A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Advanced Search Vamos usar a opção Advanced Search (Pesquisa Avançada) que permite usar a ferramenta Search Builder (construir a pesquisa). Para realizar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Advanced Search Vamos usar a opção Advanced Search (Pesquisa Avançada) que permite usar a ferramenta Search Builder (construir a pesquisa). Para realizar."— Transcrição da apresentação:

1 Advanced Search Vamos usar a opção Advanced Search (Pesquisa Avançada) que permite usar a ferramenta Search Builder (construir a pesquisa). Para realizar pesquisas mais precisas, pode adicionar termos em All fields (todos os campos) ou em campos específicos, usando os operadores boleanos AND, OR, NOT. Pode aceder à Advanced Search a partir da página inicial do PubMed ou da página Search Results (Resultados da Pesquisa). Leia as Search Builder instructions (instruções para construir a pesquisa) que aqui estão disponíveis. 1

2 Escrevemos a palavra-chave "tuberculosis" no PubMed search box (caixa de pesquisa PubMed), na opção TextWord do Search Builder adicionamos a expressão "drug resistance“ e clicamos na opção Show Index (mostrar índice). De seguida, clicamos em AND e na opção Add to Search Box (adicionar à caixa de pesquisa).

3 Vamos agora acrescentar um termo adicional.
Depois de clicar em AND e na opção Add to Search Box, a expressão "drug resistance" [TextWord] foi adicionada à caixa de pesquisa PubMed juntamente com "tuberculosis". Vamos agora acrescentar um termo adicional.

4 Vamos agora clicar na opção MeSH Terms (Termos MeSH) em Search Builder e inserir a expressão "developing countries“ na caixa de pesquisa. De seguida, clicamos em Show Index (mostrar índice) para visualizar os termos MeSH.

5 Os termos "developing country MeSH" e MeSH subheading são apresentadas na caixa de seleção.
Vamos clicar em AND e em "Add to Search Box" para adicionar este termo à caixa de pesquisa PubMed.

6 Os resultados da pesquisa "tuberculosis AND drug resistance AND developing countries" são 110 referências. Repare que na lista Filter your results (filtrar os resultados) 21 são artigos de texto completo de acesso gratuito e 31 são resultados HINARI.

7 Estamos de volta à página Advanced Search (pesquisa avançada)
Estamos de volta à página Advanced Search (pesquisa avançada). A opção Search History (Pesquisar no Histórico) foi ativada e apresenta a pesquisa mais recente (#1). No módulo 4.4 vamos discutir a opção Search History e como a utilizar para combinar resultados de pesquisa.

8 Exercício 17 Complete o exercício 17.

9 MY NCBI Para fazer o registo, adicionar filtros e usar as opções do My NCBI deverá aceder ao PubMed a partir do seguinte endereço: Nesta página pode visualizar a caixa My NCBI/Sign in. Deve clicar em My NCBI para efetuar o seu registo. Nota: se tentar fazer o seu registo no HINARI/PubMed, o HINARI vai impedir que volte atrás depois de usar o MY NCBI. O recurso "My NCBI" permite-lhe configurar filtros, guardar pesquisas e criar alertas automáticos de s com as publicações mais recentes do PubMed. Para efetuar o seu registo, clique em "Register" (Registar) na caixa "My NCBI", no canto superior direito da página. Acederá a um formulário de registo numa nova janela. Nota: Apenas precisa de efectuar o registo uma vez. Depois disso passe a usar a opção "Sign in". Siga com atenção as instruções dos próximos quatro slides.

10 Entrará diretamente na página de Sign in do MY NCBI
Entrará diretamente na página de Sign in do MY NCBI. Para se registar no My NCBI, clique em Register for an account (criar uma conta). Se já efetuou o seu registo, clique em My NCBI Sign In.

11 Complete a página de registo
Complete a página de registo. Selecione um Username (utilizador) e uma Password (senha). Guarde-os num lugar seguro para futura referência. Deverá também escolher uma Security Question (pergunta secreta de segurança), caso seja necessário substituir a senha. O formulário de registo abre numa janela nova. Siga as instruções atentamente, de forma a garantir que preenche o formulário corretamente.

12 Nota: Não se esqueça de confirmar que guardou o Username e a Password.
Insira os 5 carateres que vê na imagem, incluindo as maiúsculas. É necessário inserir uma conta de para usar as ferramentas do My NCBI que iremos discutir a seguir. Depois de acabar de preencher o formulário, clique em Register. Nota: Não se esqueça de confirmar que guardou o Username e a Password. Todas as instruções devem ser seguidas à risca ou o registo não será efetuado.

13 Receberá um e-mail da NCBI com a confirmação do registo
Receberá um da NCBI com a confirmação do registo. Abra a mensagem de De forma a concluir o seu registo, clique no link ‘you must visit the following Web site’. Se não tiver uma hypertext link no seu web browser, copie o URL ou endereço web address, cole na search box (caixa de pesquisa) e clique na tecla send. Depois de completar o registo, a NCBI irá enviar-lhe um contendo o link para validar a sua conta de . Para tal, deverá clicar no link ‘to complete your registration…’ e assim o seu registo ficará concluído. A partir de agora já poderá fazer login, criar filtros, guardar pesquisas e receber alertas por a partir do MY NCBI. Existem outras funcionalidades (Coleções, Minha bibliografia) que não são discutidas neste breve Curso. Consulte o módulo 4.5 MY NCBI para mais informação acerca destas funcionalidades.

14 Depois de colocar o endereço do My NCBI na caixa de search (pesquisa), entrará nesta página que verifica o seu endereço de . Siga para o My NCBI Sign In. Nota: se estiver a usar o seu computador, poderá usar as opções Keep me signed in unless I sign out (manter ligado a não ser que faça sign out) ou Remember my username (lembrar o meu nome de utilizador). Depois de confirmar o registo pelo , o MY NCBI deve mostrar mensagem "verificada". 14

15 Para aceder ao My NCBI, terá de Sign In (conectar-se) com o seu Username e Password.
Nota: Este passo só deve ser feito depois de se ter registado e quiser voltar à sua conta do My NCBI. Como mencionado neste slide, para aceder ao MY NCBI terá de fazer Sign in. 15

16 Esta é a página do MY NCBI e contém muitas opções que iremos discutir – 1os filtros. Os filtros permitem aos utilizadores do My NCBI identificar conjuntos de artigos nos resultados de pesquisa. Abra a secção dos Filters (filtros) clicando em Manage Filters (gerenciar filtros). Não se esqueça de manter a opção Filters for PubMed (filtros para PubMed).

17 No Browse/Search for PubMed Filters (pesquisa de filtros PubMed), selecione Popular. Os filtros mais usados estão nesta página e pode escolher mais do que um. Ao escolher um filtro a página do My NCBI atualiza-se e começa a usar o filtro. Ao clicar na caixa, escolha o filtro Free Full Text (texto completo gratuito). Pode escolher outros filtros que ache úteis. Ao adicionar o filtro Free Full Text, os s de ‘update’ que recebe fo NCBI irão incluir citações de artigos com Free Full Acess (que têm acesso gratutio ao texto todo). 17

18 Para adicionar outro filtro importante, clique na categoria LinkOut.
Repare que os filtros que escolheu estão na lista Your PubMed filter list (sua lista de filtros PubMed) e o filtro mais recente está na caixa verde. Para adicionar outro filtro importante, clique na categoria LinkOut.

19 Depois de selecionar a categoria LinkOut, escreva HINARI na caixa de procura e clique no botão Search (Pesquisa). 19

20 Quando a opção do HINARI LinkOut aparecer, clique em Filter para adicionar este 2o filtro.
Nota: LinkOut é o programa PubMed que adiciona os ícones do HINARI num formato Abstract (resumo) e permite o acesso ao documentos com o texto completo. Vamos adicionar agora o filtro ‘HINARI’ para que os s de update (atualização) do MY NCBI incluam as citações tanto do HINARI como dos artigos com Free Full Text. 20

21 Ambos os filtros que escolheu estão na Your PubMed filter list (sua lista de filtros PubMed). Pode apagar qualquer filtro clicando em check na coluna Active. Regresse à 1a página do MY NCBI clicando no MY NCBI que está ao lado do seu nome ou no logótipo do MY NCBI. Nota: estes dois filtros são usados para criar as tabs do HINARI e do Free Full Text (texto completo gratuito) que surgem quando a pesquisa do HINARI/PubMed está completa e, a partir de agora, em qualquer pesquisa do My NCBI.

22 Use a caixa Search NCBI databases (pesquisar base de dados NCBI) para completar uma pesquisa sobre HIV AND pregnancy – introduzindo o termo na caixa de pesquisa e clicando no botão Search (Pesquisa).

23 No PubMed, estes são os resultados para a pesquisa sobre HIV AND pregnancy. Clique em Save search (guardar pesquisa), que está disponível quando fizer sign in na sua conta do MY NCBI.

24 O My NCBI dá a opção de save (guardar) ou cancel (cancelar) uma pesquisa específica. Neste caso, escolha a opção save a pesquisa. Ao guardar a pesquisa, pode receber s com novas citações para Free Full Text (texto completo gratuito) e artigos HINARI neste tema.

25 O My NCBI confirmou que a sua pesquisa foi guardada
O My NCBI confirmou que a sua pesquisa foi guardada. Agora tem a opção de receber ou não updates ( s com actualizações sobre os novos artigos publicados neste área). Neste caso, as opções de updates são: ‘Yes, once a week’ ('sim, uma vez por semana'), ‘Monday’ ('à segunda-feira') no Abstract format (formato de resumo, as outras opções são text ou MEDLINE) e receber 50 items. Seleccione as opções que prefere e clique no botão Save para guardar.

26 Quando regressar à página My NCBI, pode ver a lista das pesquisas guardadas na caixa Saved Searches (pesquisas guardadas) – neste caso ‘HIV AND pregnancy’ e ‘malaria AND bednets’. Pode voltar a pesquisar clicando no título. Também pode apagar a pesquisa clicando em Manage Saved Searches (gerenciar pesquisas guardadas). Nota: o que receberá do MY NCBI tem citações de artigos publicados recentemente. Para ter o artigo com o texto completo, terá de voltar ao HINARI e localizar a publicação específica com o tema. O número de pesquisas que pode criar é significativo, mas acabará por receber muitas mensagens de . 26


Carregar ppt "Advanced Search Vamos usar a opção Advanced Search (Pesquisa Avançada) que permite usar a ferramenta Search Builder (construir a pesquisa). Para realizar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google