A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 a Lei da Termodinâmica PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA A energia total do Universo permanece constante. 2a Lei da Termodinâmica A disponibilidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 a Lei da Termodinâmica PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA A energia total do Universo permanece constante. 2a Lei da Termodinâmica A disponibilidade."— Transcrição da apresentação:

1 1 a Lei da Termodinâmica PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA A energia total do Universo permanece constante. 2a Lei da Termodinâmica A disponibilidade de energia para realização de trabalho diminui após cada transformação 2 a Lei da Termodinâmica

2 Segunda Lei Termodinâmica Formulação de Clausius Formulação de Kelvin-Planck É impossível existir transferência espontânea de calor de uma fonte fria para outra quente. É impossível construir uma máquina térmica com eficiência 100%.

3 2 a lei da Termodinâmica Ambas são afirmações negativas. Não podem ser demonstradas. Baseiam-se em evidências experimentais. A 2 a Lei enuncia a impossibilidade de construção de moto perpétuo. A 2 a Lei enuncia a impossibilidade de construção de moto perpétuo.

4

5 Como Funciona a Geladeira...suas transformações gasosas e a termodinâmica.

6 REFRIGERADOR Máquina Térmica MOTOR RETIRA CALOR DO INTERIOR TROCA CALOR COM A ATMOSFERA

7 REFRIGERADOR

8 O Ciclo Completo

9 Trabalho do Motor 1º Tempo: Trabalho do Motor devido à rapidez com que ocorre a compressão, esta pode ser considerada adiabática. A temperatura e a pressão se elevam. Como não há trocas de calor (Q=0), o trabalho realizado pelo compressor é equivalente à variação de energia interna da substância (1 2): ΔU= - τ.

10 Esfriando no Radiador 2º Tempo: Esfriando no Radiador Ao percorrer o radiador (serpentina), o gás vai perdendo calor para o ambiente, resfriando- se; como a serpentina é um tubo único, sem obstáculos, a pressão em todo o trajeto é constante (isobárico) (2 4).

11 Expansão rápida, Q = 0 O gás expande rápido, usando para fazer esse trabalho sua própria energia; assim sua energia diminui, e ΔU<0. Por isso, esfria! UiUiUiUi U f

12 Válvula Descompressora: esta descompressão (expansão) pode ser considerada adiabática devido à rapidez com que ocorre. A pressão diminui e o volume aumenta (4 5). 3º Tempo: Soprando de biquinho

13 Absorvendo o calor 4º Tempo: Absorvendo o calor Congelador: o freon troca calor com o interior da geladeira a pressão e temperatura constantes, expandindo-se à medida que se vaporiza (calor latente de vaporização) (5 1).

14 O Ciclo Completo

15 EFICIÊNCIA (e) Propostas 15, pg 217

16 ENTROPIA MEDE A DESORGANIZAÇÃO DE UM SISTEMA Determina o CAOS.

17

18 ENTROPIA NUMA transformação isoTÉRMICA

19 ENTROPIA NUMA transformação isoTÉRMICA Se Q > 0 então S > 0 e a ENTROPIA AUMENTA; Se Q < 0 então S < 0 e a ENTROPIA DIMINUI

20

21 ENTROPIA Numa transformação espontânea......a ENTROPIA sempre AUMENTA

22 EXISTEM PROCESSOS IRREVERSÍVEIS TEMPO

23

24 princípio de DAlembert ou princípio da mínima ação: Princípio da mínima ação Os sistemas físicos evoluem, naturalmente, pelo caminho que consome menos energia.

25 FENÔMENOS ÓPTICOS REFRAÇÃO Gustavo Killner Mudança no meio de propagação da luz. A.. B.

26 M h ENERGIA POTENCIALGRAVITACIONAL Depende de: Massa (m); Altura (h); Gravidade (g).

27

28 Lição para a próxima aula Apostila – óptica Ler e resumir (pgs. 25 a 28) Exs. 1 a 3


Carregar ppt "1 a Lei da Termodinâmica PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA A energia total do Universo permanece constante. 2a Lei da Termodinâmica A disponibilidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google