A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.andremaiabio.co m.br Biologia Profº André Maia Biologia Filo Equinodermata.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.andremaiabio.co m.br Biologia Profº André Maia Biologia Filo Equinodermata."— Transcrição da apresentação:

1 m.br Biologia Profº André Maia Biologia Filo Equinodermata

2 m.br Equinoderm os Características Gerais: Características Gerais: Os equinodermos são animais de vida livre e exclusivamente marinhos. Apresentam endoesqueleto calcáreo, geralmente apresentando espinhos revestidos por uma fina camada de pele. São deuterostômios (na fase embrionária, o blastóporo dá origem ao ânus, ao invés da boca, como nos protostomados

3 m.br Equinoderm os Características Gerais: Características Gerais: Possuem simetria bilateral na fase embrionária e radial na fase adulta. São seres triblásticos e celomados e seus corpos não apresentam cabeça diferenciada. Possuem células táteis e olfativas em toda a superfície do corpo. presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário.

4 m.br Equinoderm os Sistema Ambulacrários: Sistema Ambulacrários: O sistema ambulacrário começa com a placa madrepórica ou madreporito, geralmente localizada na face dorsal, por onde a água do mar penetra. Em seguida, a água alcança uma série de canais e, por eles, atinge os pés ambulacrais, que são cilindros fechados que se estendem para o meio externo por meio de poros existentes no esqueleto.

5 m.br Equinoderm os Outras Características: Outras Características: Os equinodermos são animais dióicos, com fecundação externa. Machos e fêmeas lançam seus gametas (espermatozóides e óvulos, respectivamente) na água. O sistema digestório dos equinodermos é completo (boca, estômago, intestino e ânus) com exceção dos ofiúros, que não têm estômago. O sistema nervoso é formado por um nervo anelar ao redor da faringe, próximo à região oral, de onde partem os nervos radiais. Não possuem coração nem mesmo sistema circulatório típico. Existe, porém, um sistema de canais por onde circula um líquido incolor. Não possuem sistema excretor especializado. As excretas são eliminadas por difusão em qualquer superfície exposta à água, inclusive por meio dos pés ambulacrais.

6 m.br Equinoderm os Classes: Classes: Ophiuroidea Echinoidea Crinoidea Holoturoidea Asteroidea

7 m.br Equinoderm os Ophiuroidea: Ophiuroidea: Nessa classe encontram- se os ofiúros, conhecidos como serpentes-do-mar. Os ofiuroides têm um disco pequeno, arredondado, com cinco braços longos e articulado. Movem-se rapidamente saltando e impelindo-se com seus braços flexíveis. Os pés ambulacrários não apresentam ventosas e não são usados para locomoção, mas sim para a coleta e transporte de alimento. Não apresentam ânus.

8 m.br Equinoderm os Echinoidea: Echinoidea: Fazem parte dessa classe os ouriços e bolachas-do-mar. Os equinóides apresentam corpo globoso, sem braços ou tentáculos, mas coberto por muitos espinhos grandes, como nos ouriços. Entre os espinhos existem pequenos prolongamentos denominados pedicelárias. Os ouriços-do-mar possuem ainda cinco dentes calcáreos que formam uma estrutura chamada lanterna de Aristóteles, que serve para triturar o alimento.

9 m.br Equinoderm os Pedicelárias com glândula de veneno no centro. Lanterna de Aristóteles.

10 m.br Equinoderm os Crinoidea: Crinoidea: Os crinóides assemelham-se a flores na sua aparência. Ex.: lírio-do- mar. São animais, na sua maioria, fixos e o corpo é formado por cinco braços que se bifurcam, formando muitas extremidades estreitas que rodeiam um cálice central. Boca e ânus estão voltados para cima.

11 m.br Equinoderm os Holoturoidea: Holoturoidea: Conhecidos como pepinos-do- mar, esses animais possuem o corpo alongado e cilíndrico. Em uma das extremidades encontra-se uma coroa de tentáculos (pés ambulacrários modificados) rodeando a boca e, na outra extremidade, localiza-se o ânus. Têm capacidade de regenerarem-se de partes perdidas. Possuem um comportamento bastante curioso: quando em condições perigosas, ou quando estão sendo atacados, soltam parte de seu intestino e, enquanto seu predador se ocupa com parte de seu sistema digestivo, eles fogem

12 m.br Equinoderm os Asteroidea: Asteroidea: Nessa classe agrupam-se as estrelas-do-mar. A grande maioria desses animais possui cinco braços, os quais circundam um disco central. A boca localiza-se no meio desse disco e está voltada para baixo (superfície oral). O ânus está voltado para cima, na superfície aboral. As estrelas-do-mar costumam ejetar o próprio estômago sobre a presa. Depois de digerir parcialmente o alimento, o estômago é recolhido ao interior do corpo. Na extremidade dos braços, existem células fotorreceptoras, que auxiliam na percepção do ambiente. Possuem alto poder de regeneração.


Carregar ppt "Www.andremaiabio.co m.br Biologia Profº André Maia Biologia Filo Equinodermata."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google