A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONDUTOR EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Professor: Demetrius Disciplina: Física 1 Série: 3º ANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONDUTOR EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Professor: Demetrius Disciplina: Física 1 Série: 3º ANO."— Transcrição da apresentação:

1 CONDUTOR EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Professor: Demetrius Disciplina: Física 1 Série: 3º ANO

2 Onde se localizam as cargas, em um condutor, eletricamente carregado?

3 “As cargas elétricas em excesso de um condutor em equilíbrio eletrostático localizam-se na sua superfície”

4 PODER DAS PONTAS Em um condutor pontiagudo, as cargas continuam se acumulando em sua superfície, mas as cargas se aglomeram em suas extremidades.

5 Existe campo elétrico no interior de condutores em equilíbrio eletrostático? NÃO! Se houvesse campo elétrico no interior do condutor, consequentemente haveria deslocamento de cargas elétricas.

6 NÃO! Como não existe descolamento espontâneo de cargas no interior do condutor em equilíbrio, a ddp em seu interior é nula, embora o potencial não seja. Existe diferença de potencial elétrico (ddp) no interior de condutores em equilíbrio eletrostático?

7 O tempo começa a “fechar” e a trovejar. Você está na rua, porém, está perto de seu automóvel. É mais seguro permanecer dentro ou fora do veículo? Explique o por quê.

8 BLINDAGEM ELETROSTÁTICA E GAIOLA DE FARADAY Como o campo elétrico é nulo dentro de um condutor em equilíbrio eletrostático, uma proteção metálica é capaz de blindar o que contém em seu interior.

9 Conta-se que Michael Faraday ( ) idealizou e realizou o seguinte experimento: em um dia de tempestade, Faraday se abrigou em um grande gaiola que ele construiu. Passada a tempestade, ele contou que não sentiu nenhum choque elétrico.

10

11 O interior dos veículos e aviões funciona como uma gaiola de Faraday.


Carregar ppt "CONDUTOR EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Professor: Demetrius Disciplina: Física 1 Série: 3º ANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google