A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VOZES DO VERBO PROF ª A NDRÉA. VOZES DO VERBO Voz do verbo é a relação existente entre o processo verbal e o sujeito desse processo. As vozes do verbo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VOZES DO VERBO PROF ª A NDRÉA. VOZES DO VERBO Voz do verbo é a relação existente entre o processo verbal e o sujeito desse processo. As vozes do verbo."— Transcrição da apresentação:

1 VOZES DO VERBO PROF ª A NDRÉA

2 VOZES DO VERBO Voz do verbo é a relação existente entre o processo verbal e o sujeito desse processo. As vozes do verbo são três: ativa, passiva e reflexiva. Ocorre flexão de voz nos verbos porque o Verbo Transitivo Direto (VTD) e o Verbo Transitivo Indireto (VTI) permitem estruturas em que o SUJEITO possa aparecer como AGENTE, como PACIENTE ou como AGENTE e PACIENTE da ação verbal.

3 VOZES DO VERBO Voz Ativa - É quando o sujeito é o agente, isto é, o executor da ação verbal. Exemplo: Maria leu o livro. SUJEITO VTD OD (sujeito agente) (verbo ativo) (paciente)

4 VOZES DO VERBO Voz Passiva - É quando o sujeito é paciente, ou seja, sofre a ação expressa pelo verbo. Exemplo: O livro foi lido por Maria. (sujeito paciente) (loc.verbal) (agente da passiva)

5 VOZES DO VERBO Voz passiva sintética - formada por um verbo transitivo direto (ou indireto) na terceira pessoa (singular ou plural) mais o pronome se (apassivador). Exemplo: Cantaram-se lindas melodias. (passiva sintética) (sujeito paciente)

6 VOZES DO VERBO Voz passiva analítica - Formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto ou direto e indireto. Exemplo: Lindas melodias foram cantadas pelo coral. (sujeito paciente) (verbo ser + particípio) (agente da passiva)

7 VOZES DO VERBO Voz Reflexiva - É quando o sujeito é agente e paciente ao mesmo tempo. Exemplo: Pedro machucou - se. (sujeito) verbo (voz reflexiva) (objeto)


Carregar ppt "VOZES DO VERBO PROF ª A NDRÉA. VOZES DO VERBO Voz do verbo é a relação existente entre o processo verbal e o sujeito desse processo. As vozes do verbo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google