A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana – Uma mulher devota A história de Ana lembra a de Isabel e, em especial, a de Sara. Ela foi a mulher estéril de Elcana, o eframita. A segunda esposa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana – Uma mulher devota A história de Ana lembra a de Isabel e, em especial, a de Sara. Ela foi a mulher estéril de Elcana, o eframita. A segunda esposa."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ana – Uma mulher devota A história de Ana lembra a de Isabel e, em especial, a de Sara. Ela foi a mulher estéril de Elcana, o eframita. A segunda esposa de Elcana, Penina, que tinha gerado filhos a ele, zombava de Ana porque ela era estéril. Todo ano, Elcana viajava até o santuário em Siló, onde os sacerdotes Eli e seus filhos Hofni e Finéias, oficiavam o culto. Ali ele oferecia sacrifícios e intercedia por Ana, a qual ele amava profundamente. Naqueles dias, em especial, Penina provocou Ana ao ponto de ela chegar no santuário aos prantos (Bíblia da Mulher, 1Sm 1:6-8). A vida pessoal de Ana era marcada pelo desespero de não ter filhos, enquanto se desviava das provocações irritantes de Penina. O texto bíblico deixa evidente que Ana era amada e valorizada por Elcana. Porém a intensidade do amor de um marido dedicado não podia acabar com sua inquietação interior nem compensar seu anseio de ter um filho. Em uma das ocasiões em que Ana foi ao santuário, em meio a prantos que foram inclusive confundidos com embriaguês pelo sacerdote Eli, ela prometeu a Deus que, se Ele lhe desse um filho, ela o entregaria para servir ao Senhor pelo resto de sua vida. Sua oração demonstrou total abdicação de qualquer direito que pudesse ser adquirido como mãe, ou seja, de satisfazer apenas seus próprios interesses. Sua oração demonstrou total abdicação de qualquer direito como mãe

3 Além de emoções e lágrimas Ana apresentou um voto. De fato, fez uma aliança com Deus e o Senhor honrou o ato ousado e decidido de Ana. O sacerdote Eli ouviu o seu problema e a abençoou e, quando ela voltou para casa, concebeu e teve um filho que chamou de Samuel (heb. Shemuel, ouvida por Deus)(1Sm 1:20). Como era costumeiro, ela provavelmente amamentasse a criança por alguns anos, tendo tempo de transmitir a Samuel seu próprio espírito de profunda reverência e devoção e também de unir amorosamente seu coração ao do filho pelos laços maternos. No tempo devido Ana entregou Samuel aos cuidados de Eli, que o criou na casa de Deus como se fosse seu próprio filho. O mais impressionante nesta história é que do ponto de vista humano isso parecia beirar a insensatez pois, sendo Samuel ainda muito pequeno foi enviado pela mãe para o meio do corrompido centro de adoração a fim de ser treinado e educado por um sacerdote idoso que não havia sido capaz de educar seus próprios filhos. (1 Sm 1:27-28; 3:13) Porém, o ato de santo sacrifício de Ana demonstrava a lealdade e o compromisso com Deus. Com visão profética, ela semeou para a formação da geração seguinte, conforme a promessa. Ana – Uma mulher devota

4 Samuel cresceu como um servo de Deus e Ana o visitava regularmente. Deus a abençoou ainda com mais três filhos e duas filhas e Samuel tornou-se o último juiz de Israel, um dos maiores profetas daquele tempo, ungiu os dois primeiros reis de Israel (Saul e Davi) e foi um líder espiritual de grande importância que levou a nação a voltar-se para Deus. Em meio ao materialismo e desumanidade de Israel no período dos juízes, Ana despontou como uma mulher de fé. A tristeza do seu coração e a persistência de sua oração contrastavam profundamente com a corrupção que prevalecia no meio religioso sob a liderança dos filhos de Eli. Ana teve um papel fundamental para o despertar espiritual de seu filho quando confiou em Deus, deixando para todas nós um legado de devoção determinada, pois em uma época em que era praticamente inexistente uma liderança que reverenciasse e obedecesse a Deus, Ana, por meio de seu exemplo de vida ensinou Samuel e, por meio dele, toda a nação de Israel, princípios de fidelidade e obediência a Deus.

5 A INFLUÊNCIA DE UMA VIDA NÃO PODE SER JAMAIS SUBESTIMADA Vamos parar para refletir sobre que tipo de influência estamos exercendo dentro e fora do nosso lar, sobre a vida dos nossos filhos e outras pessoas que convivem conosco? Abaixo, seguem algumas dicas de como podemos ser usadas como vasos de bênçãos nas mãos de Deus: É fundamental que, além de ensinarmos aos nossos filhos os valores morais tão essenciais para as suas vidas, os ensinemos a confiarem em Deus. Muitas vezes eles passam por dificuldades e problemas que não podem ser resolvidos por nós. Podemos apenas incentivá-los a orar e confiar na ajuda de Deus; O testemunho pessoal tem grande importância para a formação do caráter dos nossos filhos. Precisamos cultivar hábitos saudáveis de conduta, cultivar relacionamentos sadios, ter uma vida de devoção a Deus compartilhada com eles, ensinando-os a buscar a Deus, a meditar na Palavra de Deus e compartilhando exemplos de transformação; Precisamos ser zelosas com os princípios e valores deixados por Deus a nós. O mundo tenta nos incutir referências distorcidas do Plano Original de Deus para cada um de nós e os nossos filhos são os elos mais frágeis para serem influenciados. A Bíblia relata que Ana foi abençoada por ter colocado Deus em primeiro lugar na sua vida. Entregou a Ele o que era mais precioso para ela. Que nós possamos aprender a também oferecermos ao nosso Amado e Querido Deus o melhor de nós para sermos ricamente abençoadas, principalmente na educação dos nossos preciosos filhos.

6 BIBLIOGRAFIAS LOSCH R. Richard. Todos os Personagens da Bíblia de A a Z. São Paulo: Didática Paulista, BÍBLIA. Português. A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo. Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada. 2ª Ed, Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Mundo Cristão, 2003.


Carregar ppt "Ana – Uma mulher devota A história de Ana lembra a de Isabel e, em especial, a de Sara. Ela foi a mulher estéril de Elcana, o eframita. A segunda esposa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google