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Computação Gráfica (Slide 5)
Prof. Alex
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Revisão do trabalho...
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Desenhando um quadrado
Revisão do trabalho... Desenhando um quadrado
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Revisão do trabalho...
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Revisão do trabalho... Invertendo as cores
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Revisão do trabalho...
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Binarizando uma imagem
Revisão do trabalho... Binarizando uma imagem
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Revisão do trabalho...
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Aplicando um filtro de passa-baixas
Revisão do trabalho... Aplicando um filtro de passa-baixas
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Revisão do trabalho...
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Invertendo a posição (ERRADO!)
Revisão do trabalho... Invertendo a posição (ERRADO!)
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Invertendo a posição (CERTO!)
Revisão do trabalho... Invertendo a posição (CERTO!)
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Rasterização
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Representação Vetorial x Matricial
Normalmente, gráficos são definidos através de primitivas geométricas como pontos, segmentos de retas, polígonos, etc Representação vetorial Dispositivos gráficos podem ser pensados como matrizes de pixels (rasters) Representação matricial Rasterização é o processo de conversão entre representações vetorial e matricial
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Considerações Gerais Rasterização é um processo de amostragem
Domínio contínuo discreto Problemas de aliasing são esperados Cada primitiva pode gerar um grande número de pixels Rapidez é essencial Em geral, rasterização é feita por hardware Técnicas de antialiasing podem ser empregadas, usualmente extraindo um custo em termos de desempenho
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Rasterização de Segmentos de Reta
Segmento de reta entre P1= (x1, y1) e P2= (x2, y2) Já foi recortado com relação ao viewport Objetivo é pintar os pixels atravessados pelo segmento de reta Na verdade, nem todos, apenas os mais próximos Reta de suporte dada por a x + b y + c = 0 Queremos distinguir os casos Linhas ~ horizontais computar y como função de x Linhas ~ verticais computar x como função de y
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