A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFSC Rafael Pereira Ocampo Moré Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFSC Rafael Pereira Ocampo Moré Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFSC Rafael Pereira Ocampo Moré Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Denise Aparecida Bunn Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Patrícia Regina da Costa Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC João Nilo Linhares Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Gilberto de Oliveira Moritz Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

2 Objetivo Geral Apresentar o processo de produção do material impresso (Livro) no Curso de Graduação em Administração, na modalidade a distância, da UFSC.

3 Fundamentação Foram pesquisados autores referências da área de EAD: Moore, Aretio e outros autores nacionais; Foram também analisados materiais de outras instituições de ensino, tais como Senac, Sebrae, Senac, Unisul e os da própria UFSC; Porém, em função dos problemas de gestão, foram consultados autores da referida área no que tange ao mapeamento de processos.

4 Metodologia - Estudo exploratório; - Descritivo; - Qualitativo; - Análise documental.

5 Apresentação de Resultados - Problemas iniciais: a)Início sem conhecimento de processos; b)Início sem uma definição de lay-out, páginas, padrão; c)Início sem uma definição de equipe para se trabalhar, dentre outros.

6 Apresentação de Resultados - Primeiras soluções... Determinação de uma comissão técnica para criação do material e determinação de políticas de atuação. - Principais atribuições – conhecer experiências exitosas, determinar um padrão, comunicação e fiscalização do cumprimento do padrão definido para o curso.

7 Apresentação de Resultados - Primeiras soluções... Determinação de uma comissão editorial para avaliação do material. - Principais atribuições – interagir com os professores conteudistas, determinar padrão de criação do material didático, avaliar e aprovar (qualitativamente) o que fora criado.

8 Apresentação de Resultados - Primeiras soluções... Contratação de profissionais para criação, adaptação metodológica e auxílio no controle dos processos. - Principais atribuições – auxiliar na interação com os professores conteudistas, adaptação metodológica, capacitar professores, lay- out.

9 CréditosCarga Horária Nº de Páginas 115 h/a h/a h/a h/a h/a h/a h/a h/a240

10 Apresentação de Resultados - Outros problemas... Dificuldade dos professores aceitarem as sugestões propostas pela comissão editorial; Dificuldade dos professores cumprirem os prazos; Resistência em detalhar mais os conteúdos – manutenção de comportamentos presenciais.

11 Apresentação de Resultados - Outras soluções... Condicionar recebimento financeiro às mudanças; Planejamento com realidades temporais distintas e amarração do cumprimento do prazo ao recebimento financeiro. Sensibilização contínua para fazer com que o professor perceba a importância de se trabalhar da maneira sugerida. Ênfase nos ganhos diretos e indiretos.

12 Considerações finais A experiência com a produção dos materiais didáticos vem motivando os participantes de todo processo a continuar suas atividades, em virtude dos feedbacks positivos do curso trazidos pelos alunos e também da análise crítica com o acompanhamento constante do curso. Inevitavelmente o curso como um todo obteve e obtém melhorias com a adoção da EAD. Um material impresso de qualidade e que atenda as expectativas dos alunos é um fator que deve ser considerado no momento que se opta em utilizar a EaD e os princípios que levam à qualidade do material didático devem ser constantemente revistos e analisados. Infelizmente, a maioria dos problemas relacionados à criação e produção de materiais didáticos é decorrente de questões humanas, de interação e objetivos pessoais. Deve-se trabalhar para que se amenize os diferentes pontos de vista.

13 Obrigado!


Carregar ppt "PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFSC Rafael Pereira Ocampo Moré Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google