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CP4- Uma nova identidade europeia em construção: o papel da multiculturalidade e da diversidade Património Mundial Origem: Wikipédia Património Mundial.

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1 CP4- Uma nova identidade europeia em construção: o papel da multiculturalidade e da diversidade Património Mundial Origem: Wikipédia Património Mundial ou Património da Humanidade é um local como florestas, cordilheiras, lagos, desertos, edifícios, complexos ou cidades, especificamente classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação). ****** O programa de classificação visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como património comum da humanidade. Os locais da lista podem obter fundos do World Heritage Fund sob determinadas condições. O programa foi fundado pela Convenção sobre a Protecção do Património Cultural e Natural, adoptado pela Conferência Geral da UNESCO de 16 de Novembro de Em 2009, estavam listados um total de 885 sítios, sendo 684 culturais, 176 naturais e 25 mistos, em 148 países diferentes.

2 Portugal Centro Histórico de Angra do Heroísmo (1983) - Angra do Heroísmo, Açores Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém (1983) - Lisboa Mosteiro da Batalha (1983) - Batalha Convento de Cristo (1983) - Tomar Centro Histórico de Évora (1986) - Évora Mosteiro de Alcobaça (1989) - Alcobaça Paisagem Cultural de Sintra (1995) - Sintra Centro Histórico do Porto (1996) - Porto Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa (1998) Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira (1999) - Madeira Centro Histórico de Guimarães (2001) - Guimarães Região Vinhateira do Alto Douro (2001) Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004) Pico, Açores

3 Para a inclusão de um sítio na lista do Património Mundial, ele deve atender a pelo menos um dos seguintes critérios: (i) – representar uma obra-prima do gênio criativo humano; ourepresentar uma obra-prima do gênio criativo humano (ii) – mostrar um intercâmbio importante de valores humanos, durante um determinado tempo ou em uma área cultural do mundo, no desenvolvimento da arquitetura ou tecnologia, das artes monumentais, do planejamento urbano ou do desenho de paisagem; ou (iii) – mostrar um testemunho único, ou ao menos excepcional, de uma tradição cultural ou de uma civilização que está viva ou que tenha desaparecido; ou (iv) – ser um exemplo de um tipo de edifício ou conjunto arquitetônico, tecnológico ou de paisagem, que ilustre significativos estágios da história humana; ou (v) – ser um exemplo destacado de um estabelecimento humano tradicional ou do uso da terra, que seja representativo de uma cultura (ou várias), especialmente quando se torna(am) vulnerável(veis) sob o impacto de uma mudança irreversível; ou (vi) – estar diretamente ou tangivelmente associado a eventos ou tradições vivas, com idéias ou crenças, com trabalhos artísticos e literários de destacada importância universal; (vii) – conter fenômenos naturais excepcionais ou áreas de beleza natural e estética de excepcional importância; ou (viii) – ser um exemplo excepcional representativo de diferentes estágios da história da Terra, incluindo o registro da vida e dos processos geológicos no desenvolvimento das formas terrestres ou de elementos geomórficos ou fisiográficos importantes; ou (ix) – ser um exemplo excepcional que represente processos ecológicos e biológicos significativos da evolução e do desenvolvimento de ecossistemas terrestres, costeiros, marítimos ou aquáticos e comunidades de plantas ou animais; ou (x) – conter os mais importantes e significativos habitats naturais para a conservação in situ da diversidade biológica, incluindo aqueles que contenham espécies ameaçadas que possuem um valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.

4 TAREFA: Seleccionar um local ou um bem classificado como património da humanidade (material/imaterial, tangível/intangível); Identificar os critérios que estiveram subjacentes à sua classificação; Fazer pesquisa (texto e imagem) e tratá-la; Apresentar o trabalho ao grupo.

5 Património cultural imaterial (ou património cultural intangível) é uma concepção de património cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade para as gerações futuras. São exemplos de património imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.Património cultural imaterial


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