A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Perfil de usuários dos fóruns on-line aplicados na Educação Musical a Distância Patrícia Kfouri Grosso Fernando Henrique Andrade Rossit Glauber Lúcio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Perfil de usuários dos fóruns on-line aplicados na Educação Musical a Distância Patrícia Kfouri Grosso Fernando Henrique Andrade Rossit Glauber Lúcio."— Transcrição da apresentação:

1 O Perfil de usuários dos fóruns on-line aplicados na Educação Musical a Distância Patrícia Kfouri Grosso Fernando Henrique Andrade Rossit Glauber Lúcio Alves Santiago Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO MUSICAL 16 o CIAED

2 OBJETIVOS o Discutir a importância do fórum on-line. o Maneiras de tornar o fórum mais eficaz. o Traçar o perfil dos alunos participantes dos fóruns.

3 JUSTIFICATIVA o Há uma necessidade da criação de estratégias para motivar a participação dos alunos. o Dar mais ênfase na ferramenta fórum on-line, uma vez que ele é ambiente no qual os estudantes criam um maior laço uns com os outros. o Estudar a ferramenta fórum em paralelo a uma análise dos diferentes perfis de usuários.

4 METODOLOGIA o Levantamento Bibliográfico. o Vivências no curso de Educação Musical da UAB-UFSCar. o Estudo de uma Tipologia de usuários do fórum criado por BOGO para posteriormente adapta-lo aos fóruns da Educação Musical da UAB-UFSCar. o Transformação da Tipologia criada por BOGO.

5 A TIPOLOGIA CRIADA POR BOGO o Membros Guardiões. o Membros Motivadores. o Membros Ativos. o Membros Passivos.

6 o Adaptação da Tipologia para os fóruns on-line de Educação Musical a Distância. A TIPOLOGIA ADAPTADA o Membros Guardiões. o Membros Estimuladores. o Membros Participantes. o Membros Presentes. o Membros Concordantes/Discordantes. o Membros Passivos. o Membros Inativos.

7 FATORES QUE INFLUENCIAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS o Organização de tempo de estudo dos alunos. o Os professores devem conhecer os perfis dos alunos para fazer uma determinação da quantidade de fóruns em sua disciplina. o Necessidade de organização nos tópicos. o Seguir as regras Netiqueta e respeito entre os usuários. o Resumo sobre as mensagens mais importantes no fórum. o Presença constante do Professor ou Tutor para mediar as discussões.

8 CONCLUSÕES E DESDOBRAMENTOS FUTUROS o Foi possível encontrar maneiras de tornar o fórum mais eficaz. o Fizemos um levantamento sobre os perfis dos estudantes a fim de adaptar a ferramenta fórum a eles. o Foi possível notar que um equilíbrio na quantidade de fóruns é extremamente importante. o A pesquisa deve prosseguir com a aplicação de um questionário para uma análise mais profunda dos alunos.

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS o BATISTA, E.M & GOBARA, S.T. As Concepções de Professores de um Curso a Distância Sobre O Papel do Fórum On-line. o BOGO, L.H. Criação de comunidades virtuais a partir de agentes inteligentes: uma aplicação em e- learning. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, o COSTA, Ausenda & BAEZA, Jorge. Conhecer o Aluno: Condição Necessária Para Uma Reforma Educativa de Qualidade. Portugal e Chile, o HOUAISS, A. Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Moderna Ltda., o MOORE, Michel & KEARSLEY, Greg. Educação a distância: Uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, o PALLOFF, R. M. & PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

10 AGRADECIMENTO E CONTATOS Agradecemos a presença de todos! Patrícia Kfouri Grosso Fernando Henrique Andrade Rossit Glauber Santiago


Carregar ppt "O Perfil de usuários dos fóruns on-line aplicados na Educação Musical a Distância Patrícia Kfouri Grosso Fernando Henrique Andrade Rossit Glauber Lúcio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google