A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ? Profa. Patricia Smith UFPE/ CE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ? Profa. Patricia Smith UFPE/ CE."— Transcrição da apresentação:

1 Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ? Profa. Patricia Smith UFPE/ CE

2 Conceito Certificado Digital = documento criptografado que contém informações necessárias para a identificação de uma pessoa física ou entidade jurídica (www.planalto.gov.br, 2004, Instituto Nacioonal de Tecnologia da Informação- ITI).www.planalto.gov.br Objetivo: Certificação de origem Certificação de autoria Certificação de responsabilidade Certificação de autenticidade Valor Jurídico e Identificação de sujeitos

3 Conceito Usos: Controle de acesso Garantia de sigilo e privacidade Autoridades Certificadoras (AC) Presidência da República Serasa Certsign Receita Federal Serpro Caixa Econômica Federal

4 Linhas Gerais de Ação em EAD- baseada na WEB Provimento de Conteúdo/ Informação Provimento de interação/ interatividade Gestão Acompanhamento e avaliação: atividades de ensino e atividades de avaliação.

5 EAD baseada na WEB - hoje Provimento de Conteúdo/ Informação Controle de acesso e sigilo via login e senha Provimento de interação/ interatividade Controle de acesso via login e senha GestãoControle de acesso via login e senha. Dados sigilosos são impressos para alunos e professores. Acompanhamento – atividades de ensino (aprendizado cooperativo, atividades na web, etc.) Controle de acesso via login e senha Avaliação (clássica e trabalhos de conclusão de curso) Impressa e presencial

6 Conceituação Art. 1o...caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. § 1o A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para: I - avaliações de estudantes; II- estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente; III- defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e IV- atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso. (DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005, Presidência da República, página 1).

7 Possíveis usos da Certificação Digital na EAD – baseada na WEB Provimento de Conteúdo/ Informação Controle de acesso e sigilo via login e senha para o aluno - acesso Certificação digital para o professor - certificado de origem Provimento de interação/ interatividade Controle de acesso via login e senha para alunos e professores - acesso Gestão Certificação Digital – valor jurídico, certificado de origem.

8 Possíveis usos da Certificação Digital na EAD – baseada na WEB Acompanhamento – atividades de ensino (aprendizado cooperativo, atividades na web, etc.) Controle de acesso via login e senha, para atividades colaborativas. Certificação Digital – valor jurídico, origem, responsabilidade. Mas não garante identificação dos sujeitos, autoria. Avaliação (clássica e trabalhos de conclusão de curso) Certificação Digital – valor jurídico, origem, responsabilidade. Mas não garante identificação dos sujeitos, autoria.

9


Carregar ppt "Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ? Profa. Patricia Smith UFPE/ CE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google