A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exemplos de: Elsevier – Science Direct Nature HighWire Press

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exemplos de: Elsevier – Science Direct Nature HighWire Press"— Transcrição da apresentação:

1 HINARI Imprimir, copiar, salvar e enviar artigos por e-mail: Problemas e Soluções

2 Exemplos de: Elsevier – Science Direct Nature HighWire Press
Vamos rever como "imprimir, copiar, salvar ou enviar artigos por " usando 3 das principais editoras parceiras do HINARI como exemplo. Estas tarefas podem ser difíceis já que muitas vezes o problema reside no acesso ao artigo. Nota: Se não conseguir ter acesso ao texto completo de um artigo, veja "HINARI: Problemas de Acesso e suas Soluções" na página de capacitação

3 Neste exemplo, acedemos à página da tabela de conteúdos da revista Lancet através da página eletrónica da editota Elsevier Science – Science Direct. A partir desta página, pode-se abrir arquivos em PDF, enviar artigos por ou baixar artigos em PDF. Além do mais, ao clicar em Title (título), terá acesso à versão em html do artigo através de seu navegador da internet. Nota: Na maioria dos casos, as editoras parceiras do HINARI terão opções similares para obter uma cópia do texto completo do artigo.

4 ` Mostramos aqui a versão HTML/texto completo do artigo.
A partir desta página pode-se acessar a versão em PDF ou pode-se Enviar artigo por . Esta última opção incluirá o link do artigo mas não o artigo completo. Você verá a seguinte mensagem: “Se você possui um nome de usuário e senha, pode aceder a este artigo. Por favor, conecte-se" ou "se você não possui nome do usuário e senha, clique no link "registro de compra" para comprar o artigo" (Para aceder ao artigo é necessário conectar-se no HINARI) Nota: A versão em HTML incluirá direcionamentos para notas de rodapé e outros artigos e você poderá copiar/colar a partir desta opção. A versão em PDF é mais apropriada para impressão. A visualização de um artigo em PDF não permite copiar/colar nada do texto. * I may add that they will need to login HINARI to get the full text

5 Neste exemplo, vemos um texto em versão PDF de um editorial intitulado Essential medicines pricing-reform needed. Existem duas opções para obter a cópia deste artigo: 1) Imprimir (clique aqui para imprimir este artigo em PDF) 2) Salvar (clique para salvar este artigo no seu computador ou em outro meio)

6 Ao pressionar a tecla imprimir, vê-se os comandos da impressora que está conectada ao computador. Neste caso, uma impressora Canon IP1600 .

7 Neste exemplo, selecionamos a opção salvar
Neste exemplo, selecionamos a opção salvar. Seremos direcionados para o disco rígido do computador (HINARI). Outra opção pode ser enviar o arquivo para um CD ou dispositivo UBS no computador. Em qualquer dos casos, o arquivo será armazenado em formato PDF para ser lido em outro momento utilizando o software Adobe Reader.

8 Mostraremos agora alguns exemplos de "problemas" que podem ocorrer ao tentar obter a cópia de um artigo. Discutiremos também diferentes soluções. Neste exemplo, estamos na página eletrônica da revista Nature, acedemos a um editorial intitulado "Science Restored" Ao lado veja as seguintes opções: 1) Download PDF (Baixar PDF) 2) Send to a friend (Enviar a um amigo) Atenção: a opção Send to a friend não resultará em acesso ao texto completo do artigo.

9 ` Ao clicar em PDF depara-se com uma página em branco que parece não ter opções para voltar à página anterior. O que pode ser feito para entrar no artigo em formato PDF e depois imprimi-lo?

10 ` Existem duas formas de retornar à página eletrónica anterior:
1) Pressionar a tecla ALT e, ao mesmo tempo, clicar na tecla seta para a esquerda 2) Voltar ao HINARI através do navegador da internet. Ao clicar no menu History vê-se a opção para o arquivo em formato PDF (457511b.pdf) e para o HTML/artigo de texto completo (Science restored:Article:Nature). Em qualquer das opções, pode-se voltar ao artigo da Revista Nature para salvá-lo ou imprimi-lo".

11 ` O próximo exemplo é através da editora HighWire Press. Tentaremos aceder à revista American Journal of Epidemiology incluída na lista "Free Access to Developing Economies"

12 Acedemos a um volume da revista American Journal of Epidemiology
Acedemos a um volume da revista American Journal of Epidemiology. Note que existe a opção FREE Full Text (texto completo gratuito) em PDF. Discutiremos as possíveis opções quando um arquivo em PDF não pode ser aberto ou copiado.

13 Uma das opções é criar uma captura de ecrã (Print Screen) do texto
Uma das opções é criar uma captura de ecrã (Print Screen) do texto. No entanto para conseguir o texto completo, serão necessárias várias capturas de ecrã. Neste caso, as opções em azul também não funcionarão. Para capturar o ecrã clique na tecla Print Screen e depois cole (editar/colar ou control/v) num documento em Word ou NotePad e guarde o documento no seu computador ou dispositivo USB.

14 Nesta opção, "selecionaremos o texto a ser copiado" (clique no botão esquerdo do rato no inicio do documento e arraste-o sobre todo o texto a ser copiado). O texto ficará marcado em azul e poderá ser copiado (editar/copiar ou control/c) em um documento em word. Será necessário repetir o processo várias vezes até ter todo o texto copiado. Atenção para não repetir parágrafos.

15 Para guardar o material selecionado, cole outra vez (editar/colar ou control/v) o texto num documento do Word ou NotePad e guarde-o em seu computador ou dispositivo USB. Lembre-se que estes dois métodos de "colagem de emergência" são apenas usados quando as opções da editora (guardar, imprimir ou enviar por ) não estiverem disponíveis. Note: Se não conseguir aceder ao artigo completo veja "Problemas de Acesso e suas soluções" na página de capacitação


Carregar ppt "Exemplos de: Elsevier – Science Direct Nature HighWire Press"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google