A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEMOSTASIA A hemostasia é o resultado de uma série de processos bem regulados que efetuam duas funções importantes: - Manutenção do estado líquido do sangue.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEMOSTASIA A hemostasia é o resultado de uma série de processos bem regulados que efetuam duas funções importantes: - Manutenção do estado líquido do sangue."— Transcrição da apresentação:

1 HEMOSTASIA A hemostasia é o resultado de uma série de processos bem regulados que efetuam duas funções importantes: - Manutenção do estado líquido do sangue livre de coágulos. - Mecanismos balanceados para induzir a formação de um tampão hemostático rápido e localizado no local da lesão vascular.

2 Plaquetas sanguíneas Corpúsculos anucleados com a forma de disco 2 a 4 m de diâmetro Derivam de células gigantes, poliplóides da medula óssea: megacariócitos Vida média: 10 dias Região Periférica - Filamentos de actina e microtúbulos - vesículas e sistema canalicular aberto para o exterior Região Central Grânulos de glicogénio Mitocôndrias Grânulos densos ou delta ( nm;ADP, ATP e serotonina) Grânulos alfa ( nm; fibrinogéneo e factor de crescimento plaquetar) Grânulos lambda (lisossoma)

3

4

5 Função das Plaquetas na Hemostasia Estancar a hemorragia Hemostasia – fenómeno complexo que envolve - a musculatura lisa do vaso sanguíneo lesado - as plaquetas - e diversos fatores do plasma sanguíneo que promovem a coagulação do sangue A participação das plaquetas na coagulação sanguínea resume-se a: Agregação primária Agregação secundária Coagulação do sangue Retração do coágulo

6

7 Ativação Plaquetária ADP Colágeno Tromboxano A2Trombina Receptores Glicoproteínas de Membrana da Plaqueta Adesão Plaquetária FibrinogênioF. von Willebrand Receptores Glicoproteínas de Membrana da Plaqueta

8

9

10 .

11

12 Cascata de coagulação

13 Coagulação

14 COÁGULO

15 ENDOTÉLIO Constitui a camada celular interna dos vasos sangüineos. Tem importante participação na fisiologia animal, modulando funções variadas, como inflamação, coagulação, controle de fluxo sangüíneo local. O endotélio é formado por um único estrato de células achatadas sendo, portanto, classificado como epitélio simples pavimentoso.

16 ENDOTÉLIO

17 Fatores anticoagulantes: bloqueia o contato do sangue com a MEC que é extremamente coagulante Endotélio produz - PGI2, NO e adenosina trifosfatase. Efeito anticoagulante – presença de molécula semelhante a heparina que neutraliza a trombina; Trombomodulina que bloqueia a trombina formando um fator anticoagulante que ativa a proteína C que cliva fator Va e VIIIa.

18 ENDOTÉLIO E FATORES ANTICOAGULANTES


Carregar ppt "HEMOSTASIA A hemostasia é o resultado de uma série de processos bem regulados que efetuam duas funções importantes: - Manutenção do estado líquido do sangue."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google