A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado São Paulo, 19 de junho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado São Paulo, 19 de junho."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado São Paulo, 19 de junho de 2008

2 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços 2 2 Agenda 1)Resultado da Usabilidade das Secretarias 2)Exemplos de aplicações de Web 2.0

3 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços 3 3 Normas Existentes Em 25/02/2005 foi estabelecido através da Resolução CC-09 um conjunto normativo de recomendações para aperfeiçoamento na criação, desenvolvimento e gestão de sítios na internet. Disponível em

4 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Usabilidade Usabilidade é um atributo de qualidade que avalia quão fácil uma interface é de usar (Jacob Nielsen) É facilmente navegável? Encontra de forma rápida e eficiente o que deseja? O texto é legível, fácil de entender? O sistema segue padrões estabelecidos? As informações e serviços correspondem às suas expectativas? Estas e outras questões norteiam o conceito de usabilidade SIM!

5 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Contexto do Projeto Primeiro contato com os sítios das Secretarias,visão do um usuário. Foram levantados os pontos fortes e fracos da navegação, organização do conteúdo, linguagem e busca do sistema. Análise estruturada dos sítios das Secretarias onde os elementos da interface são examinados por especialistas de acordo com os princípios de melhores práticas de construção de sites (heurísticas). Navegação Exploratória Avaliação Heurística A Navegação Exploratória e a Avaliação Heurística foi realizada nos meses de Janeiro e Fevereiro

6 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Usabilidade Realizou-se a análise de Usabilidade de 23 Secretarias do Estado de São Paulo. Foco: percepção do usuário nas categorias de usabilidade. Utilizou-se a Metodologia da Base 100 (desenvolvida pela TerraForum). CATEGORIAS ConteúdoNavegaçãoLinks Página Inicial BuscaPeso Interação TextosLinguagem

7 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Apresentação dos Resultados Média das notas das categorias dos sítios das Secretarias Viés sistemático do sítio Médias similares entre as categorias: inter-relações Investimentos em algumas categorias geram melhorias em outras MELHORIAS DO SISTEMA COMO UM TODO

8 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços 8 8 Interação Políticas Privacidade Sigilo de informações Copyright Privacidade Sigilo de informações Copyright Canal de Atendimento (formulário, , ouvidoria) PEQUENOS ESFORÇOS AGREGAM GANHOS À PERCEPÇÃO DO USUÁRIO TransparênciaConfiabilidade Foco do Estado no cidadão Melhorias nas categorias gera: Interação Políticas Apresentação dos Resultados

9 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços 9 9 Peso Recomendações: Limite máximo para Página Inicial Limite máximo para Páginas Internas 60Kb 100Kb O peso adequado não gera benefícios aparentes ao usuário. É uma premissa para que as páginas sejam facilmente navegáveis. Grande Benefício: NÃO PREJUDICA A VISITA AO SÍTIO Peso Apresentação dos Resultados

10 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços 10 Busca Primeiro recurso de busca: MENUS SIMPLES AVANÇADA Ferramentas de Busca: Por Palavras-Chave Com Filtros (data, tema, área) Menus: taxonomia. Ferramentas de busca: necessidade e eficiência (resultados precisos). Os benefícios da busca dependem: Busca Apresentação dos Resultados

11 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços 11 Textos: Objetivos Curtos e simples Estilo de Redação Períodos Simples Revisão de erros Escrita em camadas Linguagem Textos Linguagem: Consistência Objetividade nos rótulos MELHORIAS Texto Linguagem Apresentação dos Resultados

12 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços 12 Links Navegação Links padronizados em todo o sítio. Links internos: abertura na mesma janela. Links externos: abertura em janelas distintas. Identificação da natureza dos links (ppt., doc., pdf.). Caminho percorrido na forma de links (Bread Crumbs). LINKS devem ser consistentes, visíveis e claramente definidos. Estruturação dos menus: divisão de conteúdo para públicos-alvos. Criar roteiro de navegação: padronização visual das páginas. Utilização de rodapé e mapa do sítio navegáveis. Ferramenta básica da NAVEGAÇÃO Links Navegação Apresentação dos Resultados

13 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Conteúdo PRINCIPAL FATOR DE ACESSO E RETORNO AO SÍTIO Importante: Alinhamento Estratégico Estruturação de acordo com o perfil e o público-alvo do sítio [Estruturação demanda muito esforço e investimento] Linguagem Textos Transmissão do conteúdo de forma adequada Links Links e menus direcionam o conteúdo de forma adequada Navegação Peso Acesso ao conteúdo Melhorias nas categorias podem influenciar positivamente o Conteúdo: Conteúdo Apresentação dos Resultados

14 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Página Inicial PRIMEIRA IMPRESSÃO DO USUÁRIO Destaque dos principais conteúdos contidos no sítio: influência de todas as categorias Muitas categorias influenciam a Página Inicial: Esforço e investimento para melhorias. Ganhos rápidos: Foco na simples estruturação, adequação e redesenho das páginas internas. Página Inicial Apresentação dos Resultados

15 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Apresentação dos Resultados Cada categoria da análise de usabilidade representa um conjunto de critérios A categoria Interação não apresenta critérios estabelecidos. O Peso é dividido por página inicial e interna. A Busca é categorizada por simples e/ou avançada Público-alvo Atualização Manutenção Organização Conteúdo Identificação das páginas Padronização Visual Mapa do Sítio Menu Navegação Objetividade Camadas Legibilidade Concisão Revisão Texto Design Marca e Missão Estruturação Página Inicial Visualização Esquema de cores Consistência Links Consistência Adequação Rótulos Linguagem

16 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços 16 Conclusão Seguir boas práticas de Usabilidade ainda é essencial para a criação e desenvolvimento de sítios No entanto o aprimoramento da Usabilidade deve ser acompanhado pelas TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO NESTE NOVO AMBIENTE [WEB 2.0.]

17 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços

18 Canal informal de comunicação entre membros selecionados (blogueiros) e outras pessoas.

19 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Grupos de usuários específicos que trocam informações, tarefas e conhecimentos entre si.

20 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Página com conteúdo que pode ser modificado por determinados usuários. Um artigo dinâmico.

21 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Espaço para compartilhamento de melhores práticas, lições aprendidas, relatórios de plantio, relatórios de safra, normas regulatórias, legislação, etc.

22 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Espaço para compartilhamento de áudio, os mais diversos assuntos podem ser transformados em arquivos de podcast

23 Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços As inovações da web, invariavelmente acabam virando realidade nas organizações e na vida das pessoas, podemos usar isso para atender mais e melhor nosso cliente/cidadão Por Fim


Carregar ppt "Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado São Paulo, 19 de junho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google