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 Coordenador: Marcio Luiz Carreri  Orientador: André Luis Salvador  Bolsistas: Ana Maria Machado Caravieri Camila Mariana Gomes Liduenha Daiane de.

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2  Coordenador: Marcio Luiz Carreri  Orientador: André Luis Salvador  Bolsistas: Ana Maria Machado Caravieri Camila Mariana Gomes Liduenha Daiane de Lima Matos Dulciana Aparecida Garcia Edson Souza Munis Fernandes Elaine Cristovam Juliane Machado Alexandre Lara Guerche Siqueira Marcela Roncon Maia Rhayza Jeanine de Oliveira Magalhães

3  Avaliar a gestão do transporte escolar dos ensinos básico e superior realizado pelo Município de Bandeirantes, com vistas a verificar o planejamento, a execução do serviço e a integração das ações do Município estudado com as demandas da comunidade, evidenciando o entendimento macro do tema auditado.

4  Levantamentos preliminares:  Brainstorming e Analise de Stakeholder;  Elaboração do mapa de processo;  Elaboração do mapa de produto;  Diagnóstico:  Elaboração e validação da analise SWOT;  Elaboração e validação da DVR;

5  1-Em que medida os procedimentos previstos no planejamento e o controle contribuem para a segurança da prestação do serviço de TE no município de Bandeirantes de 2011/2012?  2- De que forma a gestão de custos do TE do município de Bandeirantes está sendo executada e controlada de forma a atingir os resultados esperados pelos usuários, nos exercícios de 2011/2012?

6  3-De que forma as ações coordenadas pelo município de Bandeirantes, para a manutenção e renovação da frota atendem a legislação especifica e a demanda dos usuários, nos exercícios de 2011/2012?

7  Instrumentos de Pesquisa: Questionários, Roteiros de entrevistas e Observação Pessoal  Público : Gestores da Prefeitura Municipal, Usuários do serviço (ensino fundamental, médio e superior), Pais de usurários (educação básica).  Tamanho da amostra : 282 respondentes

8  Localização de Aplicação dos Questionários:  Escolas Municipais (pais de usuários): Santa Terezinha, Leda de Lima Canário, Diógenes Vasconcelos;  Escolas Estaduais (usuários): Cyríaco Russo e Mailon Medeiros;  Ônibus (ensino superior): UTFPR, UENP, FACCREI, Faculdade Dom Bosco, Assis e Jacarezinho.

9 AchadosRecomendações Veículos sem cinto de segurançaAdaptação dos veículos as normas co CONTRAN Mal estado de conservação e elevada idade média da frota - Elaborar um plano de ação de progressiva renovação da frota; - Adotar ações educativas, que visem reduzir os atos de vandalismo e depredação dos ônibus; Insuficiência dos procedimentos de controle- Adoção de práticas de controle mais precisa e formais; Veículos utilizados sem condições de acessibilidade Providenciar as adequações necessárias à segurança dos transportados; Superlotação dos veículos de ensino básico e superior - Adequações de rotas; - Caronas nos veículos que atendem o ensino básico - Adequações de rotas; - Ações educativas para os usuários, comunidade e motoristas visando inibir a prática; Falta de identificação dos veículos do transporte escolar- Providenciar identificação em todos os veículos do transporte escolar.

10 AchadosComentários do Gestor Veículos sem cinto de segurançaAlguns dos ônibus citados, utilizados, segundo a Prefeitura, apenas como reservas, serão colocados a leilão de inservíveis que está em andamento, e que, posteriormente, será realizada licitação para aquisição de novos veículos para o transporte escolar. Mal estado de conservação e elevada idade média da frota O município está elaborando uma Cartilha para o transporte escolar, com rotinas de vistoria, bem como rodízio para manutenção dos veículos. Será efetuado levantamento das necessidades de adequação e análise do custo de adequar e/ou renovar a frota, com a realização do devido processo licitatório. Informa que realiza palestras, nas semanas culturais, abordando a questão da depredação do patrimônio público, e que seguindo as recomendações da equipe, farão estudo para aplicar novas providências para minimizar os prejuízos. Insuficiência dos procedimentos de controle Acatando as recomendações, o diário de bordo será utilizado também nos veículos terceirizados, bem como a implantação da carteirinha de identificação dos alunos (após análise de custos e condições legais). Quanto à individualização dos custos de manutenção dos veículos, está sendo implementado controle informatizado no almoxarifado para conhecimento dos custos de manutenção dos veículos. Vistorias serão efetuadas no início do 2º semestre letivo, mas a regra de vistorias periódicas será imposta no edital da próxima contratação, assim como a utilização da Cartilha de Transporte Escolar publicada pelo Ministério da Educação.

11 AchadosComentários do Gestor Veículos utilizados sem condições de acessibilidade Confirma o achado, indicando que irá incorporar a recomendação de previsão de cláusula de acessibilidade nos futuros contratos, nas linhas onde existem portadores de necessidades especiais. Para a frota própria, analisará a possibilidade de compra de 02 veículos específicos para atender esta demanda. Superlotação dos veículos de ensino básico e superior Após conhecimento do problema, o município está efetuando novo cadastramento dos alunos do ensino superior para sanar tal situação. Para o ensino básico e fundamental serão criadas mais linhas para atender aos alunos, caso avaliado pertinente pela municipalidade. Caronas nos veículos que atendem o ensino básico Apesar da proibição dos “caronas”, serão colocadas regras e sanções na Cartilha elaborada pela controladoria. Além disso, adesivos “Proibido Caronas” serão exigidos dos terceirizados e nos veículos próprios. Informa, ainda, que além da ouvidoria, que é o canal de comunicação oficial do município, a Cartilha contará com telefone dos responsáveis diretos pelo transporte escolar para denúncias e reclamações. Falta de identificação dos veículos do transporte escolar O município afirma estar tomando as providências necessárias para regularizar este ponto.


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