A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATM 005. COORDENAÇÃO ATM 005 OBJETIVO ESPECÍFICO Demonstrar as Responsabilidades do Controle de Aeródromo (TWR) na Coordenação de Tráfego Aéreo (Cp)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATM 005. COORDENAÇÃO ATM 005 OBJETIVO ESPECÍFICO Demonstrar as Responsabilidades do Controle de Aeródromo (TWR) na Coordenação de Tráfego Aéreo (Cp)"— Transcrição da apresentação:

1 ATM 005

2

3 COORDENAÇÃO

4 ATM 005 OBJETIVO ESPECÍFICO Demonstrar as Responsabilidades do Controle de Aeródromo (TWR) na Coordenação de Tráfego Aéreo (Cp)

5 ATM 005 ROTEIRO FINALIDADE E EXECUÇÃO. COORDENAÇÃO À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DE VÔO E ALERTA. COORDENAÇÃO À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO. COORDENAÇÃO ENTRE O ACC E A TWR. COORDENAÇÃO ENTRE O APP E A TWR. COORDENAÇÃO ENTRE POSIÇÕES DE CONTROLE DE UM MESMO ÓRGÃO. TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE ENTRE A TWR E O CONTROLE SOLO. COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS ATC E ESTAÇÕES AERONÁUTICAS. COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS ATS E O SERVIÇO DE METEOROLOGIA. COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS ATS E A ADMINISTRAÇÃO AEROPORTUÁRIA.

6 ATM 005 FINALIDADE E EXECUÇÃO FINALIDADE A coordenação de tráfego aéreo é a troca de informações com a finalidade de assegurar a continuidade da prestação dos serviços de tráfego aéreo. Poderá ser efetuada entre órgãos ATS e entre as posições de um mesmo órgão ATS. EXECUÇÃO A coordenação deverá ser efetuada através do meio de comunicação mais rápido disponível nos órgãos ou posições envolvidas.

7 ATM 005 COORDENAÇÃO À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO VÔO E ALERTA A coordenação entre órgãos ATS que prestam serviços de informação de vôo e serviço de alerta em regiões de informação de vôo adjacentes será realizada, atendendo às aeronaves que operarem segundo um Plano de Vôo IFR ou VFR, a fim de assegurar o serviço de informação de vôo contínuo e o serviço de alerta a essas aeronaves ao longo de rotas especificadas.Quando a coordenação for efetuada de acordo o exposto acima, incluir-se-á a transmissão das seguintes informações: a) itens apropriados do Plano de Vôo em vigor; e b) a hora em que se efetuou o último contato com a aeronave. NOTA: Essas informações serão transmitidas aos órgãos responsáveis pela Região de Informação de Vôo adjacente, na qual a aeronave irá operar antes de sua entrada nessa região.

8 ATM 005 COORDENAÇÃO À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO VÔO E ALERTA NOTA : Rotas Especificadas ATS, são rotas de acordo com a necessidade, são utilizadas para proporcionar os serviços de tráfego aéreo.São as aerovias (sup/inf), rota de assessoramento, rotas com ou sem controle(informação de vôo, reast) e rotas de chegada e saída.

9 ATM 005 COORDENAÇÃO À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO Os APP e as TWR cumprirão as instruções de coordenação estabelecidas pelo ACC.As TWR observarão, adicionalmente, as instruções de coordenação expedidas pelo APP. Não deverá ser permitido que uma aeronave sob controle de um órgão, ou posição de controle, penetre em espaço aéreo sob jurisdição de outro órgão, ou posição de controle, sem que antes tenha sido completada a coordenação. NOTA 1: A TWR terá responsabilidade na prestação do serviço de informação de vôo (FIS) e alerta (AS) e nas vizinhanças do aeródromo fora dos limites da ATZ. NOTA 2: Nenhum órgão penetrará no espaço sob jurisdição de outro, sem a devida coordenação

10 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE O ACC E A TWR As coordenações entre o ACC e a TWR estão relacionadas em sua quase totalidade na aprovação de PLN.Somam-se a essas coordenações: o gerenciamento do fluxo de tráfego com (slots);horários de chegadas e partidas;a transferência de aeronave em vôo VFR diretamente para a TWR em coordenação com o APP; na prestação do serviço de alerta;suspensão das operações IFR e VFR do aeródromo; falha ou irregularidade no funcionamento de qualquer equipamento, luzes ou outros dispositivos e a coordenação de que a aeronave deixou de efetuar o contato inicial com a TWR, após ter sida transferida pelo ACC.

11 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE O APP E A TWR Divisão de Controle O APP manterá o controle das aeronaves que chegam até que estas sejam transferidas à TWR e estejam em comunicação com a mesma. Após efetuar a coordenação com a TWR, o APP poderá liberar as aeronaves que chegam para pontos de espera visual, onde permanecerão até nova autorização da TWR O APP poderá autorizar a TWR que, por sua vez, autorizará a decolagem de uma aeronave, desde que observe a separação da mesma com as aeronaves chegando.A TWR somente poderá autorizar um vôo VFR especial, após ter obtido autorização do APP.

12 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE O APP E A TWR Transferência de Controle Aeronaves que chegam: a) quando a aeronave estiver nas proximidades do aeródromo e for considerado que a aproximação e pouso possam ser completados com referência visual com o solo; ou b) quando a aeronave tiver pousado. NOTA 2: As aeronaves com Plano de Vôo visual poderão ser transferidas diretamente do ACC à TWR, em coordenação com o APP. Aeronaves que Partem: a) imediatamente após a decolagem; ou b) antes que entrem em condições meteorológicas de vôo por instrumentos.

13 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE O APP E A TWR Troca de Informações de Controle A TWR manterá o APP permanentemente informado de dados pertinentes ao tráfego aéreo controlado, tais como: a) horas de pouso e de decolagem; b) indicação de que a primeira aeronave da seqüência de aproximação está em comunicação com a TWR e à vista dessa e que há razoável certeza de que ela completará o pouso; c) toda informação disponível relacionada com as aeronaves atrasadas ou com aquelas de que não se tem notícias; e d) informação referente às aeronaves que constituam tráfego essencial para as aeronaves sob controle do APP.

14 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE O APP E A TWR O APP manterá a TWR permanentemente informada de dados pertinentes ao trafego aéreo controlado, tais como: a) hora prevista e nível proposto de chegada das aeronaves sobre o aeródromo, com 15 minutos de antecedência, pelo menos, da hora estimada de pouso; b) indicação de ter autorizado uma aeronave a estabelecer contato com a TWR e que tal órgão assumirá o controle; e c) atrasos previstos para as decolagens devido a congestionamento de tráfego. NOTA 3: A TWR é também responsável em prestar o serviço de alerta e notificar imediatamente o APP. NOTA 4: A TWR deverá informar ao APP a respeito da aeronave que deixou de estabelecer o contato rádio inicial, após ter sida transferida.

15 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE POSIÇÕES DE CONTROLE DE UM MESMO ÓRGÃO Informações adequadas relativas ao Plano de Vôo e ao controle serão trocadas entre posições de controle do mesmo órgão, no que se referir a: a) todas as aeronaves cuja responsabilidade de controle seja transferida de uma posição de controle a outra (controle solo e a torre); b) aeronaves evoluindo nas proximidades dos limites entre setores de controle de tráfego que possam afetar o controle do tráfego dentro de um setor adjacente (área de manobra e movimento,por exemplo); e c) todas as aeronaves cuja responsabilidade de controle tenha sido delegada por controlador não-radar para um controlador radar, bem como as demais aeronaves afetadas por essa delegação (posições operacionais de um app).

16 ATM 005 TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE ENTRE AS POSIÇÕES OPERACIONAIS TWR E CONTROLE SOLO Aeronaves que chegam: a) após receber da TWR a hora de pouso, autorização para deixar a pista em uso e passar à freqüência do Controle de Solo; ou b) em outra posição na área de manobras previamente estabelecida. Aeronaves que partem: a) na posição 2; ou b) em outra posição na área de manobras previamente estabelecida.

17 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS ATC E ESTAÇÕES DE TELECOMUNICAÇÕES AERONÁUTICAS Os órgãos ATC deverão manter as Estações de Telecomunicações Aeronáuticas, que atendam aos Centros correspondentes, informadas das transferências de comunicações das aeronaves. A informação deverá conter: a) identificação da aeronave (incluindo o código SELCAL); b) rota; c) destino; e d) hora prevista ou real de transferência de comunicações.

18 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS ATC E ESTAÇÕES DE TELECOMUNICAÇÕES AERONÁUTICAS NOTA : ESTAÇÃO AERONAÚTICA é uma estação terrestre do serviço móvel aeronáutico (pode ser a bordo de um navio ou de uma plataforma marítima). NOTA : ESTAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES AERONÁUTICA é a estação do serviço de telecomunicações aeronáutica que proporciona esse serviço para qualquer fim aeronáutico.

19 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS ATS E O SERVIÇO DE METEOROLOGIA Os órgãos ATS deverão manter estreita coordenação com o serviço de meteorologia local, tendo em vista: a) prováveis condições do tempo que possam acarretar riscos à navegação ou suspensão de operação de um ou mais aeródromos sob sua jurisdição; e b) prováveis melhorias nas condições meteorológicas que provocaram uma suspensão das operações, a fim de possibilitar uma melhor coordenação de tráfego aéreo.

20 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS ATS E A ADMINISTRAÇÃO DO AEROPORTO As atividades referentes a chegadas e partidas de aeronaves (excetuada a parte de controle de tráfego aéreo), bem como o desembarque e embarque de passageiros serão assistidos e controlados pela Administração do Aeroporto. Nos aeroportos, providos de órgão ATS, a jurisdição do Administrador sobre a aeronave, partindo, cessa no momento em que as portas de embarque são fechadas e os motores postos em funcionamento.

21 ATM 005 COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS ATS E A ADMINISTRAÇÃO DO AEROPORTO O Administrador, de comum acordo como órgão ATS, providenciará que, após períodos de interdição do aeródromo, de impraticabilidade ou de suspensão das operações, o embarque de passageiros e o início do táxi sejam feitos na seqüência prevista de partida, com intervalos suficientes para evitar o congestionamento das pistas de táxi. Os pedidos de assistência médica para passageiros ou membros da tripulação, dirigidos aos órgãos ATS pela aeronave, deverão ser encaminhados, imediatamente, à Administração do Aeroporto de destino ou ao seu representante credenciado

22 ATM 005 ROTEIRO FINALIDADE E EXECUÇÃO. COORDENAÇÃO À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DE VÔO E ALERTA. COORDENAÇÃO À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO. COORDENAÇÃO ENTRE O ACC E A TWR. COORDENAÇÃO ENTRE O APP E A TWR. COORDENAÇÃO ENTRE POSIÇÕES DE CONTROLE DE UM MESMO ÓRGÃO. TRANSFERÊNCIA DE CONTROLE ENTRE AS POSIÇÕES OPERACIONAIS TWR E CONTROLE SOLO. COORDENAÇÃO ENTRE ATC E ESTAÇÕES AERONÁUTICAS. COORDENAÇÃO ENTRE ÓRGÃOS ATS E O SERVIÇO DE METEOROLOGIA. COORDENAÇÃO ENTRE ATS E ADMINISTRAÇÃO AEROPORTUÁRIA.

23 ATM 005 OBJETIVO ESPECÍFICO Demonstrar as Responsabilidades do Controle de Aeródromo (TWR) na Coordenação de Tráfego Aéreo (Cp).

24 ATM 005 A COORDENAÇÃO FAZ A DIFERENÇA


Carregar ppt "ATM 005. COORDENAÇÃO ATM 005 OBJETIVO ESPECÍFICO Demonstrar as Responsabilidades do Controle de Aeródromo (TWR) na Coordenação de Tráfego Aéreo (Cp)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google