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Computação Gráfica (Aula 3) Prof. Alex

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Apresentação em tema: "Computação Gráfica (Aula 3) Prof. Alex"— Transcrição da apresentação:

1 Computação Gráfica (Aula 3) Prof. Alex

2 Computação Visual Recordando da primeira aula...

3 Processamento de Imagens Envolve as técnicas de transformação de imagens em que tanto a imagem de partida quanto a imagem resultado apresentam-se sob uma representação visual; As transformações visam, em geral, melhorar as características visuais da imagem, como aumentar o contraste, foco, reduzir ruídos e distorções. Recordando da primeira aula...

4 Análise de Imagens Busca obter a especificação dos componentes de uma imagem a partir de sua representação visual. Extração de características para Visão de Robôs Recordando da primeira aula...

5 Síntese de Imagens Ocupa-se da produção de representações visuais a partir das especificações geométrica e visual de seus componentes; É uma das sub-áreas mais difundidas e geralmente confundida com a própria computação gráfica Área de CAD usa síntese de imagens Recordando da primeira aula...

6 CAD A palavra CAD (Computer Aided Design) se refere ao processo de se utilizar um computador para auxiliar no projeto dos mais variados produtos com maior qualidade, rapidez e precisão. Sistemas CAD podem funcionar de forma integrada a sistemas CAM (Computer Aided Manufacturing) que disponibilizam recursos para a transformação do produto projetado no sistema CAD em códigos de controle das máquinas responsáveis pela manufatura do mesmo. Atualmente, sistemas CAD/CAM sofisticados fazem parte de um conjunto maior de programas denominado de sistema de gerenciamento de produção industrial (Management Information System, MIS), cuja função é gerenciar todas as etapas de produção. Recordando da primeira aula...

7 OpenGL DEFINIÇÃO: API gráfica 3D muito utilizada no desenvolvimento de aplicações Multimídia. Para tanto possui um conjunto de centenas de funções que fornecem Acesso a praticamente todos os recursos do hardware de vídeo. VANTAGEM: Multiplataforma e Freeware DESVANTAGEM: Somente trabalha a parte gráfica.

8 Matemática e CG, por quê? Parametrização Cálculo Vetorial Transformações Afins

9 Parametrização

10 Considera-se por simplicidade uma curva plana genérica dada pela função y = F(x). Portanto, a função y = F(x) é a forma convencional de representação da curva. A forma paramétrica da curva considera as coordenadas de um ponto genérico P(x, y) dadas por: x = f(t) #A.1# y = g(t) #A.2# Ou seja, as coordenadas de cada ponto da curva são funções de uma variável independente t, denominada parâmetro.

11 Parametrização y = 2x Equação2- Equação Parametrizada 3- Gráfico Considerando f(t)=t x = t y = 2t + 1

12 Parametrização Considerando f(t) = t x = t3 + 1 y = 2 (t 3 + 1) + 1 ou y= 2 t y = 2x Equação2- Equação Parametrizada 3- Gráfico ?

13 Parametrização Considerando f(t)=10t x=10t; y=30 sen(10t) + 100; Senoide x = x0 + r sen t y = y0 + r cos t Circunferência

14 Cálculo Vetorial Através da Distância de Manhattan

15 Cálculo Vetorial Através da Distância Euclidiana

16 Transformações Afins

17 Transformações Afins (Translação) P' = P + T 1- Descrição2- Fórmula 3- Exemplo ou x'= x + dx e y' = y + dy (1)

18 Transformações Afins (Escala) 1- Fórmula 2- Exemplo ou x' = sx · x y' = sy · y

19 OpenCV Eyes Web


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