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1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – UCG PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA E ATUAL (RNP/ANP) Aeronavegabilidade BOEING 737 NEW GENERATION Prof. Gustavo.

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1 1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – UCG PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA E ATUAL (RNP/ANP) Aeronavegabilidade BOEING 737 NEW GENERATION Prof. Gustavo Montoro TAI UCG

2 2 Rotas aéreas (aerovias) balizadas em NDB, VOR e DME; Crescimento desordenado do trafego aéreo mundial: Atraso e congestionamento

3 3 Surgimento de sistemas de navegação independentes Inertial Reference System (IRS) Combinado com sistemas de navegação global baseado por satélites (Global Navigation Satellite System - GNSS) navegação entre 2 pontos (RNAV)

4 4 Area Navigation (RNAV) Future Air Navigation System (FANS) – década de 80 método secundário de navegação ICAO impõem o conceito Required Navigation Performance (RNP) intenção de implementar a RNAV e RNP como método primário de navegação

5 5 FANS RNP

6 6 Objetivo da RNP

7 7 RNP segmento das aeronaves segmentos dos espaços aéreos Sistemas embarcados; Combinação de erro; Erro de navegação lateral e vertical. Tipo de RNP específica; Largura de rotas; Separação de tráfego.

8 8

9 9 Aeronaves com alta performance de RNP poderá voar em áreas com valor de RNP menor; Aeronaves com baixa performance de RNP não poderá voar em áreas com valor de RNP maior; Aeronaves que dependem de auxílios rádios a navegação convencionais poderá não ter acuracidade para cumprir um determinado nível valor de RNP. Atual Navigation Performace (ANP)

10 10 Tipos de RNP 6 tipos básicos: RNP 1 RNP 2; RNP 4; RNP10; RNP 12.6 e RNP 20 RNP 1. mais precisa e eficiente - rotas e principalmente saídas e aproximações (P-RNAV; RNAV-1); RNP 2. áreas continentais – depende de auxílios nos solo como suporte RNP 4. base da rotas ATS – ICAO permite RNP 5 (B-RNAV).

11 11 RNP 10/12.6/20. Provêem suporte para separação lateral e longitudinal em áreas remotas e oceânicas com limitado número de auxílios a navegação ( VOR; NDB; DME ). É necessário que a rota seja coberta por sinais de satélite e auxílios convencionais em terra

12 12 Conceito de RNAV Método de navegação aérea realizado através de qualquer trajetória ou rota, sem necessariamente a presença de VORs/ DMEs / NDBs. Depende de equipamentos embarcados na aeronave: capacidade de determina a posição da aeronave; auxilia na rota para o próximo ponto.

13 13 INS ou IRS: Sistema de navegação/referência inercial: informa ao FMCS sua posição atual em termos de longitude e latitude; VOR/DME: Very High Frequency Omnidirectional Range/Distance Mesuare Equipament: auxílios radio que são recebidos pelas aeronaves. DME/DME: Distance Mesuare Equipament: equipamento que informa a aeronave a distância em relação a estação. GNSS (GPS): Global Position Satélite: constelação de satélites que são usadas para determinar a posição atual da aeronave.

14 14 Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO Disponibilizar indicações da posição relativa da aeronave em relação a rota a ser cumprida;

15 15 Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO Mostrar a distância e a proa para o ponto mais próximo;

16 16 Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO Indicar a velocidade de solo ou tempo para o ponto mais próximo;

17 17 Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO Ter a capacidade de armazenar no mínimo os 4 próximos pontos da rota;

18 18 Funções requeridas nos aviônicos embarcados Padrão ICAO Possuir indicadores apropriados de falhas.

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22 22 Funções recomendadas Piloto automático ou diretor de voo capaz de acoplar ao sistema. Indicar a posição atual por latitude ou longitude. Possuir a função direto para direct to. Canal automático para seleção de auxílios rádio. Banco de dados de navegação. Capacidade de sequênciar e associar o automatismo em termos de antecipações de manobras.

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24 24 A base da certificação RNAV para uma determinada aeronave, deve estar especificada em seu manual. prover os tipos de operações, incluindo também operações normais e anormais aplicável ao equipamento embarcado. demonstrar as capacidades de RNP que o sistema suporta.

25 25 Os sistemas de navegação embarcados na aeronave, devem estar de acordo com as circulares complementares contidas nos documentos do FAA, que são complementos para operações RNAV: AC A, AC A, AC AC Assim como os padrões ICAO (ANEXOS)


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