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Grupo de Pesquisa em ENGENHARIA DE SOFTWARE Arquitetura de Software

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Apresentação em tema: "Grupo de Pesquisa em ENGENHARIA DE SOFTWARE Arquitetura de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Pesquisa em ENGENHARIA DE SOFTWARE Arquitetura de Software
Professores: Alunos: Danillo Leal Belmonte Karléia Braun Mônica H. Pietruchinski Marcos Ferreira Vosgerau Simone de Almeida Rafael Hornung Simone Nasser Matos Tarcízio Alexandre Bini Campus de Ponta Grossa - Paraná

2 Arquitetura de Software
A estrutura dos componentes de um programa/sistema, seus inter-relacionamentos, princípios e diretrizes guiando o projeto e evolução ao longo do tempo. [apud David Garlan (Garlan, 1995)] Campus de Ponta Grossa - Paraná

3 Requisitos Requisitos funcionais Requisitos não-funcionais Campus de
Ponta Grossa - Paraná

4 Requisitos (cont.) Requisitos funcionais:
Cadastro, alteração e exclusão de clientes e vendedores. Controle de acesso por senha. Controle de vendas diárias por vendedor. Entre outros. Campus de Ponta Grossa - Paraná

5 Requisitos (cont.) Requisitos não-funcionais (de qualidade):
Usabilidade Manutenibilidade Confiabilidade Desempenho Portabilidade Reusabilidade Segurança Campus de Ponta Grossa - Paraná

6 Arquiteturas Arquiteturas que serão apresentadas: Pipes e filtros
Camadas Objetos Quadro-negro Cliente-servidor Aplicações distribuídas Campus de Ponta Grossa - Paraná

7 Pipes e Filtros Saída de um programa (componente de sistema) é a entrada de outro programa. Exemplo 1: Exemplo 2: # prog1 | prog2 Exemplo 3: Compiladores. Desempenho e portabilidade. Baixa manutenibilidade. Programa “Quem” Programa “Organizar” Programa “Mostrar” Campus de Ponta Grossa - Paraná

8 Camadas Separar tarefas (responsabilidades). Exemplo 1:
Padrões de arquitetura em camadas: Two-tier, multiple-tier, etc. Exemplo 2: MVC: Manutenibilidade, portabilidade e reusabilidade. Baixo desempenho. Campus de Ponta Grossa - Paraná

9 Objetos Atribuir características (atributos) e atividades (métodos) à mesma entidade. Projetos orientados a objetos geralmente fazem uso da arquitetura em camadas. Exemplo: Linguagens orientadas a objetos (Java, C++, etc.). Manutenibilidade. Perde em desempenho. Campus de Ponta Grossa - Paraná

10 Quadro-negro Fonte de dados central.
Vários sistemas com acesso a mesma base de dados. Sistema 3 Sistema 1 Quadro-negro Sistema 4 Sistema 2 Campus de Ponta Grossa - Paraná

11 Cliente-Servidor Processamento pode ser no cliente (“Cliente Gordo”), ou no servidor (“cliente magro”). Pode ou não existir uma terceira camada para fonte de dados. Quanto mais dividido, maior a manutenibilidade e reusabilidade do sistema e seus componentes. Baixo desempenho. Campus de Ponta Grossa - Paraná

12 Aplicações Distribuídas
Cliente-servidor Distribuir processamento. Terminais “burros”. Servidores específicos para cada tarefa. Linguagem deve suportar. Campus de Ponta Grossa - Paraná

13 Referencias Mendes, A. Arquitetura de Software: Desenvolvimento orientado para arquitetura. Ed Campus, 2002. Bass, L. Clements, P. Kazman, R. Software Architecture in Practice. Segunda Edição. Addison Wesley Professional Campus de Ponta Grossa - Paraná


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