja. Refletir as oportunidades passadas e não concretizadas. Acender o toco de vela e colocar para os grupos as instruções.

42 Vivência da Vela Metodologia 3° Momento (Ação):
“Esta vela que está se acabando é você. Ela representa o final das nossas atividades aqui.Muitas coisas poderiam ter sido realizadas, mas não foram, nem foram ditas. Você está no seu instante final e esta é uma oportunidade única – é a sua despedida. O que você gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir?”Iniciar por um voluntário, que passará o toco da vela para o vizinho da direita, que se coloca e passa para a próxima pessoa e, assim, sucessivamente, até ter-se completado a roda:

43 Vivência da Vela Metodologia 3° Momento (Ação):
Acender a vela nova e grande. Recomeçar com o mesmo voluntário do início e dizer o seguinte; “Esta vela é você em um novo começo, representando o que você não fez até hoje, mas gostaria de fazer. Que pessoa você escolheria para depositar toda a sua confiança e dar continuidade ao que você não pôde realizar? Dirija-se até ela e passe a vela” -Deixar os participantes livres para se dirigirem a quem quiserem.

44 Vivência da Vela Metodologia 4° Momento (Socialização):
Trocar emoções sentimentos despertado no processo Vivenciado * Quais os sentimentos que sentiram durante as vivências? * Que sentimentos diante da vela queimada, foi resgatado. * Se foi fácil ou difícil depositar a confiança no colega? * Diante da vela inteira qual a esperança para o novo?

45 Vivência da Vela Metodologia 4° Momento (Socialização):
* Qual o olhar que interferiu na vivência? (entrega ou defesa) * Como você se percebeu no grupo? * Como percebeu seus colegas no grupo? * O que descobriu de novo a respeito do grupo?

46 Vivência da Vela Considerações Pessoais
Esta dinâmica foi muito interessante porque despertou a vontade de poder fazer as coisas quando necessários como se fosse o ultimo momento da minha vida, aproveitar a s belezas da vida e sempre fazer o que o coração mandar com muita responsabilidade sempre aproveitando bem o meu tempo.

47 "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." (Paulo Coelho)
Considerações Finais A construção do diário de bordo veio para acrescentar muito pra mim pois aprendi a respeitar os sentimentos dos colegas, influenciando na minha vida profissional. Também aprendi a importância de uma vivência quando ela deve ser aplicada ou não e passo a passo para construí-la. Realmente foi um trabalho que adquiri muitas experiências. "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." (Paulo Coelho)


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