A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLUBE CEU REUNIÃO DE PILOTOS 31/03/2009. PRINCIPAIS ASSUNTOS ACORDO OPERACIONAL ORIENTAÇÕES IMPORTANTES INCIDENTES NO PERÍODO BOX ACROBÁTICO LIVRO DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLUBE CEU REUNIÃO DE PILOTOS 31/03/2009. PRINCIPAIS ASSUNTOS ACORDO OPERACIONAL ORIENTAÇÕES IMPORTANTES INCIDENTES NO PERÍODO BOX ACROBÁTICO LIVRO DE."— Transcrição da apresentação:

1 CLUBE CEU REUNIÃO DE PILOTOS 31/03/2009

2 PRINCIPAIS ASSUNTOS ACORDO OPERACIONAL ORIENTAÇÕES IMPORTANTES INCIDENTES NO PERÍODO BOX ACROBÁTICO LIVRO DE OCORRÊNCIAS INFORMAÇÕES OPERACIONAIS SEMINÁRIO ABUL OBRAS DAS PISTAS 15 E 25 LAAD – LATIN AMERICA AEROSPACE & DEFENSE

3 Revisão do Acordo Operacional – SDIN – CAer – SBJR de 16 de Outubro de 2008 Saída do CAer pelo corredor Mônica a 500 ft; Saída do CAer pelo corredor Mônica a 500 ft; Entrada pelo corredor CAer – exclusivo para aeronaves que se destinam ao CAer Entrada pelo corredor CAer – exclusivo para aeronaves que se destinam ao CAer Homologação da nova carta - Rota Especial de Aeronaves – REA – em vigor Homologação da nova carta - Rota Especial de Aeronaves – REA – em vigor Novo traçado da ATZ de SBJR Novo traçado da ATZ de SBJR

4 VAC - SBJR

5 Atentar as seguintes orientações

6 Aeronaves evoluindo para o setor W, fora da REA BRAVO, não necessitam efetuar contato com TWR JR. Podem apenas monitorar a frequência Mhz Aeronaves evoluindo para o setor E, na REA BRAVO ou fora da mesma, o contato é compulsório com TWR JR. Caso o contato não seja possível, seguir na REA BRAVO a 500 ft para o cruzamento ao sul do aeródromo de JR Sobrevôo do setor W : se julgar necessário, o piloto em comando poderá informar a JR a sua atual posição ou intenções de vôo, de forma rápida e concisa e solicitar informação de vôo e alerta.

7 Tráfegos com procedência da REA CHARLIE, DELTA OU SETOR DE SANTA CRUZ: Tráfegos com procedência da REA CHARLIE, DELTA OU SETOR DE SANTA CRUZ: APÓS LIVRAR A FREQUÊNCIA DA TORRE (118.8 Mhz) OU APP SC (133.7 Mhz), MONITORAR A FREQUÊNCIA DA TWR JR (118.4 Mhz) ATÉ PRÓXIMO A POSIÇÃO ITAÚNA E ENTÃO TRANSFERIR PARA A COORDENAÇÃO DE SDIN.ESSE PROCEDIMENTO AINDA SERA IMPLEMENTADO. APÓS LIVRAR A FREQUÊNCIA DA TORRE (118.8 Mhz) OU APP SC (133.7 Mhz), MONITORAR A FREQUÊNCIA DA TWR JR (118.4 Mhz) ATÉ PRÓXIMO A POSIÇÃO ITAÚNA E ENTÃO TRANSFERIR PARA A COORDENAÇÃO DE SDIN.ESSE PROCEDIMENTO AINDA SERA IMPLEMENTADO. Uma condição especial será formalizada para a transferência direta TWR ou APP –SC para a Coordenação de SDIN, evitando o contato com JR. (Em andamento) Uma condição especial será formalizada para a transferência direta TWR ou APP –SC para a Coordenação de SDIN, evitando o contato com JR. (Em andamento) Nota: Caso julgar necessário, devido a existência de algum tráfego(s) conflitante(s), o piloto poderá contactar TWR-JR, informando a procedência, destino e sua atual posição de forma rápida e concisa e solicitar informação de vôo naquele setor. Nota: Caso julgar necessário, devido a existência de algum tráfego(s) conflitante(s), o piloto poderá contactar TWR-JR, informando a procedência, destino e sua atual posição de forma rápida e concisa e solicitar informação de vôo naquele setor.

8 Incidentes ocorridos no Período Ocorrências Registradas no Período Ocorrências Registradas no Período Dezembro Janeiro de 2009 > Conflitos de tráfego – quase colisão – tráfego incorreto – entrada e saída > Aeronave em suposta emergência – procedimento incorreto congestionou a frequência

9 BOX ACROBÁTICO A ativação do BOX deverá ser feita por telefone, pelo próprio piloto, até 10 minutos antes da decolagem, informando seu tempo de permanência naquele setor. A ligação deve ser efetuada diretamente à torre de controle no tel.: (21) A ativação do BOX deverá ser feita por telefone, pelo próprio piloto, até 10 minutos antes da decolagem, informando seu tempo de permanência naquele setor. A ligação deve ser efetuada diretamente à torre de controle no tel.: (21) A desativação/abandono do BOX deverá ser comunicada via canal VHF ou telefone imediatamente após o pouso para a liberação da área. A desativação/abandono do BOX deverá ser comunicada via canal VHF ou telefone imediatamente após o pouso para a liberação da área. A autorização para uso do BOX ficará condicionada ao lançamento de PDQs – NOTAM D2283/2008 A autorização para uso do BOX ficará condicionada ao lançamento de PDQs – NOTAM D2283/2008

10 PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS Reportes de Aeronaves externas – Acfts de asa rotativa sobrevoando os Corredores Itaúna, Mônica e CAer abaixo de 500 ft. Reportes de Aeronaves externas – Acfts de asa rotativa sobrevoando os Corredores Itaúna, Mônica e CAer abaixo de 500 ft. Notificação (fonia e sistema) de vôo local e destino real a outras localidades. Notificação (fonia e sistema) de vôo local e destino real a outras localidades. Uso inadequado do canal VHF durante fases críticas. Uso inadequado do canal VHF durante fases críticas. Falta de Padronização do circuito de tráfego - Aeronaves COM e SEM rádio. Falta de Padronização do circuito de tráfego - Aeronaves COM e SEM rádio. Rasantes em horário próximo ao por-do-sol causando confusão na coordenação Rasantes em horário próximo ao por-do-sol causando confusão na coordenação Livro de Ocorrências da Coordenação de SDIN - meses de Dezembro 2008 à Janeiro de 2009

11 LAAD – LATIN AMERICA AND DEFENSE Evento será no Riocentro de 13 a 17 de abril Evento será no Riocentro de 13 a 17 de abril Proibido sobrevoo do setor norte Proibido sobrevoo do setor norte Operação proibida na área delimitada por Nogueira até o setor norte de SBJR – GND until 2000 ft Operação proibida na área delimitada por Nogueira até o setor norte de SBJR – GND until 2000 ft Provável utilização de aeronave VANT para monitoramento do espaço Provável utilização de aeronave VANT para monitoramento do espaço Clube CEU só vai operar na pista 25/07 nesse período Clube CEU só vai operar na pista 25/07 nesse período

12 INFORMAÇÕES OPERACIONAIS Frequência de operação (FCA) na região de SDAG, SDCZ, SDPA e SDTK : Mhz Frequência de operação (FCA) na região de SDAG, SDCZ, SDPA e SDTK : Mhz NOTAM D 0119 e D 0120/2009 NOTAM D 0119 e D 0120/ AGA - 01/10/08 08: /03/09 21:12 AD - TODA ACFT QUE PRETENDA DECOLAR DEVERA APRESENTAR PLN, PLN SIMPLIFICADO E MSG DE ATUALIZACAO A QUALQUER SALA AIS CREDENCIADA CONTIDA NA FIR CURITIBA RMK: ACFT QUE PRETENDA VOAR ACIMA DO FL075 TERA SUA DEP CONDICIONADA AO PREVIO CTC COM APP RIO, TIL 10 MIN BFR EOBT, PELOS TELEFONES (21) OU (21) ) 03/02/09 20: /06/09 20:00 ACFT EM OPS NAS PROXIMIDADES DOS AD DEVERAO REALIZAR A COORDENACAO NA FCA 125,275MHZ

13 INFORMAÇÕES OPERACIONAIS SBCB – Aeroporto de Cabo Frio RJ 28/11/08 00: /02/09 23:59 28/11/08 00: /02/09 23:59 MON TIL FRI 0000/2359 RWY 10/28 AUTH SOMENTE OPS HEL E ACFT ACIMA DE 44 TONELADAS RMK: ACFT ACIMA DE 44 TONELADAS PPR COM 48HR DE ANTECEDENCIA DA ADMINISTRACAO AERONAUTICA LOCAL SDNY – Aeroporto de Nova Iguaçu Operando com planadores e aeronaves em instrução próximo ao aeródromo – FCA Mhz SIMULAÇÕES DE TRÁFEGO DISPONÍVEIS NO SITE DO CLUBE CEU - - LINK CARACTERÍSTICAS E TRÁFEGO

14 ALGUNS NÚMEROS JANEIRO 2009 – MARÇO 2009 MOVIMENTAÇÕES: 6600 movimentações (est) MOVIMENTAÇÕES: 6600 movimentações (est) CONSUMO DE AVGAS: LITROS (aumento de 59% em relação a igual período de 2008) CONSUMO DE AVGAS: LITROS (aumento de 59% em relação a igual período de 2008) AERONAVES VISITANTES: 03 AERONAVES VISITANTES: 03

15 OUTROS ASSUNTOS PROJETO DA NOVA PISTA MELHORIAS NA TORRE DE SDIN SISTEMA DE MONITORAMENTO DE PISTAS E INSTALAÇÕES POR CÂMERAS DE VÍDEO PROJETO DA NOVA PISTA MELHORIAS NA TORRE DE SDIN SISTEMA DE MONITORAMENTO DE PISTAS E INSTALAÇÕES POR CÂMERAS DE VÍDEO


Carregar ppt "CLUBE CEU REUNIÃO DE PILOTOS 31/03/2009. PRINCIPAIS ASSUNTOS ACORDO OPERACIONAL ORIENTAÇÕES IMPORTANTES INCIDENTES NO PERÍODO BOX ACROBÁTICO LIVRO DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google