A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CENTRO DE ARTES E LETRAS CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL V PROFESSOR: ELDER ORIGEM DO SAMBA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CENTRO DE ARTES E LETRAS CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL V PROFESSOR: ELDER ORIGEM DO SAMBA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CENTRO DE ARTES E LETRAS CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL V PROFESSOR: ELDER ORIGEM DO SAMBA DE RODA SUERDIECK ALUNA: JEORGETE LIMA DE OLIVEIRA RIO BRANCO-ACRE 2011

2 SAMBA DE RODA SUERDIECK Em novembro de 1958, constituiu o primeiro Samba de Roda para apresentações públicas; até então o samba era feito e denominado samba de vizinho ou samba de caruru. Dentre outras atividades criadas e lideradas por Dona Dalva estão os ternos (Terno de Reis e Terno do Acarajé), Batizado de Liberô e Samba de Roda Mirim Flor do Dia. Este último, constituído por crianças, foi criado em 1980 com o intuito de preservação e continuidade do Samba de Roda. Este grupo infantil já formou músicos e sambadores que atuam no Samba Suerdieck e na salvaguarda desta manifestação cultural. Dalva Damiana de Freitas nasceu em Cachoeira, Bahia, em 27 de setembro de Estudou até o ensino primário e trabalhou como operária charuteira.

3 CONTRIBUIÇÕES DE DALVA DAMIANA PARA A MÚSICA CONTRIBUIÇÃO PARA A CULTURA POPULAR NA CIDADE DE CACHOEIRA E PARA O SAMBA DE RODA COMO UM PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE; PALESTRAS SOBRE ASSUNTOS REFERENTES AO PATRIMÔNIO IMATERIAL SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO PARA DIVERSOS GRUPOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS, SENDO VÁRIAS VEZES OBJETO DE ESTUDO ACADÊMICOS; POSSUIDORA DE UM VASTO REPERTÓRIO MUSICAL; CONTRIBUIU SIGNIFICADAMENTE PARA O SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL E OBRA PRIMA DO PATRIMÔNIO ORAL E IMATERIAL DA HUMANIDADE.

4 PRIMEIRO TITULO FOI RECONHECIDO PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) O SEGUNDO FOI RECONHECIDO PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). TITULOS RECEBIDOS

5 POPULAR E MÚSICA TRADICIONAL DO RECÔNCAVO; FOI SOLICITADO AO IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ) O REGISTRO DO SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO NO LIVRO DAS FORMAS DE EXPRESSÃO; EM OUTUBRO DE 2004, O SAMBA DE RODA FOI CONSIDERADO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL; DONA DALVA É, INTEGRANTE DA IRMANDADE DA BOA MORTE E PRESIDE A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO SAMBA DE RODA DALVA DAMIANA DE FREITAS, EM QUE POSSUI COMO PARCEIRA A ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA EM CULTURA

6 NOVEMBRO DE 2005, A UNESCO CONFERIU O TÍTULO DE OBRA PRIMA DO PATRIMÔNIO ORAL E IMATERIAL DA HUMANIDADE A 43 MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE DIVERSAS PARTES DO MUNDO, DENTRE ESTAS AO SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO; INTEGRANTE DA RELIGIÃO DO CANDOMBLÉ, DALVA DAMIANA É UMA FIGURA IMPORTANTE PARA O CENÁRIO CULTURAL NACIONAL, SUA CONTRIBUIÇÃO FOI RELEVANTE PARA O RECONHECIMENTO DO SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO, QUE ATUALMENTE É A ÚNICA EXPRESSÃO MUSICAL BRASILEIRA RECONHECIDA PELA UNESCO.

7 COMPOSIÇÃO DE DALVA DAMIANA TITULO: MARIA TEREZA (Dalva Damiana de Freitas Ô MARIA TEREZA TOMA LÁ TEUS PEDAÇOS TODO MUNDO TOMOU, TOMOU MAS NÃO TEVE EMBARAÇO EMBARAÇO QUE TIVE DE NÃO TER MEU DINHEIRO PARA COMPRAR UMA FITA PARA AMARRAR TEUS CABELOS (2x) Fonte: aqueimaroupa.com.br/.../dona-dalva-do-samba-de-roda-po... Em: 16 /07/11. DALVA DAMIANA DE FREITAS fim


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CENTRO DE ARTES E LETRAS CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL V PROFESSOR: ELDER ORIGEM DO SAMBA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google