A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Simetria? Forma de um objeto e que descrevem sua aparência: - forma regular - modelo geométrico periódico Harmonia de proporções, estabilidade,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Simetria? Forma de um objeto e que descrevem sua aparência: - forma regular - modelo geométrico periódico Harmonia de proporções, estabilidade,"— Transcrição da apresentação:

1 O que é Simetria? Forma de um objeto e que descrevem sua aparência: - forma regular - modelo geométrico periódico Harmonia de proporções, estabilidade, ordem, beleza, até mesmo perfeição. No entanto, SIMETRIA é mais do que isso! Simetria é um dos mais fundamentais princípios das Ciências Naturais! A sua DIMENSÃO é mostrada na teoria de Grupos! O seu efeito mostra-se em relações MACROSCÓPICAS e MICROSCÓPICAS. Encontra-se em todas as esferas da vida!

2 Simetria e seu significado Assimilada pelo cérebro humano ao longo de milhares de anos de evolução! - encobre e dissimula conceitos antagônicos como a conhecida complementação Yin Yang, oriunda da filosofia oriental e fundamentada na dualidade de tudo o que existe no universo,como bem/ mal, bonito/feio, certo/errado, etc.

3 A Simetria e a Química Desempenha um papel predominante - possibilitam investigações sobre a estrutura de materiais diversos - fornecem informações renovadas sobre as relações espaciais de átomos em moléculas e de moléculas em cristais. SIMETRIAS ESPACIAIS - Caracterizadas pelas transformações clássicas de simetria (transposição, rotação, espelhamento) SIMETRIAS INTERNAS - Diferem-se das propriedades geométrico espaciais ( conjugação de cargas (eletron/positron), ou a paridade (inversão das coordenadas espaciais).

4 Simetria: aplicações na Química e na Física

5 Porque que os químicos precisam estudar a simetria? A simetria da molécula nos diz se a molécula é quiral ou aquiral e se tem um momento de dipolo. Simetria nos permitirá interpretar as medidas espectroscópicas de moléculas. É particularmente importante quando da interpretação do infravermelho (vibracional). A simetria é importante na interpretação das estruturas cristalinas de moléculas.

6 Métodos modernos de difração de raios-X de uso da simetria, são aplicáveis a fim de interpretar os espectros obtidos e determinar a posição absoluta de átomos em um sólido cristalino e, consequentemente, a sua estrutura. Simetria é fundamental para a compreensão da estrutura eletrônica de moléculas (orbital molecular, ou a teoria de MO). É fundamental para a simplificação do cálculo computacional intensivo que precisa ser realizado a fim de encontrar as energias das moléculas e, portanto, prever a sua estrutura e as reações químicas que podem ser realizadas com as mesmas. Porque que os químicos precisam estudar a simetria?

7 Simetria em formas e objetos (moléculas) Um objeto é simétrico quando uma reorientação espacial pode levá-lo a um estado não diferenciável do original. Operação de simetria e elemento de simetria?!

8 QUIRALIDADE DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS

9

10

11

12

13 Rotação em torno de eixo de simetria

14 Operações combinadas de simetria

15

16

17 Elementos e operações de simetria

18


Carregar ppt "O que é Simetria? Forma de um objeto e que descrevem sua aparência: - forma regular - modelo geométrico periódico Harmonia de proporções, estabilidade,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google