A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um guia para usar os recursos das editoras parceiras (módulo 3)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um guia para usar os recursos das editoras parceiras (módulo 3)"— Transcrição da apresentação:

1 Um guia para usar os recursos das editoras parceiras (módulo 3)

2 Instruções Esta parte do curso é uma demonstração em Power Point para introduzir os conceitos de Recursos das editoras parceiras. Esta parte do módulo é off-line e deve ser usada como referência. MÓDULO 3 HINARI/Recursos das editoras

3 Tópicos Encontrar o site HINARI e fazer um registro para acessar os recursos Acessar os serviços das editoras parceiras Fazer login ao site "Elseviers Science Direct" Encontrar periódicos, artigos e outros serviços Fazer login ao site "HighWire" Encontrar periódicos, artigos e outros serviços Fazer login ao site "Wiley InterScience" Encontrar periódicos, artigos e outros serviços Um breve panorama no "Nature Publishing"

4 Entrando no site do HINARI 1 Antes de entrar nos sites das editoras, devemos nos conectar (logar) no site do HINARI através da URL Mude para o site em português e clique no botão CONECTAR

5 Para se conectar na página eletrônica, é necessário digitar o código do usuário HINARI (user name) e a a senha (password) nos campos correspondentes e clicar no botão Login Nota: É preciso se conectar corretamente para ter acesso aos artigos na íntegra.

6 Entrando na área de revistas HINARI Para entrar na área de acesso às revistas, selecione a opção revistas em texto completo, bases de dados e outros recursos na coluna da esquerda da página principal do HINARI.

7 Entrando no HINARI 3 Quando entrar no site do HINARI através do seu login, você está autenticado e habilitado para usar os recursos das editoras parceiras que integram o HINARI.

8 Selecionando o serviço de uma editora parceira 1 Selecione um dos serviços de editoras disponíveis a partir da lista disponível na caixa selecione editora.

9 Logging on to HINARI 3 Using the drop down menu, we will view the links to the Partner publisher services websites. Note how HINARI lists the access status. This example is for a Band 1 country. Note that this drop down menu only contains the major HINARI participating publishers. For a list of complete list of publishers and journals, go to the Find journals by publisher list on the left side of the page.

10 Science Direct 1 Ao abrir o site de uma editora parceira, uma nova janela será criada. Neste caso, foi escolhida a opção Science Direct. É necessário agora autenticar-se no novo site.

11 (Elsevier) Science Direct busca rápida para localizar artigos ou títulos de periódicos - autor, título, resumo ou palavras-chave navegação por título ou por assunto inscrição para links rápidos - serviço de alertas para assuntos - retorno às buscas salvas - lista dos melhores 25 artigos (em uma dada área)

12 Science Direct 3 Esta é a página eletrônica do Science Direct da editora Elsevier. A partir daqui, é possível localizar artigos ou títulos, registrar um perfil pessoal e ordenar uma tabela de serviços de conteúdo.

13 Science Direct 4 Via busca rápida ("quick search"), é possível localizar artigos por título, resumo, palavras-chave, autor ou título da revista /livro. O site também contém mais de de artigos com texto integral ( ).

14 Science Direct 5 Para selecionar uma revista a partir do Science Direct, selecione um título por meio da lista A-Z ("Browse by title"), na coluna da esquerda.

15 Science Direct 6 Esta é a página eletrônica da revista The Lancet acessada a partir do site Science Direct. Aqui, as revistas são listadas por volume e edição.

16 Science Direct 7 Ao selecionar uma edição, é possível ver a lista dos artigos, incluindo links para o resumo, o texto completo ou o formato PDF do artigo.

17 Science Direct 8 As revistas do Science Direct disponíveis para os usuários registrados no HINARI têm um ícone verde ao lado do título.

18 Science Direct 9 Este é um artigo em formato PDF. Ao escolher esta opção, uma nova janela é aberta. Após a impressão do artigo, esta janela extra pode ser fechada.

19 Science Direct 10 Na página eletrônica Science Direct, é possível pesquisar as revistas por assunto.

20 Science Direct 2 O ScienceDirect permite que os usuários façam buscas nas revistas que fazem parte da coleção da editora Elsevier. Neste exemplo, na seção de pesquisa do site, foi digitado o termo Tuberculosis na caixa de pesquisa. Selecionando "All journals" no menu de fonte ("source"), a pesquisa é feita em todas as revistas.

21 Science Direct 3 Estes são os resultados da pesquisa "tuberculosis ". Foram localizados artigos. O ícone verde sinaliza que, via HINARI, os artigos estão disponíveis na íntegra.

22 Science Direct 13 Neste exemplo, a pesquisa foi refinada a partir do recurso de busca rápida ("Quick Search"), acrescentando o termo bednets (mosquiteiros). Ao digitar os 2 termos: "malaria and bednets"(malária e mosquiteiros), foram identificados 75 artigos.

23 Página eletrônica HighWire Press um portal com mais de periódicos publicados predominantemente por Academias Inclui periódicos relacionados à saúde – "American Journal of Public Health", Anais da Academia das Ciências de Nova York, "Journal of Bacteriology" e JAMA via endereço IP, o acesso a periódicos cadastrados é possível a partir de qualquer computador dentro do país existe uma lista das "revistas livres para economias em desenvolvimento", que pode ser acessada diretamente a partir do site HighWire Press: http / /: highwire.stanford.edu

24 Página eletrônica HighWire Press lista A-Z por título de periódicos pesquisa do banco de dados capacidade para configurar alertas pesquisa em revistas isoladas ou em diversas revistas

25 HighWire Press 3 Esta é a página inicial do site HighWire Press. Aqui, é possível pesquisar artigos, títulos de revistas ou assuntos e criar um alerta por . A relação com as "revistas livres para economias em desenvolvimento" é acessada por um outro endereço web. Nota: Os artigos na íntegra podem ser acessados a partir do endereço: http / /: highwire.stanford.edu, desde que o acesso seja feito pelo computador registrado. Esta é a única exceção para a qual não é necessário utilizar o nome de usuário e senha da instituição.

26 Esta é a página que permite o acesso às "revistas livres para economias em desenvolvimento". Como se observa, o acesso é baseado em endereço IP e não há necessidade de fazer o login via HINARI. O acesso pode ser feito diretamente, apenas digitando o endereço eletrônico.

27 HighWire Press 4 Na página HighWire Press, as revistas podem ser pesquisadas por ordem alfabética (por título). Note que algumas revistas têm um site gratuito ("free site") e outros têm algumas edições gratuitas ("free issues"). A busca HINARI faz uma mistura dos diferentes títulos.

28 Ao acessar a lista de conteúdo de uma edição do JAMA (The Journal of the American Medical Association), é possível obter os artigos na íntegra (full text), os resumos (abstract) ou a versão em PDF.

29 Esta é a versão do artigo na íntegra (HTML), a qual inclui alguns links para acessar outras partes.

30 Página eletrônica Wiley InterScience a partir de 1 º de julho de inclui todos os títulos do Blackwell Synergy e Wiley Interscience revista por títulos A-Z e/ou lista por assuntos alerta por para um novo conteúdo perfil pessoal de revistas busca por palavra-chave em revistas individuais ou em diversas revistas

31 Wiley Interscience 0 A página eletrônica Wiley Interscience começa com uma lista com diversos assuntos para direcionar a navegação. Neste exemplo, vamos escolher a categoria "Medicina, Veterinária e Ciências da Saúde" (Medical, Veterinary and Health Sciences).

32 Wiley Interscience 2 Na categoria "Medicina, Veterinária e Ciências da Saúde" (Medical, Veterinary and Health Sciences), pode-se navegar por categoria (Browse By Category), título (Publication Titles) ou procurar uma palavra-chave no campo da pesquisa avançada (Advanced Search).

33 Wiley Interscience 4 Esta é a lista alfabética da categoria "revistas em medicina" (Journals in Medicine).

34 Wiley Interscience 5 Ao selecionar uma revista, você terá acesso aos artigos na íntegra (full text) em versão HTML ou PDF ou ainda ao resumo (abstract).

35 Editora Nature publicações A-Z navegação por assunto busca ou "busca avançada" por palavras- chave - para um periódico individual ou em todos os títulos da editora Nature opção de alerta eletrônico

36 Nature Publishing Intro Page Esta é a página inicial do site da editora Nature e contém um link para o índice das publicações A-Z.

37 Nature Publishing Title A-Z List O site da editora Nature contém um índice A-Z e também nos permite navegar por assunto ou fazer uma busca por palavra-chave.

38 Em uma revista específica da editora Nature, os artigos podem ser acessados como resumo(Abstract) ou texto na íntegra (Full Text), em HTML ou PDF. Este é o fim do Módulo 3 Há um caderno de exercícios que acompanha esta parte do módulo. O caderno traz exercícios práticos sobre os temas apresentados neste módulo. Atualizado


Carregar ppt "Um guia para usar os recursos das editoras parceiras (módulo 3)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google