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ExpoEmprego Lisboa exposição nacional de emprego, empresas e mercado

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Apresentação em tema: "ExpoEmprego Lisboa exposição nacional de emprego, empresas e mercado"— Transcrição da apresentação:

1 ExpoEmprego Lisboa exposição nacional de emprego, empresas e mercado
Empregabilidade dos Licenciados do IST A presente apresentação pretende dar uma panorâmica da oferta de formação do IST, bem como da empregabilidade dos seus graduados. Os dados apresentados baseiam-se num conjunto de inquéritos realizados a licenciados e a empregadores. Estes inquéritos têm sido um precioso contributo para as avaliações dos nossos cursos, permitindo afinar as nossas ofertas de formação. A presente apresentação contou com o precioso contributo do Gabinete de Estudos e Planeamento e do Gabinete de Informação e Relações com o Exterior. INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Professor Eduardo Pereira - Conselho Directivo 8 de Junho de 2003

2 Instituto Superior Técnico Conteúdos da Comunicação
1. APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DO IST 2. UNIVA - Unidade de Inserção na Vida Activa 3. APRESENTAÇÃO DAS LICENCIATURAS 4. EMPREGABILIDADE DOS LICENCIADOS Esta apresentação está estruturada da seguinte forma: inicia-se com uma, muito breve, apresentação institucional do IST segue-se a descrição das actividades desenvolvidas pela Unidade de Inserção na Vida Activa do IST em seguida, apresentam-se as licenciaturas do IST, sendo definidas, para cada uma, quais as competências e saídas profissionais, igualmente são apresentados os resultados dos inquéritos em termos de funções desempenhadas no 1º emprego e áreas de intervenção das entidades empregadoras segue-se a apresentação de resultados relativos à empregabilidade dos licenciados do IST por fim apresenta-se uma panorâmica da formação pós-graduada 5. FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA 8 de Junho de 2003

3 Instituto Superior Técnico 1. Apresentação Institucional
GRADUAÇÃO 22 LICENCIATURAS (8600 alunos) 4 PÓS-GRADUAÇÕES (130 alunos) PÓS-GRADUAÇÃO 26 MESTRADOS (910 alunos) No IST são actualmente oferecidas 22 licenciaturas, contando com cerca de 8600 alunos de graduação, em 2002/2003 o numerus clausus global foi de 1450 alunos, tendo cerca de 900 concluído as respectivas licenciaturas. Em termos de pós-graduação são oferecidos no IST 4 cursos de pós-graduação não conferentes de grau os quais mobilizam anualmente cercade 130 alunos. Paralelamente são oferecidos pelo IST 26 cursos de mestrado, alguns dos quais em parceria com outras escolas, movimentando por parte do IST cerca de 900 alunos. No IST são ainda oferecidas 21 áreas de doutoramento. Para assegurar todas estas ofertas de formação o IST conta com um corpo de 937 docentes (76% dos quais doutorados) e 564 funcionários não docentes 21 DOUTORAMENTOS (600 alunos) 937 DOCENTES, 76% DOUTORADOS 564 NÃO DOCENTES 8 de Junho de 2003

4 Instituto Superior Técnico 2. UNIVA UNidade de Inserção na Vida Activa
ALUNOS UNIVA EMPRESAS Apoio na elaboração de CV’s e Cartas de Apresentação Divulgação de anúncios Organização do Career-Day Elaboração dos Guias de Finalistas Apresentações de empresas Acompanhamento de Licenciados Newsletter Formação A UNIVA - Alumni do Técnico, criada com o apoio do IEFP, tem como objectivo a dinamização de uma ponte entre o IST e as instituições empregadoras, que facilite e apoie a colocação dos seus finalistas no mercado de trabalho. Apoio aos alunos na obtenção do 1º emprego: apoio à frequência de estágios; envio de anúncios de estágios e emprego; apoio à elaboração de CV e Cartas de Apresentação; organização de sessões de esclarecimento Apoio às empresas: fornecimento dos curricula dos alunos; divulgação de anúncios de emprego; organização de sessões de apresentação/promoção das empresas no IST. Acompanhamento de Licenciados: lançamento periódico de inquéritos sobre a situação profissional dos Alumni bem como da sua opinião sobre a formação recebida, no sentido de se obter um feed-back do mercado de trabalho que contribua positivamente para a melhoria dos curricula dos cursos do IST. 8 de Junho de 2003

5 Instituto Superior Técnico 3. Apresentação das Licenciaturas
ENGENHARIAS TRADICIONAIS “NOVAS” ENGENHARIAS Eng. Civil Eng. Electrotécnica e de Computadores Eng. Geológica e Mineira Eng. Mecânica Eng. Química Eng. de Materiais Eng. e Arquitectura Naval Eng. Física Tecnológica Eng. Informática e de Computadores Eng. e Gestão Industrial Eng. do Território Eng. Aeroespacial Eng. do Ambiente CIÊNCIAS APLICADAS FUTURO O IST oferece actualmente 22 licenciaturas No presente diapositivo apresentam-se estas licenciaturas agrupadas em quatro grandes grupos: as engenharias tradicionais, aquelas que estão na origem do IST as novas engenharias, licenciaturas resultantes de reformas operadas nos anos 70 e 80, e que agora já começam a ser tradicionais e não novas as das áreas das ciências aplicadas, por constituírem uma evolução das áreas tradicionais do IST, as engenharias e as de futuro assim designadas por corresponderem a apostas da escola para este início de milénio Refira-se que parte destas licenciaturas são oferecidas no campus da Alameda mas que existem três licenciaturas que se localizam no campus do Taguspark A LEIC funciona simultaneamente nos dois campis, mas com áreas de especialização distintas em cada um Matemática Aplicada e Computação Química Ciências Informáticas Arquitectura Eng. Biológica Eng. Biomédica Eng. de Redes de Comunicação e Informação Eng. Electrónica 8 de Junho de 2003

6 Instituto Superior Técnico
4. EMPREGABILIDADE DOS LICENCIADOS A análise de: competências, saídas profissionais, funções áreas de actividade das entidades empregadoras foi feita tendo como base estudos desenvolvidos pelo GEP, nomeadamente: “Perfil de competências dos Licenciados em Engenharia do IST” (Abril 2002) “Percurso Socio-Profissional dos Licenciados do IST” (Novembro de 2002) Foi realizado um inquérito por via postal aos diplomados do IST entre 1998 e A recolha de informação decorreu entre Maio e Novembro. Obteve-se uma taxa global de resposta de cerca de 18,9% (525 questionários) relativo a um universo de 2776 alunos. Os questionários recepcionados foram preenchidos espontaneamente, e portanto, as respostas não foram resultado de uma amostra estatisticamente predefinida. 8 de Junho de 2003

7 Licenciatura em Engenharia Civil
Competências Funções Capacidade de intervenção em projecto, concepção e execução de: edifícios pontes geotecnia e fundações hidráulica e recursos hídricos vias de comunicação urbanização e transportes Áreas de Actividade Saídas Profissionais Os dados relativos a funções e áreas de actividade das entidades empregadoras dizem respeito apenas ao 1º emprego. NOTA: os gráficos relativos às funções e às áreas de actividade devem ser lidos em cada categoria separadamente, isto é, por exemplo, é dito que 40,3% dos inquiridos exercem actividades deprojecto e 59,7% não a exercem. Um mesmo inquirido poderá exercer várias funções. LECivil (131 respostas em 590, 22%) Empresas de Planeamento, de Projecto e de Construção Administração Central, Local e Regional 8 de Junho de 2003

8 Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Competências Funções Capacidade de intervir em produtos e serviços que utilizam a electricidade, e outras formas de energia, ao nível de: analise, especificação e projecto industrialização comercialização e utilização 16,7% 6,1% 33,3% 27,3% FUNÇÕES DE CONCEP. E PROJ. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS TÉCNICAS TÉCNICOS DE ADMIN. PÚBLICA OUTROS Saídas Profissionais Áreas de Actividade Empresas de Produção e Manutenção de Software Gabinetes de Estudos, Projectos e Consultadoria Operadores de Telecomunicações e Energia Sector Financeiro Fabricantes e Distribuidores de Equip. Eléctrico e Electrónico Outros Serviços LEEC (56 respostas em 518, 10.8%) inquérito em 1997/98 a 99/200 8 de Junho de 2003

9 Licenciatura em Engenharia Geológica e Mineira
Competências Funções Prospecção, caracterização, exploração, tratamento e beneficiação dos recursos minerais Conservação e recuperação geoambiental Projecto e dimensionamento de obras geotécnicas Suporte à concepção e execução das grandes obras de engenharia (túneis, pontes, estradas, etc) Áreas de Actividade Saídas Profissionais LEGM (3 respostas em 27, 11.1%) Exploração Mineira Gabinetes de Projecto Administração Pública 8 de Junho de 2003

10 Licenciatura em Engenharia Mecânica
Competências Funções Intervenção em equipamentos industriais, ao nível de: concepção fabrico controlo organização e gestão da produção automação e manutenção Áreas de Actividade Saídas Profissionais Gabinetes de Projecto Serviços, Consultadoria e Actividades Técnico-Comerciais Indústrias de Fabricação de Equipamentos Mecânicos e Térmicos Empresas de Produção de Energia e Climatização Laboratórios de I&D Industriais LEM (88 respostas em 383, 22.7%) 8 de Junho de 2003

11 Licenciatura em Engenharia Química
Competências Funções Capacidade para intervir em: projecto e implantação de instalações industriais na área das reacções químicas e processos físico-químicos I&D em novos produtos e processos funções nas áreas de optimização energética, controlo da qualidade e controlo da poluição Áreas de Actividade Saídas Profissionais Comércio e Serviços Consultadoria Indústria Química e Petroquímica Indústria Farmacêutica Indústria Agro-Alimentar Indústria do Ambiente Indústria Têxtil I&D LEQ (70 respostas em 326, 21.5%) 8 de Junho de 2003

12 Licenciatura em Engenharia de Materiais
Competências Funções Capacidade para integrar, desenvolver e aplicar diferentes tecnologias na: concepção desenvolvimento selecção avaliação da qualidade e desempenho dos Materiais Áreas de Actividade Saídas Profissionais Iniciou-se em 1970 como Engª Metalúrgica, em 1982 passou a Engª Metalúrgica e de Materiais, em 1993 passou a Engª dos Materiais. LEMat (14 respostas em 71, 19.7%) inquérito em 1997/98 a 2000/2001 Serviços Indústria Tradicional (metais ferrosos e não ferrosos; vidro; cerâmica; polímeros) Sectores Associados (materiais para electrónica; materiais naturais; materiais compósitos, novos materiais) 8 de Junho de 2003

13 Licenciatura em Engenharia e Arquitectura Naval
Competências Funções Concepção, projecto, construção, fiscalização, manutenção e reparação de veículos marítimos: navios de superfície submersíveis plataformas flutuantes e fixas embarcações de recreio e de desporto náutico Planeamento e gestão de operações marítimas e portuárias Áreas de Actividade Saídas Profissionais Iniciou-se em 1981 como Engª Naval, em 2002 passou a Engª e Arquitectura Naval LEAN ( 7 respostas em 49, 14.3%) Indústria Naval (estaleiros navais; pescas; transportes marítimos; empresas armadoras) Empresas de Certificação Qualidade e Segurança Serviços e Consultadoria Administração Pública Central 8 de Junho de 2003

14 Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica
Competências Funções Capacidade para acompanhar e participar nos processos de inovação tecnológica em Física e em áreas tecnológicas avançadas: instrumentação optoelectrónica e lasers processamento de materiais microelectrónica e nanotecnologias Áreas de Actividade Saídas Profissionais Iniciou-se em 1984 LEFT ( 21 respostas em 93, 22.6%) I&D Avançada em Física Teórica e Experimental Serviços Consultadoria Investigação Forense Análise Financeira 8 de Junho de 2003

15 Licenciatura em Engenharia Informática e Computadores (Alameda e Taguspark)
Competências Funções Capacidade de análise, concepção, modelação, produção, operação e manutenção de: aplicações informáticas arquitecturas de computadores e redes aplicações de robótica sistemas de informação empresariais e multimédia 19,8% 14,8% 13,6% 29,6% 22,2% ESPECIALISTAS INFORMÁTICA PROGRAMADORES/OPER. CONCEPÇÃO E PROJECTO FUNÇÕES TÉCNICAS OUTROS Áreas de Actividade Saídas Profissionais Iniciou-se em 1989, em 2000/2001 inicia as suas actividades no Taguspark Funciona actualmente nos dois campi com áreas de especialização distintas em cada um LEIC ( 27 respostas em 338, 8.0%) inquérito em 97/98 a 1999/2000 Serviços (banca; seguros; turismo e cultura; multimédia) Indústria Administração Pública 8 de Junho de 2003

16 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial
Competências Funções Capacidade para desenvolver actividades nas áreas de: gestão e direcção técnica da produção (gestão de tecnologias disponíveis) avaliação económica de projectos com apreciável comportamento tecnológico (avaliação do impacto de tecnologias alternativas) Áreas de Actividade Saídas Profissionais Iniciou-se em 1990, funciona desde 2002 no campus do Taguspark LEGI ( 19 respostas em 92, 20.7%) inquérito em 97/98 a 1999/2000 PME’s Industriais Holdings na Área Industrial Empresas de Consultadoria e Financeiras (bancos e sociedades de investimento) Departamentos de Estado 8 de Junho de 2003

17 Licenciatura em Engenharia do Território
Competências Funções Capacidades de planeamento, concepção e construção de infra-estruturas de: circulação e transporte saneamento básico tratamento de resíduos Capacidades para gestão de informação de base territorial Áreas de Actividade Saídas Profissionais Iniciou-se em 1991 Capacidades de gestão de: informação de base territorial: Impactes ambientais; arquitectura paisagística; empreendimentos urbanos LET ( 32 respostas em 70, 45.7%) Administração Central Empresas de Consultadoria e Gabinetes de Projecto Empresas de Desenvolvimento Urbano ou Regional Câmaras Municipais Parques e Reservas Naturais 8 de Junho de 2003

18 Licenciatura em Engenharia Aeroespacial
Competências Funções Intervenção em todas as fases do ciclo de vida de um veículo aeroespacial: concepção e projecto fabricação e ensaios operação e manutenção Áreas de Actividade Saídas Profissionais Iniciou-se em 1992 Beneficia de acordos com a SupAero de Toulouse que permitem a obtenção do duplo grau Beneficia de acordos com a FAP LEAer ( 14 respostas em 72, 19.4%) Serviços, Consultadoria e Indústria Empresas e Instituições Aeronáuticas Portuguesas e Europeias Empresas de Operação e Manutenção de Aviões 8 de Junho de 2003

19 Licenciatura em Engenharia do Ambiente
Competências Funções Capacidade para análise e resolução de problemas ambientais e gestão de recursos naturais Capacidade de desempenhar funções na área de gestão ambiental: sistemas de informação ambiental planeamento e ordenamento avaliação de impacte ambiental tratamento de efluentes e resíduos Áreas de Actividade Saídas Profissionais Iniciou-se em 1993 LEAmb ( 34 respostas em 81, 42.0%) Indústria Organismos Estatais e Privados relacionados com o Ambiente Empresas de Consultadoria Laboratórios e Instituições de Investigação e Monitorização 8 de Junho de 2003

20 Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação
Competências Funções Capacidade de conceber, analisar e optimizar modelos com sólidos fundamentos matemáticos Motivação para a investigação após a integração profissional Capacidade de explorar aplicações de inovações científicas Competência para carreiras de ensino e investigação Áreas de Actividade Saídas Profissionais Iniciou-se em 1986 Resultado de competências de um conjunto de quadros com formação superior em ciências aplicadas LMAC ( 11 respostas em 66, 16.7%) Serviços (banca, seguros, análise financeira) Indústria (telecomunicações, informática) Investigação (académica, industrial) Ensino (universitário, politécnico, secundário) 8 de Junho de 2003

21 Licenciatura em Química
Competências Capacidades a nível teórico e experimental em todas as áreas de actuação da Química, desde a Química fundamental até áreas de fronteira como o Ambiente, as Ciências Biológicas ou a Ciência dos Materiais Saídas Profissionais Investigação, Ensino, Industria e Serviços nas áreas de : Química Fina Farmacêutica Agro-alimentar Análises Químicas e Microbiológicas Tecnologia Ambiental Engenharia Genética Resultado de competências de um conjunto de quadros com formação superior em ciências aplicadas Antigo ramo da Engª Química que em 1997 se autonomizou 8 de Junho de 2003

22 Licenciatura em Ciências Informáticas
Competências Capacidades ao nível das Ciências Informáticas independentes das alterações nos paradigmas e meios tecnológicos na área Sólida preparação nas bases científicas relevantes Ênfase em conhecimento invariante em detrimento de informação sobre tecnologia corrente Saídas Profissionais Investigação Ensino Superior Carreira Informática Resultado de competências de um conjunto de quadros com formação superior em ciências aplicadas Iniciou-se em 2001 8 de Junho de 2003

23 Licenciatura em Arquitectura
Competências Competências em diversos domínios da arquitectura numa perspectiva tecnológica, ao nível da: construção (materiais, estruturas, física das construções) inovação (novas soluções estruturais e estéticas) questões ambientais (envolvente bio-climática e impactes da construção) metodologias de projecto e produção (processos de geração e de comunicação de ideias e de formas) Saídas Profissionais Gabinetes de Projecto Autarquias e Administração Central Empresas do Sector da Arquitectura, Engenharia e Construção (fabrico e construção) Empresas de Desenvolvimento de Software para o Sector da Arquitectura, Engenharia e Construção e da Multimédia Iniciou-se em 1998, encontra-se reconhecida pela ordem dos Arquitectos. Alia as tradicionais competências nas áreas artisticas e humanísticas da Arquitectura com uma forte componente tecnológica e ambiental resultante do meio em que se desenvolve Formará este ano o primeiro conjunto de licenciados Conta com elevado número de parcerias internacionais com outros cursos de referência europeus - Madrid, Barcelona, Milão 8 de Junho de 2003

24 Licenciatura em Engenharia Biológica
Competências Capacidades em: concepção de processos, equipamentos e produtos característicos da Engenharia Biológica execução de projecto de Bio-Indústrias desenvolvimento em áreas multidisciplares das ciências e tecnologias biológicas e químicas, quer tradicionais quer ligadas às biotecnologias de base molecular Saídas Profissionais Indústria (farmacêutica; cosmética; agroalimentar; área da saúde; química) Gabinetes de Projecto e Consultadoria Empresas Comerciais Organismos Estatais Ensino e Investigação Científica Iniciou-se em 1997 como resultado da reformulação do Ramo de Biotecnologia da licenciatura em Engª Química 8 de Junho de 2003

25 Licenciatura em Engenharia Biomédica (em colaboração com a Faculdade de Medicina de Lisboa)
Competências Integrar aspectos fundamentais e aplicações concretas da engenharia da investigação, diagnóstico e terapia das ciências médicas Numa interface entre várias engenharias e medicina, visa competências em projecto, ensaio, instalação e manutenção de equipamentos ligados à Instrumentação Biológica e Médica Actuação nas áreas de: detecção, medição e monitorização de sinais fisiológicos imagiologia médica análise de sistemas biológicos processos de terapêutica e reabilitação Saídas Profissionais Iniciou-se em 2001, fruto de um acordo entre o IST e a Faculdade de Medicina de Lisboa As aulas decorrem no campus da Alameda e na FML Foi a primeira licenciatura nesta área criada no país Ensino Superior Centros Médicos e Hospitalares Empresas Farmacêuticas Empresas de Instrumentação Médica Centros e Institutos de Investigação 8 de Junho de 2003

26 Licenciatura em Engenharia de Redes de Comunicação e de Informação
Competências Capacidade de lidar com problemas inerentes à especificação, projecto, operação e manutenção de sistemas distribuídos complexos, resultantes da interligação de plataformas computacionais e de redes de telecomunicações. Saídas Profissionais Empresas do Sector das Telecomunicações (fixas e móveis) Empresas do Sector de Informática (tecnologia da internet e computação móvel) Empresas do Sector de Serviços (banca, seguros, turismo) Empresas do Sector Industrial Administração Pública Iniciou-se em 2002, funciona no campus do Taguspark Procura dar resposta ao enorme deficit de tecnicos nesta área ao nível da Europa e da América do Norte 8 de Junho de 2003

27 Licenciatura em Engenharia Electrónica
Competências Espectro largo de conhecimentos e capacidades, centrado nas tecnologias mais avançadas dos componentes, equipamentos e sistemas electrónicos modernos Capacidade criativa e capacidade de realização de sistemas electrónicos Saídas Profissionais Novas Tecnologias – Micro Electrónica, Nanotecnologias, Bio Electrónica Concepção de Sistemas Electrónicos Avançados envolvendo ‘Hardware-software’ Operação e Serviços de Sistemas de Telecomunicações e Energia Manutenção Fabrico e Distribuição de Equipamento Eléctrico e Electrónico Avançado Serviços Vai iniciar-se este ano no campus do Taguspark Beneficiará do importante contributo da vizinhança com empresas de base tecnológica instaladas no Taguspark 8 de Junho de 2003

28 Instituto Superior Técnico
TEMPO DE ESPERA (1º emprego) MODO DE COLOCAÇÃO (1º emprego) REMUNERAÇÃO ILÍQUIDA (1º emprego) 1º Gráfico (TEMPO DE ESPERA -1º emprego) O IST continua a representar uma situação de excelência no panorama universitário português no que se refere à colocação dos seus alunos no mercado de trabalho. Com efeito, 57,8% dos diplomados inquiridos já tinha emprego antes de concluída a licenciatura, sendo que 22,3% demoraram até um mês para conseguirem colocação no mercado de trabalho. Conclui-se então que 80,1% dos diplomados do IST conseguem emprego em menos de um mês após a conclusão da licenciatura. 2º Gráfico Em relação às formas de colocação no mercado de trabalho, no que concerne ao 1º emprego, verifica-se que os contactos pessoais (27,9%) são a forma mais utilizada, contudo os anúncios e a auto-candidatura também são expressivos de um grande numero de colocações dos licenciados. 3º Gráfico O escalão mais representativo das remunerações dos licenciados, em relação ao 1ºemprego, situa-se entre os 751 e os 1500 euros, ou seja, entre os 150 e os 300 contos. 8 de Junho de 2003

29 Instituto Superior Técnico
4. FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA 8 de Junho de 2003

30 Instituto Superior Técnico Formação Pós-Graduada
Razões de Frequência Frequência Não 77,0% Sim (outras inst.) 13,1% Sim (no IST) 9,9% Áreas e tipo de Formação Doutoramento (27,3%): Física 3,3% Química 2,5% Mestrado (42,1%): Eng. Mecânica 4,1% Eng. Estruturas 4,1% SIG`s 4,1% 1º Gráfico - Frequência A tendência para a realização de formação pós-graduada representa nos dias de hoje uma mais valia no desenvolvimento pessoal e profissional. O grau de licenciatura massificou-se e já não permite o mesmo leque de empregabilidade que anteriormente. Nos diplomados do IST, a tendência para o prosseguimento de estudos representa uma opção para cerca de ¼ dos diplomados do IST (121 dos 527 que responderam). 2º Gráfico - Razões de Frequência A principal razão refere-se ao interesse da área do curso , valorização do currículo também seja considerado um factor muito importante para a opção destes diplomados. O terceiro factor mais importante, com alguma representatividade nas opiniões destes diplomados refere-se ao contributo para a ascensão na carreira profissional. 3º Gráfico - Tipo de formação No que se refere aos graus de formação pós-graduada, verifica-se que o Mestrado é o que acolhe mais diplomados seguindo-se o Doutoramento. Pós-Graduação (14,9%) : Gestão 2,5% Qualidade 2,5% Eng. Sanitária 1,7% Outra (1,7%) MBA (2,5%) Especialização (9,9%): HST 5,8% 8 de Junho de 2003

31 Instituto Superior Técnico GAEP
Pós-Graduações ou Especializações Formação Contínua O IST oferece dois tipos de formação pós-graduada - não conferente de grau e Mestrados e Doutoramentos. O GAEP é no IST responsável pelo apoio à promoção e organização da formação pós-graduada não conferente de grau académico e à promoção e organização de Acções de Formação Contínua. Cursos de Pós-Graduação ou Especialização Cursos com a duração usual de um ano, podendo estar associados a parte escolar de mestrados. Formação Contínua Promoção e organização de Acções de Formação Contínua de curta duração, com vista à actualização/reciclagem/ aperfeiçoamento de conhecimentos na área das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Formação Co-Financiada pelo FSE Acções de Formação realizadas no âmbito do Programa PRODEP III, destinadas a docentes e não docentes do Ensino Secundário Acções de Formação no âmbito do PORLVT destinadas a Agentes da Administração Pública Formação Co-Financiada pelo FSE 8 de Junho de 2003

32 4 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO:
Instituto Superior Técnico ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CURSOS NÃO CONFERENTES DE GRAU 4 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Segurança no Trabalho da Construção Tecnologia, Manutenção e Gestão Automóvel Sistemas de Informação (POSI) Áreas Científicas abrangidas: Segurança e Higiene no Trabalho Construção Tecnologia e Manutenção Automóvel Sistemas de Informação Não conferem um grau académico (Duração de 1 ano) 8 de Junho de 2003

33 Instituto Superior Técnico CURSOS DE MESTRADO ORGANIZADOS EXCLUSIVAMENTE PELO IST
Biotecnologia (Engenharia Bioquímica) Ciência e Engenharia dos Materiais Construção Engenharia da Concepção Engenharia de Estruturas Engenharia e Gestão da Tecnologia Engenharia Electrotécnica e de Computadores Engenharia Informática e de Computadores Engenharia Mecânica Física Georrecursos Hidráulica e Recursos Hídricos Inovação Tecnológica e Gestão Industrial Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas Matemática Aplicada Sistemas de Informação Geográfica Transportes Urbanística e Gestão do Território Os 26 cursos de mestrado disponibilizados pelo IST estão sub-divididos em três tipos: Aqueles que são da responsabilidade exclusiva do IST (18 cursos) Aqueles que são organizados em parceria com outras escolas da UTL (2 cursos) Aqueles que são organizados em parceria com escolas de outras universidades (6 cursos) Em relação aqueles que são organizados pelo IST podemos observar um vasto leque de opções de pós-graduação Esta oferta é muito diversificada, abrangendo mestrados que funcionam como aprofundamento dos conhecimentos da licenciatura e outros que permitem alargar para outras áreas os conhecimentos adquiridos no curso de graduação Muitos dos mestrados encontram-se actualmente em coordenação com as licenciaturas permitindo a obtenção do grau num espaço de tempo mais reduzido 8 de Junho de 2003

34 Instituto Superior Técnico OUTROS CURSOS DE MESTRADO
CURSOS DE MESTRADO EM PARCERIA COM OUTRAS ESCOLAS Ciência e Tecnologia dos Alimentos (exclusivamente da UTL) Planeamento Regional e Urbano (exclusivamente da UTL) Ciência e Engenharia das Superfícies Ecologia, Gestão e Modelação dos Recursos Marinhos Engenharia de Materiais Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo Geotecnia para Engenharia Civil Logística Ciência e Tecnologia dos Alimentos (IST, ISA, ISEG, FMV) Planeamento Regional e Urbano (IST, ISA, ISEG, ISCSP, FA) Ciência e Engª de Superfícies (IST, FC-UL, FCT-UNL) Ecologia, Gestão e Modelação dos Recursos Marinhos (IST, FC-UL, FCT-UNL) Engenharia de Materiais (IST, FE-UP, UAveiro, FCT-UNL, FCT-UC, EE-UMinho) Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turísmo (IST, UAçores) Geotecnia para Engª Civil (IST, FCT-UNL, LNEC) Logística (IST, ISCTE, Esc Gest Porto) 8 de Junho de 2003

35 Instituto Superior Técnico Formação Pós-Graduada: Mestrados
Escola de origem Curso de origem Licenciatura da área de Eng. 70% IST (58%) O perfil dos alunos que frequentam cursos de mestrado no IST encontra-se caracterizado nestes gráficos. Escola de origem Relativamente à Escola de Origem dos alunos de Mestrado constata-se que cerca de metade dos alunos efectuou a sua licenciatura no IST (58%). Curso de origem No que concerne à área de origem dos alunos de mestrado a grande maioria são alunos oriundos de licenciaturas na área da Engenharia (70%). Havendo no entanto já cerca de 1/4 dos alunos provenientes de outras áreas Outras Escolas Internacionais (1%) Outras Escolas Nacionais (41%) Licenciatura sem ser área Eng. 23% S/ resposta 7% 8 de Junho de 2003

36 Instituto Superior Técnico ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO - DOUTORAMENTO
21 ÁREAS DE DOUTORAMENTO Biotecnologia Ciências da Engenharia Engenharia Aeroespacial Engenharia do Ambiente Engenharia Civil Engenharia Electrotécnica e de Computadores Engenharia Física Engenharia Física Tecnológica Engenharia e Gestão Industrial Engenharia Informática e de Computadores Engenharia de Materiais Engenharia Mecânica Engenharia de Minas Engenharia Naval Engenharia Química Engenharia de Sistemas Engenharia do Território Física Matemática Planeamento Regional e Urbano Química - Investigação avançada (dissertação) - Duração ± 4 anos 8 de Junho de 2003

37 Endereço Web 8 de Junho de 2003

38 Colaboradores Gabinete de Estudos e Planeamento Marta Pile
Luís Lourenço Rui Mendes Gabinete de Informação e Relações com o Exterior Sílvia Santos Margarida Riscado 8 de Junho de 2003


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