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A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação

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Apresentação em tema: "A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação"— Transcrição da apresentação:

1 A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
VI Congreso Regional de Informacion en Ciencias de la Salud – CRICS VI Puebla – Mexico, maio de 2003 Destacar a importância da iniciação científica em ciências da saúde no ensino de graduação. O enfoque visa resgatar a experiência de professores atuantes na disciplina Pesquisa Bibliográfica ministrada em cursos de ensino superior: Odontologia e Nutrição – na Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC, a experiência prática no fazer – pensar pesquisa. Envolve o uso de fontes e recursos informacionais tradicionais e os decorrentes no uso das tecnologias de informação e comunicação – no ambiente on-line. Lafaiete da Silva Carvalho FUNEC-Caratinga - Minas Gerais - Brasil Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina A iniciação científica em ciências da saúde

2 A iniciação científica em ciências da saúde: sumário
Introdução O aprender na pesquisa: uma herança histórica entre a ciência e os cientistas O saber fazer: o método O saber relatar: recriação do texto Técnicas: selecionar, recortar e colar Ética: o plágio e o direito autoral Acesso e uso da informação digital on-line Conclusões Desmistificar a ciência: cientistas e a prática de aprender e utilizar sistematicamente métodos e técnicas de pesquisa. Como realizar o aprender para apreender no fazer ciência e no conviver científico. Destacar a vontade de conhecer, de criar interesse sob o objeto estudado e respaldar no contexto social, cultural, ético e educacional. O compartilhamento da informação depende de interesses pessoais e profissionais. O uso da ética perante a comunidade acadêmica e a sociedade. Considerar o acesso e uso da informação para o desenvolvimento da ciência para beneficiar a sociedade. A iniciação científica em ciências da saúde

3 O aprender na pesquisa: introdução
Importância da pesquisa no ensino de graduação Acesso aos ambientes de estudo Fontes de pesquisa: primárias, secundárias e terciárias O processo de transformação: dados, informação, conhecimento e o saber Qualidade e quantidade de informação Apontar a importância do fazer pesquisa no ensino em cursos de graduação (formação de profissionais pesquisadores). Conhecer quais os recursos informacionais existentes, tipo de fontes e como acessar e usar a informação. Criar ambientes de estudo individual e para as reflexões e a construção do saber em grupo. Saber referenciar estudos pelos elementos bibliográficos. Destacar a importância das referencias bibliográficas de diferentes tipos de documentos. Enfocar a necessidade em saber utilizar fontes básicas e secundárias. Evitar a sobrecarga de informação e principalmente o uso de índices, bibliografias e abstracts na busca da informação qualitativa. A iniciação científica em ciências da saúde

4 Práticas dos cientistas A transmissão, o fluxo e o acesso à informação
O aprender na pesquisa: uma herança histórica entre a ciência e os cientistas Práticas dos cientistas A transmissão, o fluxo e o acesso à informação O uso dos recursos de pesquisa: de técnicas às tecnologia em redes de relações e nas redes de computadores Vivenciar o ambiente de pesquisa: laboratórios, bibliotecas, apontamentos e a sobrecarga de informação Com a retrospectiva histórica do fazer pesquisa, permite-se um resgate de como acontece a ciência em seus períodos históricos, sociais, culturais e educacionais. Os fatores no processo de comunicação da informação possibilitam o inovar e o criar. Para isso destaca-se a transmissão, o fluxo e o acesso à informação em seus diferentes ambientes. Saber usar e manusear recursos informacionais com o recursos das tecnologias da informação e comunicação facilitam a busca da informação e amplia a rede de relações. As pessoas comunicam cada vez mais ampliando seus círculos ao utilizarem as redes de computadores. A iniciação científica em ciências da saúde

5 O saber fazer: o método científico
A importância da sistematização Estrutura do conhecimento científico Os métodos científicos A construção da teoria Práticas de pesquisa Técnicas de pesquisa A crítica científica A importância do processo de leituras no processo de aprendizagem. As diferentes leituras : do texto, funcional e tecnológica. O saber por meio do fazer pesquisa, isto , usar a sistematização, a organização do pensamento e dos apontamentos, a redação e a apresentação requerem cuidados facilitados pelo treinamento e principalmente na prática científica. Com respaldo na metodologia, conhecer métodos e técnicas de pesquisa, identificar teorias e práticas, caracterizar tipos de pesquisa para construir o posicionamento crítico de cada pessoa, de cada pesquisador. A iniciação científica em ciências da saúde

6 O saber relatar: a recriação do texto
A leitura, o leitor e textos O processo de leitura O uso de fichamentos para registrar leituras, fatos, atos e críticas A criatividade e a construção do texto Saber reconstruir passos de pesquisa Saber relatar: do relatório de pesquisa ao artigo científico A importância dos diferentes tipos de leitura: informativa, técnica, crítica, recreativa. O uso de técnicas de leitura: de reconhecimento, exploratória, seletiva, reflexiva. A relação do leitor com as leituras e a interação com o autor. O professore e o bibliotecário atuantes no processo de incentivo a leitura. A leitura como prática no ensino e na pesquisa. A leitura para ampliar horizontes pessoais e profissionais. A leitura como centro de atividades no pensar e na construção crítica de saberes. A leitura interfere no desenvolvimento das relações objetivas e subjetivas do leitor. Ampliação da escrita, da afetividade e do raciocínio. A iniciação científica em ciências da saúde

7 Técnicas: selecionar, recortar e colar
O levantamento bibliográfico A busca de fontes A seleção das fontes e das leituras Utilizar técnicas de resumo, de referência e de citação O uso de recursos tecnológicos para fichamentos Conhecer os recursos existentes na instituição de ensino e pesquisa tradicionais e os oriundos das tecnologias da informação e comunicação (on-line). A importância em realizar a pesquisa bibliográfica nos demais tipos de pesquisa. Como estabelecer um objeto de estudo e desenvolver as etapas da pesquisa bibliográfica. Usar as técnicas de leitura, de resumos, de fichamentos e esquemas, normas técnicas para referenciar e citar documentos. Facilidades e cuidados ao usar os recursos tecnológicos na vida do pesquisador. A iniciação científica em ciências da saúde

8 Ética: o plágio e o direito autoral
Ética na pesquisa Ética do pesquisador O que é o plágio Direito autoral : legislação A Internet e o respeito a propriedade intelectual Divulgação e vulgarização científica Importância da ética na vida das pessoas. Mudanças de valores culturais, educacionais e a necessidade do uso da ética. Ética vista como um pré-requisito fundamental na existência humana. Respeito ao individual, ao coletivo, resgate de as idéias e saberes para viver na sociedade mais humana. O plágio – a apropriação indevida para créditos pessoais, institucionais e empresariais. O uso da internet e a propriedade intelectual. Divulgar pesquisas para a sociedade. A iniciação científica em ciências da saúde

9 Acesso e uso da informação digital on-line
Usuários e suas competências e habilidades em interagir nas redes de computadores Ambiente de acesso: equipamentos, softwares e treinamento de pesquisadores Bibliotecas: selecionar, organizar, recuperar e disseminar informação digital on-line. Políticas de acesso e uso dos recursos informacionais Questões de segurança e manutenção da infra-estrutura Ambientes estruturados: bibliotecas, centros de informação e documentação, centros de pesquisa. Recursos operacionais: equipamentos , softwares, hardwares. Orientação realizada por pessoas e para pessoas. Estruturar políticas de acesso e uso dos recursos informacionais. Garantir o acesso por meio de políticas de segurança e manutenção da estrutura existente. A iniciação científica em ciências da saúde

10 Acesso e uso da informação digital on-line
Bibliotecários e pesquisadores: saber usar recursos de informação Bases de dados em ciências da saúde: Scielo, Medline Treinamento individual e coletivo Tutorial no treinamento presencial e à distância Serviços on-line aos pesquisadores: dicionários, enciclopédias, publicações periódicas, bases de dados, catálogos de bibliotecas, mecanismos de busca Importância da educação continuada em todas áreas do conhecimento. A informação on-line requer habilidades e competências especificas tanto pelos bibliotecários bem como aos pesquisadores e professores. Conhecer técnicas de pesquisa em ambientes on-line: características do acervo, dos recursos, das estratégias de busca. Utilizar técnicas e ferramentas para apoiar o uso dos recursos informacionais. Implementar serviços e produtos on-line . A iniciação científica em ciências da saúde

11 Questões: o uso e o acesso à informação
onde e como o pesquisador pode acessar as diferentes fontes de informação? quais são as fontes disponíveis pelas novas mídias? quais as políticas de uso da informação na pesquisa? qual o papel do Estado e da sociedade para disponibilizar o acesso à informação pública? como divulgar pesquisas da iniciação científica? Questões críticas sobre o uso e o acesso da informação: Quais os ambientes projetados aos pesquisadores? Como identificar e aplicar critérios de seleção das fontes disponíveis? Quais as políticas de uso da informação desenvolvido pelos bibliotecários? Qual a importância do pesquisador em participar no desenvolvimento de políticas ao acesso e uso da informação? Quais as competências do Estado e da sociedade para propiciar a inclusão digital? Quais os ambientes que podem ser divulgadas as pesquisas de iniciação cientifica? A iniciação científica em ciências da saúde

12 Conclusões É necessário desenvolver a cultura da pesquisa nas diversas etapas de ensino, sendo elemento fundamental no processo de aprendizagem inovadora e tornar-se uma constante na vida da pessoa. Compete aos professores e bibliotecários estimularem e propiciarem ambientes satisfatórios para o desenvolvimento da pesquisa na graduação. É importante ao pesquisador conhecer o processo da pesquisa, o seu trâmite e suas instâncias com o intuito de facilitar e estimular o saber-fazer-pensar. Importância de desenvolver a cultura da pesquisa nas diversas etapas do ensino. Destacar a pesquisa no processo de aprendizagem para estimular a inovação e o saber. Competências e habilidades de professores e bibliotecários no trabalho conjunto para incentivar o prazer da pesquisa em seus diferentes níveis. O saber apreender destaca-se como requisito fundamental na sociedade do conhecimento. O posicionamento crítico do pesquisador perante o contexto social, cultural e educacional. A iniciação científica em ciências da saúde

13 Agradecimentos Apoio técnico, financeiro e institucional.
Aos organizadores do evento, nosso muito obrigado, por integrar e estimular relações científicas, técnicas, profissionais e pessoais. Agradecimentos especiais - FUNEC pelo apoio na inscrição do evento, passagens e hospedagem. A UFSC pela importância em estreitar relações científicas, profissionais e pessoais. Ao comissão organizadora do evento, por viabilizar o evento com intuito de reunir pessoas preocupadas com a ciência , pesquisa e principalmente em buscar soluções na qualidade de vida da humanidade. Fundação Educacional de Caratinga Minas Gerais – Brasil Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – Brasil A iniciação científica em ciências da saúde

14 Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas sobre documentação. Rio de Janeiro, 2002. BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. ampliada. São Paulo : MAKRON, 2000. DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1996. DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. ESTRELA, Carlos. Metodologia científica :  ensino e pesquisa em odontologia. São Paulo :  Artes Médicas,  2001. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, Scielo – Medline – Algumas das fontes mais utilizadas no processo de pesquisa, sua estruturação e organização. A iniciação científica em ciências da saúde


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