A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS AMAZÔNIA, TERRA DE MISSÃO Exortação de Jesus Cristo Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide e ensinai a todas as nações;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS AMAZÔNIA, TERRA DE MISSÃO Exortação de Jesus Cristo Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide e ensinai a todas as nações;"— Transcrição da apresentação:

1 EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS AMAZÔNIA, TERRA DE MISSÃO Exortação de Jesus Cristo Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai- as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.

2 O RIO AMAZONAS E O NASCIMENTO DA AMAZÔNIA A MENINA DOS OLHOS DE DEUS

3 Nesse processo, vitaliza as áreas que atravessa gerando a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônia. O Rio Amazonas situa-se no Continente Americano, América do Sul, e nasce na Cordilheira dos Andes, Peru, às proximidades do Oceano Pacífico, de onde escorre relevo abaixo, sentido Oeste-Leste, para despejar suas águas barrentas no oceano Atlântico. Amazônia!... Países que fazem parte do seu contexto: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

4 No Brasil, a Amazônia é retalhada de enormes rios, que escorrem dos altos das suas bordas norte e sul, como o Madeira, Tapajós, Xingu, Juruá, Negro, Tocantins, entre outros, mas o Amazonas é o principal, por ser o recebedor das águas desses rios em seu caudal e o fiel entregador delas à sofreguidão do Atlântico, processo que o transforma no maior rio do planeta em extensão e volume de água.

5 Além de maior bacia hidrográfica de água doce do mundo, conhecida por Floresta Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia ou Hileia Amazônica, é também a maior cobertura florestal com 60% no território brasileiro.

6 No primeiro período, destruição de lavouras, inundações de cidades, mortes por afogamento, doenças e pragas; no outro, secura generalizada, rios e igarapés assoreados, dificuldade de transporte, mortandade indiscriminada de animais... Os sobe-e-desce das águas fluviais, seis meses de enchente avassaladora no inverno, e seis de seca ardente no verão, são fatos visivelmente agravados pela exploração desordenada de seus recursos naturais...

7 No Brasil, para efeitos administrativos e econômicos, é conhecida também por Amazônia Legal, e engloba os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Ocupa uma área equivalente a 61% do território nacional, algo em torno de km².

8 A Amazônia é importantíssima para o equilibro ecológico do planeta, principalmente para a sobrevivência e convivência tranquila dos seres, inclusive o humano. Você já ouviu falar em efeito estufa, aquecimento global, degelo dos pólos, saarização das florestas, enchentes de oceanos, tsumanis?... Pois é. A respiração da floresta amazônica é fundamental para a oxigenação da vida na terra, quiçá para o equilíbrio do sistema planetário. É uma região densamente biodiversa, riquíssima em minerais, madeira de lei, excelente potencial energético, vastas áreas inexploradas, possivelmente até com alguma em que homem civilizado algum ainda pisou, riqueza que atrai olhares gananciosos e ações devastadores... Em suas plagas interiores, grande parte da massa humana vive abandonada, doente, analfabeta, sem perspectiva de vida digna e sadia, essencialmente carente de Jesus Cristo, o filho de Deus vivo, de quem apenas ouviu falar rapidamente que existiu, que fez cego ver e mudo falar, que curou doenças incuráveis a ponto de fazer paralítico pular de alegria, que andou sobre as águas, enfim, que ressuscitou mortos, mas isto foi naquele tempo...

9 Nas entranhas de suas florestas e margens de rios e igarapés, moram aproximadamente 56% da população indígena brasileira, algo como 80 etnias. Sua população corresponde a 12,32% da total do Brasil.

10 Região selvagem, distâncias enormes, difícil acesso, meio de comunicação precário, pobreza humana generalizada mas rica em conflitos gerados pela manipulação e mancomunação, indiferença ou omissão dos poderes públicos, dos nativos e dos maiorais do povo... A região clama pela Palavra do Deus vivo, pois com a feição que se apresenta ao mundo, sem dúvida, é a menina dos olhos de Cristo amante e sofredor. DESAFIOS PARA A EVANGELIZAÇÃO

11 A Campanha da Fraternidade para o ano de 2011 foi lançada pela CNBB, dia 3 de novembro, em Belém-Pa. TEMA: Fraternidade e a Vida no planeta e LEMA: A Criação geme em dores de parto. A Amazônia, agora mais do que nunca, permanece Terra de Missão para a qual toda as forças vivas da Igreja são chamadas a engajar-se, inclusive você. O texto deste trabalho é uma adaptação do elaborado em 2007, quando do lançamento da Campanha da Fraternidade: Tema: Fraternidade e Amazônia, Lema: Vida e Missão Neste Chão, sob o título Amazônia de Deus. Fonte: Eliezer de Oliveira Martins Musical:Fundo musical: Yo Vendo Unos Ojos Negros, D.P FONTE: * Mateus 28, Pontifícias Obras Missionárias e Comissão Episcopal para a Amazônia Internete


Carregar ppt "EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS AMAZÔNIA, TERRA DE MISSÃO Exortação de Jesus Cristo Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide e ensinai a todas as nações;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google