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Computação Gráfica (Slide 5) Prof. Alex

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Apresentação em tema: "Computação Gráfica (Slide 5) Prof. Alex"— Transcrição da apresentação:

1 Computação Gráfica (Slide 5) Prof. Alex

2 Revisão do trabalho...

3 Desenhando um quadrado Revisão do trabalho...

4

5 Invertendo as cores Revisão do trabalho...

6

7 Binarizando uma imagem Revisão do trabalho...

8

9 Aplicando um filtro de passa-baixas Revisão do trabalho...

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11 Invertendo a posição (ERRADO!) Revisão do trabalho...

12 Invertendo a posição (CERTO!) Revisão do trabalho...

13 Rasterização

14 Representação Vetorial x Matricial Normalmente, gráficos são definidos através de primitivas geométricas como pontos, segmentos de retas, polígonos, etc – Representação vetorial Dispositivos gráficos podem ser pensados como matrizes de pixels (rasters) – Representação matricial Rasterização é o processo de conversão entre representações vetorial e matricial

15 Considerações Gerais Rasterização é um processo de amostragem – Domínio contínuo discreto – Problemas de aliasing são esperados Cada primitiva pode gerar um grande número de pixels – Rapidez é essencial Em geral, rasterização é feita por hardware Técnicas de antialiasing podem ser empregadas, usualmente extraindo um custo em termos de desempenho

16 Rasterização de Segmentos de Reta Segmento de reta entre P 1 = (x 1, y 1 ) e P 2 = (x 2, y 2 ) – Já foi recortado com relação ao viewport Objetivo é pintar os pixels atravessados pelo segmento de reta – Na verdade, nem todos, apenas os mais próximos Reta de suporte dada por a x + b y + c = 0 Queremos distinguir os casos – Linhas ~ horizontais computar y como função de x – Linhas ~ verticais computar x como função de y


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