A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Sistemas de Informação Prof. Aroldo Luis

2 Desenhos Vetoriais VETORIZAÇÃO é o processo de conversão de arquivos raster em arquivos vetoriais. As linhas, elipses, retângulos, textos e outras informações contidas em um arquivo raster são convertidas em entidades matemáticas que podem ser entendidas por um software de CAD.

3 Desenhos Vetoriais VETORIZAÇÃO AUTOMÁTICA é feita através de softwares que criam um arquivo CAD de uma imagem raster. Na maioria das vezes, o que você terá como resultado é uma série de polylinhas justapostas, inclusive os textos, e será necessário uma considerável limpeza no arquivo. Alguns softwares dividem os elementos em layers tomando como critério as espessura de linha da imagem.

4 Desenhos Vetoriais Vantagens da imagem vetorial:
Tamanho da imagem é muito menor.* Conserva-se a precisão nas ampliações. Maioria das operações de processamento é feita de forma fácil e eficiente. * O Tamanho da imagem vetorial pode cresce muito constituir de pequenos detalhes geométricos.

5 Desenhos Vetoriais Desvantagens da imagem vetorial:
Inadequação para a representação de imagens naturais. Aspecto dependente do programa e do dispositivo de exibição. Tempo de exibição proporcional à complexidade do modelo.

6 Editores de Desenhos As principais características são:
Criação de primitivas gráficas Elementos simples que compõem o desenho. Alteração de atributos Cor, estilo de contorno, preenchimento, etc. Construção de estruturas gráficas Combinação de primitivas e outras estruturas gráficas. Visualização Vários graus de visualização e níveis de qualidade.

7 Primitivas Geométricas
Primitivas lineares Retas Elementos básicos dos modelos vetoriais Poligonais Seqüência de vértices unidas pelas arestas Polígonos Áreas delimitadas por poligonais fechadas

8 Primitivas Geométricas
Primitivas não-lineares Cônicas Curvas que podem ser descritas por equações algébricas do segundo grau, como: círculos, elipses, parábolas... Curvas cúbicas Que podem ser descritas por equações algébricas do terceiro grau, como: curva de Bézier. Textos Áreas delimitadas por poligonais fechadas. Áreas Permitem introduzir regiões de formato arbitrário. Texto

9 Transformações Gráficas
Importância das transformações lineares Gerar novas formas a partir de figuras básicas Duplicação de primitivas para formação de figuras com graus de repetição e simetria. Representação de movimento

10 Transformações Gráficas
Transformações bidimensionais Translações Rotações Mudança de escala Cisalhamento

11 Referências PAULA FILHO, W. P. Multimídia: conceitos e aplicação. São Paulo. LTC, (2000). JAMES FOLEY & ANDRIES VAN DAM, Fundamentals of Interactive Computer Graphics. Ed. Addison-Wesley, (1982).


Carregar ppt "Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google