A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO MUSICAL” O Perfil de usuários dos fóruns on-line aplicados na Educação Musical a Distância 16o CIAED Patrícia Kfouri Grosso Fernando Henrique Andrade Rossit Glauber Lúcio Alves Santiago Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de 2010.

2 OBJETIVOS Discutir a importância do fórum on-line.
Maneiras de tornar o fórum mais eficaz. Traçar o perfil dos alunos participantes dos fóruns.

3 JUSTIFICATIVA Há uma necessidade da criação de estratégias para
motivar a participação dos alunos. Dar mais ênfase na ferramenta fórum on-line, uma vez que ele é ambiente no qual os estudantes criam um maior laço uns com os outros. Estudar a ferramenta fórum em paralelo a uma análise dos diferentes perfis de usuários.

4 METODOLOGIA Levantamento Bibliográfico.
Vivências no curso de Educação Musical da UAB-UFSCar. Estudo de uma Tipologia de usuários do fórum criado por BOGO para posteriormente adapta-lo aos fóruns da Educação Musical da UAB-UFSCar. Transformação da Tipologia criada por BOGO.

5 A TIPOLOGIA CRIADA POR BOGO
Membros Guardiões. Membros Motivadores. Membros Ativos. Membros Passivos.

6 A TIPOLOGIA ADAPTADA Adaptação da Tipologia para os fóruns on-line de Educação Musical a Distância. Membros Guardiões. Membros Estimuladores. Membros Participantes. Membros Presentes. Membros Concordantes/Discordantes. Membros Passivos. Membros Inativos.

7 FATORES QUE INFLUENCIAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
Organização de tempo de estudo dos alunos. Os professores devem conhecer os perfis dos alunos para fazer uma determinação da quantidade de fóruns em sua disciplina. Necessidade de organização nos tópicos. Seguir as regras “Netiqueta” e respeito entre os usuários. Resumo sobre as mensagens mais importantes no fórum. Presença constante do Professor ou Tutor para mediar as discussões.

8 CONCLUSÕES E DESDOBRAMENTOS FUTUROS
Foi possível encontrar maneiras de tornar o fórum mais eficaz. Fizemos um levantamento sobre os perfis dos estudantes a fim de adaptar a ferramenta fórum a eles. Foi possível notar que um equilíbrio na quantidade de fóruns é extremamente importante. A pesquisa deve prosseguir com a aplicação de um questionário para uma análise mais profunda dos alunos.

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BATISTA, E.M & GOBARA, S.T. As Concepções de Professores de um Curso a Distância Sobre O Papel do Fórum On-line. BOGO, L.H. Criação de comunidades virtuais a partir de agentes inteligentes: uma aplicação em e-learning. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2003. COSTA, Ausenda & BAEZA, Jorge. Conhecer o Aluno: Condição Necessária Para Uma Reforma Educativa de Qualidade. Portugal e Chile, 2008. HOUAISS, A. Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. rev. amp. Rio de Janeiro: Moderna Ltda., 2004. MOORE, Michel & KEARSLEY, Greg. Educação a distância: Uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007. PALLOFF, R. M. & PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

10 AGRADECIMENTO E CONTATOS
Agradecemos a presença de todos! Patrícia Kfouri Grosso Fernando Henrique Andrade Rossit Glauber Santiago


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL GRUPO DE PESQUISA “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google