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Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes

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Apresentação em tema: "Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes marquiana@unicentro.br
Relações Humanas e Coletividade: Experiências em projetos colaborativos entre universidade e escola Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes

2 Quem educa? Onde se educa?
A educação acontece na relação social. Educação é um processo que ocorre do encontro e troca dos saberes, conhecimentos e valores entre as pessoas em diversos momentos e lugares.

3 Concepção de educação e a prática escolar
Escola instrumental – Privilégio da dimensão cognitiva. Escola enquanto espaço de formação humana – conhecimentos, valores e atitudes. Pátio da escola Cantina Biblioteca Sala de aula

4 Uma das principais funções da escola é a contribuição para a formação do cidadão
Ler, escrever e contar é tarefa de todas as áreas. Afinal você não escreve e/ou lê no vazio. Mas é claro que há especificidades das áreas, há objetivos; há métodos; há concepções....

5 Exemplo de projeto Projeto de Pesquisa e Extensão: Educação Socioambiental na escola: propostas pedagógicas para o estudo local ( ) que envolveu 50 professores da educação básica da rede estadual de ensino e foi financiado pela CAPES - Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no Programa Novos talentos

6 Qual a relação deste projeto como tema da mesa?
O local como espaço privilegiado de tematização da EA; os professores da educação básica envolvidos como produtores do conhecimento e, em muitos deles, em pesquisas colaborativas; o envolvimento de equipe multidisciplinar, a exemplo das áreas de geografia, biologia, pedagogia e ciências; a integração entre alunos da graduação, pós-graduação e professores da educação básica de modo colaborativo. A análise destes elementos pode contribuir para a reflexão sobre os processos de formação continuada em EA, favorecendo ações outras também comprometidas com a integração universidade e escola.

7 JORNAL

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10 As oficinas são atividades técnico-pedagógicas para que os professores desenvolvam/aprimorem conhecimentos e habilidades quanto ao trabalho com imagens, mapas, filmes e jornais. As oficinas consistem em atividades para a elaboração de materiais pedagógicos .

11 As palestras são de cunho teórico com temas de interesse ao projeto: Metodologias de pesquisa qualitativa na escola; Percepção e cognição ambiental; Representação Espacial e Mapas Ambientais; Educação e Cidadania.

12 Os Seminários são espaços de socialização dos resultados, com espaços para oficinas com outros professores da rede de educação básica, com fins de socializar os resultados. Também nos seminários ocorrem palestras de interesse a temática do projeto. Todas estas atividades buscam desenvolver ações técnico-pedagógicas para que os professores desenvolvam conhecimentos e habilidades quanto ao trabalho com imagens, mapas, filmes, textos, produzindo materiais didáticos sobre a realidade ambiental local. O resultado foi a elaboração de um subprojeto pelos professores da educação básica, em colaboração com docentes e acadêmicos universitários, para aplicação em cada escola.

13 A educação ambiental na escola
A EA requer uma formação ampla, ou seja, um processo que dê subsídios aos sujeitos (homens e mulheres) para a compreensão das interações entre a sociedade e a natureza de forma a intervirem nos problemas e conflitos ambientais. Para isso engloba as dimensões cognitiva, metodológica, afetiva (aí se inclui a ética e a estética, as relações inter e intrapessoais).

14 Educação Ambiental no currículo escolar
Para tanto, deve estar no bojo de todas as matérias do currículo e, portanto, não deve configurar-se em uma disciplina específica, uma vez que o objeto de análise das disciplinas escolares é o ambiente, seja ele físico, químico, biológico ou social. Entendida dessa maneira, a EA deveria resultar de “uma reorientação e articulação de diversas disciplinas e experiências educativas que facilitem a visão integrada do meio ambiente” (Dias, 1991, p. 5-6).

15 Como trabalhar um tema interdisciplinar se a nossa formação é disciplinar?

16 Potencialidades Produção do conhecimento por parte do professor;
Produzir conhecimento novo; Extrapolar os manuais didáticos; Autonomia; Práxis pedagógica; Flexibilização do currículo escolar; Trabalho colaborativo: diálogo, negociação, crítica na construção do conhecimento; horizontalidade no planejamento e tomada de decisões;


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