A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consiste na emissão de electrões por acção de uma dada radiação electromagnética sobre uma substância, que fica carregada positivamente. EFEITO FOTOELÉCTRICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consiste na emissão de electrões por acção de uma dada radiação electromagnética sobre uma substância, que fica carregada positivamente. EFEITO FOTOELÉCTRICO."— Transcrição da apresentação:

1 Consiste na emissão de electrões por acção de uma dada radiação electromagnética sobre uma substância, que fica carregada positivamente. EFEITO FOTOELÉCTRICO

2 O físico húngaro Philipp Lenard em 1902 verificou: - o efeito fotoeléctrico é, praticamente, instantâneo; - o nº de fotoelectrões emitidos é proporcional ao nº de fotões da radiação incidente (à intensidade do feixe); EFEITO FOTOELÉCTRICO

3 - a energia (cinética) dos fotoelectrões emitidos não aumenta com a intensidade do feixe, mas depende apenas da frequência da radiação incidente; - só haveria emissão de electrões a partir de uma certa frequência mínima, 0, característica de cada substância.

4 Energia ( E ) Intensidade ( I ) depende, nº de fotões incidentes EFEITO FOTOELÉCTRICO

5 Einstein explicou este fenómeno em 1905, tendo ganho o prémio Nobel em 1921 por essa descoberta.

6 EFEITO FOTOELÉCTRICO E n = 0 E cinética E remoção E fotão n = 1 (K) n = 2 (L) n = 3 (M) A energia dos fotões incidentes: Não é suficiente para provocar transições electrónicas entre o nível 1 e o nível 2. Não consegue excitar o átomo e muito menos ionizá-lo. É suficiente para arrancar electrões do nível 2, ionizando o átomo. O electrão é ejectado com pouca energia cinética. É suficiente para arrancar electrões do nível 3, ionizando o átomo. O electrão é ejectado com muita energia cinética. E Fotão = E Remoção + E Cinética E remoção E cinética E fotão E remoção

7 ESPECTROSCOPIA FOTOELECTRÓNICA Nesta técnica fazem-se incidir radiações UV ou raios X para remover um electrão qualquer de um dado átomo ou molécula. Consegue-se assim determinar as energias dos electrões nos átomos: - Os electrões que sofrem menor desvio (linha azul) foram ejectados com grande energia cinética, pelo que tinham menor energia de remoção. - Os electrões que sofrem maior desvio (linha verde) foram ejectados com pouca energia cinética, pelo que tinham maior energia de remoção (eram mais difíceis de arrancar).

8 ENERGIA DE REMOÇÃO ELECTRÓNICA E Remoção = - E Orbital


Carregar ppt "Consiste na emissão de electrões por acção de uma dada radiação electromagnética sobre uma substância, que fica carregada positivamente. EFEITO FOTOELÉCTRICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google