A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

G EOTECNIA II F UNDAÇÕES Alunos: Rodrigo Mamede Ronaldo Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "G EOTECNIA II F UNDAÇÕES Alunos: Rodrigo Mamede Ronaldo Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 G EOTECNIA II F UNDAÇÕES Alunos: Rodrigo Mamede Ronaldo Andrade

2 F UNDAÇÕES O sistema de fundações é formado pelo elemento estrutural do edifício que fica abaixo do solo. Sua função é suportar com segurança as cargas provenientes do edifício.

3 F UNDAÇÕES

4 P ARÂMETROS PARA A ESCOLHA DA FUNDAÇÃO São diversas as variáveis a serem consideradas para a escolha do tipo de fundação. É preciso analisar os critérios técnicos que condicionam a escolha por um tipo ou outro de fundação.

5 P ARÂMETROS PARA A ESCOLHA DA FUNDAÇÃO

6 T OPOGRAFIA DA ÁREA Dados sobre taludes e encostas no terreno, ou que possam atingir o terreno; Verificar a necessidade de efetuar cortes e/ou aterros.

7 T OPOGRAFIA DA ÁREA

8 C ARACTERÍSTICAS DO MACIÇO DE SOLO Variabilidade das camadas e a profundidade de cada uma delas; Compressibilidade e resistência do solos; A posição do nível da água.

9 C ARACTERÍSTICAS DO MACIÇO DE SOLO

10 D ADOS DA ESTRUTURA A arquitetura, o tipo e o uso da estrutura, como por exemplo, se consiste em um edifício, torre ou ponte, se há subsolo e ainda as cargas atuantes.

11 D ADOS DA ESTRUTURA

12 F UNDAÇÃO SUPERFICIAL Também chamada de fundação rasa ou direta, transmite a carga do edifício ao terreno através das pressões distribuídas sob a base da fundação.

13 É o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de compressão nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. T IPOS DE FUNDAÇÃO - BLOCO

14

15 T IPOS DE FUNDAÇÃO - SAPATA É um elemento de fundação de concreto armado, de altura menor que o bloco, utilizando armadura para resistir a esforços de tração.

16 T IPOS DE FUNDAÇÃO - SAPATA

17 T IPOS DE FUNDAÇÃO – VIGA É um elemento que normamente recebe pilares alinhados, de concreto armado e chamada de baldrame geralmente quando em contato com o solo.

18 T IPOS DE FUNDAÇÃO – VIGA

19 T IPOS DE FUNDAÇÃO - RADIER Elemento de fundação que recebe todos os pilares da obra.

20 T IPOS DE FUNDAÇÃO - RADIER

21 F UNDAÇÕES PROFUNDAS São aquelas em que a carga é transmitida ao terreno através de sua base e/ou superfície lateral.

22 Elemento de fundação executado com auxílio de ferramentas ou equipamentos mecânicos, sua execução pode ser por cravação, prensagem, vibração ou por escavação. F UNDAÇÕES PROFUNDAS - ESTACAS

23

24 Estaca de concreto moldada in loco, executada através de um equipamento que possui um trado helicoidal contínuo, que retira o solo conforme se realiza a escavação, e injeta o concreto simultaneamente, utilizando a haste central desse mesmo trado. F UNDAÇÕES PROFUNDAS – HÉLICE CONTÍNUA

25

26 F UNDAÇÕES PROFUNDAS - TUBULÃO Elemento de forma cilíndrica, em que, pelo menos na sua fase final de execução, há a descida do operário por dentro deste.

27 F UNDAÇÕES PROFUNDAS - TUBULÃO

28 C ONCLUSÃO O melhor tipo de fundação é aquela que suporta as cargas da estrutura com segurança e se adéqua aos fatores topográficos, maciço de solos, aspectos técnicos e econômicos, sem afetar a integridade das construções vizinhas. É importante a união entre os projetos estrutural e o projeto de fundações num grande e único projeto, uma vez que mudanças em um provocam reações imediatas no outro, resultando obras mais seguras e otimizadas.


Carregar ppt "G EOTECNIA II F UNDAÇÕES Alunos: Rodrigo Mamede Ronaldo Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google