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30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 1 CIÊNCIA, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver esta apresentação.

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1 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 1 CIÊNCIA, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver esta apresentação e artigo em google: valdemar setzer home

2 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 2 TÓPICOS 1. Introdução 2. Hipótese vs. crença 3. A atitude científica 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusões

3 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Introdução O SER HUMANO É UMA MÁQUINA? (favor responder SIM ou NÃO no papelzinho)

4 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Introdução (cont.) Desculpem, mas a pergunta estava ERRADA: Cada máquina é um artefato projetado e construído por seres humanos Eventualmente com a ajuda de outras máquinas QUEM projetou e construiu cada ser humano? Certamente não um outro ser humano

5 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Introdução (cont.) Dicionários definem máquina englobando o ser humano: Sistema que produz trabalho Aurélio: Fig. Entidade ou organismo complexo

6 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 6

7 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Introdução (cont.) Pergunta correta: O SER HUMANO É UM SISTEMA PURAMENTE FÍSICO? A pergunta é relevante para o tema, pois se ele é um sistema puramente físico, religião e espiritualidade não fazem sentido

8 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 8 TÓPICOS 1. Introdução 2. Hipótese vs. crença 3. A atitude científica 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusões

9 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Hipótese vs. crença Qual a capacidade que o ser humano mais desenvolveu no decorrer da história? O INTELECTO Hoje em dia estamos rodeados de resultados de nosso pensamento Resultado: Queremos compreender tudo, e não aceitar algo sem compreender

10 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Hipótese vs. Crença (cont.) A base para a compreensão é a HIPÓTESE DE TRABALHO Formulada claramente, por meio de conceitos Baseada em uma visão de mundo que deveria ser consciente e coerente evidências observáveis interior e exteriormente Sempre sujeita a comprovação revisão Base para uma teoria Conjunto de hipóteses e deduções a partir delas

11 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Hipótese vs. Crença (cont.) CRENÇA É sempre baseada em sentimentos são sempre semi-conscientes Não está sujeita a comprovação revisão Não é a base para uma teoria Não é a base para compreensão Fecha as portas para a compreensão e a comprovação experimental

12 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Hipótese vs. Crença (cont.) Exemplos de crenças Criacionismo bíblico Claramente, são símbolos Dias da criação não são de 24 horas Evidências Gen 1:14 – E disseram os Elohim: Haja corpos luminosos na expansão dos céus, para diferenciar entre o dia e a noite... (4º dia!) Parábola do Semeador (Mateus 13) Dever-se-ia estudar quais realidades stão representadas nesses símbolos Deus Perdeu-se a vivência e a noção dessa entidade Virou mera abstração Eu não uso

13 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 13 TÓPICOS 1. Introdução 2. Hipótese vs. crença 3. A atitude científica 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusões

14 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp A atitude científica Uma das maiores conquistas da humanidade. Características: 1. Uso de hipóteses de trabalho e não de crenças 2.Curiosidade constante (procurar compreender o que não compreendemos) Ex: por que um avião voa? 3.Observação objetiva do mundo (exterior e interior) – abertura 4.Sentimentos não são usados para a cognição Mas não devem ser ignorados

15 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp A atitude científica (cont.) Características (cont.) 5.Descrição de fenômenos e formulação de conceitos exclusivamente dirigida para a compreensão, e universais 6.Não ter absolutamente nenhum preconceito 7.Visão de mundo adotada é coerente; não contém contradições 8.Há interesse permanente por opiniões e fatos contrários às próprias 9.Observação de fenômenos e descrição dos mesmos deve ser feita em plena consciência de vigília

16 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp A atitude científica (cont.) Qualquer atitude contrária a essas características será denominada aqui de ATITUDE ANTI-CIENTÍFICA Atenção: Estamos tratando apenas da cognição A atitude científica não engloba toda a atividade humana: Atividades sociais Atividades artísticas

17 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 17 TÓPICOS 1. Introdução 2. Hipótese vs. crença 3. A atitude científica 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusões

18 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O materialismo Universo é composto apenas de matéria e energia físicas. Só existem fenômenos físicos. Dois tipos: Materialismo científico Emprega uma atitude científica Materialismo-crença Adota atitudes anti-científicas Ex: preconceito de não examinar outras cosmovisões

19 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O materialismo (cont.) Exemplos de materialismo-crença: É óbvio que o pensamento é gerado pelo cérebro, como poderia ser diferente? É óbvio que a teoria da evolução de Darwin é verdadeira, como poderia ser diferente? A maneira como uma pessoa pensa e sua visão de mundo é que a classificam como MATERIALISTA Ex: não adianta ficar falando em Deus a todo o momento

20 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O materialismo (cont.) Outras denominações: ATEU (Grécia, θεος, sec. V A.C.) Nega a existência de Deus ou deuses É preciso caracterizá-los! CÉTICO (sofistas da Grécia, séc V A.C.) Não acredita em nada Nem em sua própria existência? POSITIVISTA (A. Comte, 1830) Baseado na experiência física (empirismo) AGNÓSTICO (T. Huxley, 1860) Só usa a razão e fatos demonstráveis; contra a metafísica e realidades (físicas) incognoscíveis A denominação MATERIALISTA parece ser melhor!

21 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O materialismo (cont.) Conseqüências do materialismo: Deve negar o livre arbítrio e a liberdade A matéria e a energia físicas estão inexoravelmente sujeitas às leis e condições físicas A individualidade humana deve ser devida somente a hereditariedade influências do meio-ambiente Deve negar a responsabilidade individual e coletiva Caso de Einstein (determinista, spinozista)

22 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O materialismo (cont.) Conseqüências do materialismo (cont.) Deve negar a existência de moral Não confundir com ética Regras e leis estabelecidas por um grupo por exemplo, profissional Deve negar o amor altruísta O ser humano deve ser regido por Egoísmo Ambição Instintos Medo Condicionamentos Deve negar um sentido para o universo e para a vida humana

23 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O materialismo (cont.) Estamos na era do materialismo! Foi necessário passar por ele para adquirirmos Livre arbítrio, liberdade Individualidade superior que transcende a hereditariedade e o meio- ambiente Auto-consciência Mas agora é necessário suplantá-lo, sem abandonar tudo de bom que ele nos deu Além dos itens acima, a ATITUDE CIENTÍFICA MAS COMO?

24 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 24 TÓPICOS 1. Introdução 2. Hipótese vs. crença 3. Conseqüências da hipótese de trabalho 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusão

25 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo Admite, além da existência da matéria e da energia físicas e processos físicos, também substâncias não-físicas e seus processos. Evidência universal remota no tempo: Origem da matéria e da energia físicas Evidência universal remota no espaço: Limites do universo Evidências locais e atuais Formas dos seres vivos, simetrias Aparentemente, é seguido um modelo Mas modelos mentais não são físicos!

26 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo Modelos seguidos por seres vivos

27 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Evidências interiores (pessoais!) Liberdade do pensamento Concentração mental Escolha do próximo pensamento Exercício das lâmpadas Exercício do mostrador com números vermelhos Visualizar o mostrador e falar interiormente os números de 100 a 0 Portanto, Máquinas jamais vão pensar como o ser humano

28 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Evidências interiores (pessoais!) Individualidade e subjetividade das sensações e dos sentimentos Máquinas não têm individualidade Portanto, máquinas jamais vão ter sensações e sentimentos

29 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Uma de minhas hipóteses fundamentais é de que pensamento sensação e sentimento vontade não são fenômenos puramente físicos Mas dependem do organismo físico para termos consciência deles (cf. Rudolf Steiner) Pensar = refletir O cérebro reflete os pensamentos para a consciência

30 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Nessa hipótese, também não são fenômenos puramente físicos O crescimento A regeneração dos tecidos e órgãos A forma nos seres vivos A consciência A reprodução Sono, sonho, morte Doença, etc. Que jamais serão compreendidos pela ciência materialista

31 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Como no caso do materialismo, há dois tipos de espiritualismo: Espiritualismo científico Baseado em atitudes científicas Hipóteses de trabalho Falta de preconceitos... Espiritualismo-crença Baseado em atitudes anticientíficas Crença, fé Dogmas Preconceitos Estrutura hierárquica Vai contra a tendência moderna de todos quererem ser tratados como adultos responsáveis

32 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) As religiões instituídas são em geral espiritualistas-crentes É por isso que não atraem pessoas com uma certa cultura que procuram compreensão não se satisfazem com dogmas rituais incompreensíveis até pelos oficiantes tinham um profundo significado na antiguidade, mas o ser humano mudou Ex: o batismo de adultos (como o que fazia João Batista – experiência de quase-morte) Espiritualismo-crença = misticismo

33 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Só de um ponto de vista espiritualista pode-se investigar e falar de Liberdade Moral Responsabilidade Dignidade Individualidade superior Sentido para a vida humana e para o universo...

34 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) O que pode ser investigado e compreendido por meio de um espiritualismo científico: A origem e o passado da humanidade Para o materialismo, os mitos, a Bíblia, os escritos antigos são meras historinhas inventadas, sem realidade subjacente A origem e o significado das religiões antigas Somente compreendendo as religiões pode-se ter tolerância para com elas

35 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Por meio de um espiritualismo científico podem ser investigados e compreendidos (cont.): A constituição humana antiga e moderna Para o materialismo, ela não mudou O que mudou foi a cultura As razões das diferenças entre seres humanos, animais, plantas e minerais

36 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Por meio de um espiritualismo científico podem ser investigados e compreendidos (cont.): Qual o sentido da vida humana Conhecimento Liberdade Amor altruísta Só a aquisição de conhecimento pode levar, p.ex., a se fazerem bombas para matar pessoas Nascimento, morte Se ambos são acasos, a vida não tem sentido Sono, sonho O sentido da doença Salutogênese (Aaron Antonovski)

37 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Por meio de um espiritualismo científico podem ser investigados e compreendidos (cont.) Destino (carma) Não vai contra a liberdade Coloca-nos em certa situação; o que nela fazemos, pode ser feito em liberdade Significado das doenças...

38 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp O espiritualismo (cont.) Por meio dele podem ser dados impulsos e renovação para toda a vida humana, pessoal e profissional: Autodesenvolvimento Educação Saúde Agricultura Artes Arquitetura Organização social e empresarial Ciência etc.

39 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 39 TÓPICOS 1. Introdução 2. Hipótese vs. crença 3. Conseqüências da hipótese de trabalho 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusão

40 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Combinações dos tipos Materialismo pode ser científico em certas áreas, e ser materialismo- crença em outras Ex: atitude científica no laboratório e ter preconceito contra qualquer espiritualismo Idem para o espiritualismo Ex: acreditar no criacionismo bíblico e adotar atitude científica (sem crenças) quanto a fatos científicos da Física

41 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Combinações dos tipos (cont.) Combinações de materialismo e de espiritualismo Ex: cientistas religiosos Todas essas combinações são incoerentes. Visão de mundo coerente só pode ser Materialismo científico ou Espiritualismo científico

42 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 42 TÓPICOS 1. Introdução 2. Hipótese vs. crença 3. Conseqüências da hipótese de trabalho 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusão

43 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp A ciência moderna É essencialmente materialista-crente Explicações apenas físicas Baseadas em medidas (tudo quantificado) Reducionista (perde a noção holística) A crença (má ciência) levou, p.ex.: Aos desastres ecológicos Poluição generalizada, inclusive a nuclear Talvez o aquecimento global Aos transgênicos J.Smith (em A Roleta Genética): Talvez um desastre maior do que os resíduos nucleares e o aquecimento global Ver meu artigo Desmistificação da onda do DNA

44 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp A ciência moderna (cont.) Paradoxo: Na era do materialismo e da ciência materialista, estamos destruindo a matéria da Terra! (J. Lutzenberger) Materialismo e egoísmo levam à destruição, pois para eles não há valores realmente humanos Pois a matéria não tem valor moral

45 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp A ciência moderna (cont.) Exemplos de ciência ampliada por um espiritualismo científico: Ciência qualitativa Já houve no passado, P. ex. a Sistemática da Botânica Admitir fenômenos não-físicos. Exs: Nem toda mutação e nem toda seleção natural foram casuais Extensão do darwinismo! A forma dos seres vivos é devida à atuação de modelos não-físicos A atividade neuronal não produz pensamentos, sentimentos e vontade

46 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp A ciência moderna (cont.) Exemplos de ciência ampliada por um espiritualismo científico (cont): Ciência mais holística Partir do geral para o particular Método científico de Goethe Admitir fenômenos primordiais, não redutíveis Idem, p.ex. a luz A matéria não faz sentido do ponto de vista material! Ciência mais humana O ser humano não é reprodutível, pois incorpora todas as suas vivências

47 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 47 TÓPICOS 1. Introdução 2. Hipótese vs. crença 3. Conseqüências da hipótese de trabalho 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusão

48 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Conclusão Grande parte dos cientistas e religiosos acham que Ciência e religião devem ser totalmente separadas pois tratam de assuntos e atitudes diferentes Stephen Jay Gould: NOMA (non-overlapping magisteria) Religião e Deus são assuntos científicos (do ponto de vista materialista): Richard Dawkins (The God Delusion) (Ver minha resenha em meu site)

49 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Conclusão O espiritualismo científico Pode (e deve) unir as duas, isto é, Ciência Espiritualismo científico Religião

50 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Conclusão (cont.) A MELHORIA DA SOCIEDADE E DA NATUREZA SÓ PODERÁ OCORRER A PARTIR DE UMA MUDANÇA PARA UMA MENTALIDADE ESPIRITUALISTA CIENTÍFICA: O SER HUMANO NÃO É UMA MÁQUINA E NEM UM ANIMAL!

51 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp Conclusão (FIM!) Existem correntes espiritualistas científicas Eu adoto uma, que considero a mais satisfatória Teoria abrangente Coerente Com aplicações práticas em todas as áreas da atividade humana Ver qual é no artigo

52 30/6/11 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 52 CIÊNCIA, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver esta apresentação e artigo em google: valdemar setzer home


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