A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POPULAÇÃO BRASILEIRA E MIGRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POPULAÇÃO BRASILEIRA E MIGRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 POPULAÇÃO BRASILEIRA E MIGRAÇÃO
Colégio Marista São José POPULAÇÃO BRASILEIRA E MIGRAÇÃO Disciplina: Geografia Profª. Ms. Graziella Fernandes de Castro Montes Claros/MG

2 Observem as imagens a seguir:

3 Tente responder: Explique: o que é miscigenação?
O Brasil apresenta diversos grupos étnicos em sua formação? Quais. O que é etnia? Quais foram os três principais grupos que deram origem a miscigenação brasileira? É possível observar essa mistura de povos é no Brasil? Justifique.

4

5 Grupos por cor ou raça segundo o IBGE
Brancos – descendentes dos europeus. Negros – descendentes dos africanos (afrodescendentes). Indígenas – nativos. Pardos – junção dos brancos, negros e indígenas formando três grupos (mameluco, mulato e cafuzo). Amarelos – descendentes de asiáticos.

6

7 “O homem moderno é, acima de tudo, um se humano móvel
“O homem moderno é, acima de tudo, um se humano móvel.” “Muitas pessoas de culturas diferentes vieram para o Brasil e ajudaram a construir nosso país.” “Há brasileiros que saem daqui em busca de fixar residência em outros países procurando melhor qualidade de vida.”

8 MIGRAÇÃO Corresponde a mobilidade espacial da população.
Imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos em um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um país de forma temporária ou permanente e a emigração é a saída de indivíduos do país.

9 Pense: A sua família é montesclarense?
Seus pais nasceram na mesma localidade onde residem atualmente? E seus avós, bisavós e tataravós, nasceram na mesma cidade onde residiram ou residem? Caso tenham migrado, qual foi o motivo da migração?

10 Paratodos (Chico Buarque) “O meu pai era paulista Meu avó, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano Vou na estrada há muitos anos Sou um artista brasileiro.”

11 Alguns motivos levam as pessoas a migrarem:
Dificuldades econômicas; Guerras; Perseguição política; Perseguição religiosa; Adversidades naturais (seca, inundações, tornados, furações, erupções, dente outros). O principal motivo então é? A BUSCA POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.

12 Exemplo: Em sua maioria, eles são do sexo masculino, entre 20 e 35 anos de idade. A escolaridade é de nível médio, alguns com qualificação de nível técnico e outros com curso superior completo e incompleto. Motivo: tem a ver com a situação histórica de injustiças e pobreza impostas à população haitiana durante séculos. O terremoto de janeiro de 2010 agravou ainda mais a situação caótica já existente no país. Com a presença das forças de segurança brasileiras naquele país, a relação entre o Haiti e o Brasil se estreitou, abrindo, assim, uma possibilidade de ajuda àquele país.

13 O projeto “Trilhas da Cidadania” veio suprir uma demanda social, tendo em vista o acentuado crescimento da vinda de refugiados para São Paulo, que triplicou em menos de três anos. No ano passado, a Cáritas atendeu 661 novos casos de pessoas e famílias solicitando refúgio. Até setembro de 2012, o número já estava 125% maior que o total de 2011, chegando a cerca de novas solicitações de abrigo. Perseguições políticas e religiosas, ameaças naturais e dificuldades econômicas estão entre as principais razões da migração territorial.

14 AS MIGRAÇÕES PODEM SER:
EXTERNAS OU INTERNACIONAIS Ocorre quando a população se desloca de um país para outro. INTERNAS Ocorre quando a população se desloca dentro de um mesmo país, podendo ser: de um estado para outro, ou de um município para outro dentro de um mesmo estado.

15 Migrações Internas Temporária
É o deslocamento de pessoas que ocorre me determinado período do ano para locais em que há trabalhos temporários. Pendular É o movimento diário de vaivém da população que se desloca de uma localidade a outra para trabalhar ou estudar. Migração de retorno Migrantes voltando para seu estado de origem.

16 Inter-regional É a saída de uma região para outra, marcante entre as décadas de 1930 e 1990. Intrarregional Ocorre deslocamento de pessoas entre os estados da mesma região. Êxodo Rural Migração do campo para a cidade. Êxodo Urbano Migração da cidade para o campo.

17 As migrações internas:
1930/1940: O nordeste foi a principal região de Repulsão populacional, por causa da Decadência Econômica e constantes secas. 1950/1970: Fluxo nordestino para o Sudeste, o Norte (extrativismo e esperança de adquirir lotes de terra - agropecuária) e o Centro-oeste (Construção de Brasília – 1960). 1970/2000: Emigrantes do Sul para o Centro-oeste e Norte (expansão da fronteira agrícola). Houve incentivos do governo como a doação de lotes de terra.

18 A que tipo de migração a figura representa? Justifique.
A migração representada na figura é do tipo êxodo rural, pois retrata a peregrinação de uma família do meio rural que possivelmente está migrando para a cidade.

19 A partir dos nossos estudos sobre migração, analise a figura e comente sobre o que ela representa.
A primeira imagem retrata três mulheres trabalhando no campo, na segunda imagem aparece o mesmo grupo de mulheres catando lixo na cidade, provavelmente migraram para a cidade a procura de melhor condição de vida, no entanto, aparentemente não conseguiram o que queriam.

20 Atividade livro didático: Página 56.

21 Referências: Projeto Araribá: Geografia: ensino fundamental. 3 ed. Editora Moderna: São Paulo. p Sites: Brasil Escola – ENEN – portal.inep.gov.br/web/enem/ IBGE - Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/


Carregar ppt "POPULAÇÃO BRASILEIRA E MIGRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google