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Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília - UnB.

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1 Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília - UnB Tribunal de Contas da União - TCU Agosto 2005

2 2 Sumário n Definições n Características n Potenciais benefícios n Setores envolvidos n Estágios n Desafios n Tipos de avaliação n Modelo de avaliação de e-gov

3 3 Definições de e-gov n a transformação das relações internas e externas do setor público por meio de operações possibilitadas pela Internet e pela tecnologia de informação e comunicação para otimizar a prestação de serviços governamentais, a participação dos cidadãos e os processos governamentais internos. Gartner Group, 2002.

4 4 Características n Canais eletrônicos de comunicação n Foco no cliente n Processamento em tempo real n Ambiente sem papel n Processos automáticos n Integração linha de frente - retaguarda n Dependência da tecnologia da informação

5 5 Potenciais benefícios n Melhores serviços n Governo mais eficiente n Novas relações entre o governo e a sociedade n Outros benefícios para a sociedade Novas relações entre governo e sociedade Governo mais eficiente Melhores serviços

6 6 Setores envolvidos n Relação do Governo com os cidadãos/clientes (G2C) n Relação do Governo com outros agentes governamentais (G2G) n Relação do Governo com as empresas (G2B) G2C G2BG2G

7 7 Estágios n Apresentação de informações n Busca de informações n Interatividade limitada n Transação eletrônica n Integração e-gov Apresentação de informações Busca de informações Interatividade limitada Integração e-gov Transação eletrônica

8 8 Desafios n Proteção à privacidade e segurança de informações n Conquista da confiança da população n Ampliação do acesso da população à informática n Compreensão da questão da acessibilidade na Web n Gestão dos recursos financeiros para sua implementação n Adaptação da legislação n Adaptação dos serviços públicos

9 9 Tipos de avaliação n Classificação em estágios evolutivos n Benchmarking n Comparação da realidade alcançada com seus objetivos estratégicos n Prestação de contas ao governo central n Avaliação de programas de governo n Avaliação de aplicações específicas u satisfação de clientes e uso u produtividade, custos e retorno do investimento

10 10 E-GOV G2C G2BG2G Apresentação de informações Busca de informações Interatividade limitada Integração e-gov Transação eletrônica Novas relações entre governo e sociedade Governo mais eficiente Melhores serviços Canais eletrônicos de comunicação Foco no cliente Processamento em tempo real Ambiente sem papel Processos automáticos Integração linha de frente-retaguarda Dependência da tecnologia Avaliação de aplicações específicas Avaliação Avaliação de programas Objetivos estratégicos Benchmarking Classificação em estágios Pesquisas de satisfação Medidas de uso Medidas de produtividade Medidas de retorno do investimento Prestação de contas Medidas de redução de custos

11 11 Conclusão n A partir do modelo de avaliação de e-gov proposto neste artigo é possível ter uma visão didática, ao mesmo tempo geral e sintética, das características e potenciais benefícios do governo eletrônico, assim como dos setores envolvidos nas interações de e-gov, estágios evolutivos e tipos de avaliação.

12 12 Contato n s


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