A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A entropia de um sistema isolado aumenta numa mudança espontânea 1a Lei da Termodinâmica A energia total do Universo, com ou sem transformações,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A entropia de um sistema isolado aumenta numa mudança espontânea 1a Lei da Termodinâmica A energia total do Universo, com ou sem transformações,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 A entropia de um sistema isolado aumenta numa mudança espontânea
1a Lei da Termodinâmica A energia total do Universo, com ou sem transformações, permanece constante. 2a Lei da Termodinâmica A entropia de um sistema isolado aumenta numa mudança espontânea Entropia

7

8 Processo reversível. Aquele que tendo ocorrido, pode ser invertido de sentido e retornar ao estado original, sem deixar vestígios no sistema e no meio circundante. Processo reversível: desvio do equilíbrio é infinitesimal e ocorre numa velocidade infinitesimal.

9 todos os processos reais de troca de calor são irreversíveis.
Causas que tornam um processo irreversível. Atrito Expansão não resistida. Mistura de 2 substâncias diferentes. Troca de calor com diferença finita de temperatura. Outros fatores: Efeito Joule, Combustão, etc. O processo de troca de calor pode ser reversível se for feita mediante diferença infinitesimal de temperatura, mas que exige tempo infinito ou área infinita. Conclusão: todos os processos reais de troca de calor são irreversíveis.

10

11

12

13

14

15

16

17

18 Máquinas Térmicas “Trabalham” em ciclos.
Máquinas térmicas são máquinas que realizam trabalho e lidam com a variação de temperatura.

19 Máquinas Térmicas Trabalho Fonte quente Fonte fria Ciclo
Para onde a máquina rejeita calor QCold Fonte quente Fonte fria De onde a máquina retira calor QHot. Ciclo

20

21 Segunda Lei Formulação de Clausius
É impossível existir transferência espontânea de calor de uma fonte fria para outra quente. É impossível construir um dispositivo que, operando em ciclo termodinâmico, não produza outros efeitos além da passagem de calor de um corpo frio para outro quente.

22

23 É impossível construir uma máquina térmica com
eficiência 100%. Ou seja uma máquina que retira uma quantidade de calor Q de uma fonte quente e a transforme totalmente em trabalho.

24

25 Motores de Combustão Interna
Admissão Compressão Expansão Exaustão

26

27

28


Carregar ppt "A entropia de um sistema isolado aumenta numa mudança espontânea 1a Lei da Termodinâmica A energia total do Universo, com ou sem transformações,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google